10 passos para ser um fotógrafo de sucesso

Isis Castro sentada no topo do Summit, observatório em NY. Ela está sentada no chão, perto da janela e sorrindo, representando uma das conquistas de ser uma fotógrafa de sucesso.

Não importa em qual área você atua: casamento, família, newborn, moda, gastronomia… A técnica para fotografar pode até ser diferente de um nicho para outro, mas independentemente da área em que você atua, existe um caminho para você ser reconhecido como um fotógrafo de sucesso.

Esse caminho praticamente ninguém te ensina, afinal, se a faculdade ou cursinho da sua cidade falasse sobre isso, todos os fotógrafos seriam reconhecidos, certo?

Ser um fotógrafo de sucesso não é uma questão de sorte, nem se resume a ter uma agenda lotada, muitos seguidores, ter um estúdio ou um equipamento caro. É sobre crescer com estratégia e consistência para se manter no mercado e realizar seus sonhos trabalhando com o que você ama.

A jornada para o sucesso pode até ser longa e desafiadora para alguns fotógrafos, mas é recompensadora quando a gente faz com planejamento, estratégia e intencionalidade.

Como se tornar um fotógrafo de sucesso?

Analisando tudo que me fez chegar até aqui e me fez poder viver da fotografia de forma bem sucedida, eu identifiquei 10 passos que vão te ajudar a chegar nesse objetivo também.

1. Domine seus equipamentos de fotografia

Eu sempre digo que não precisa nem ter uma câmera profissional para começar e dar certo na fotografia. Conheço um monte de gente e tenho diversos alunos que se tornaram fotógrafos profissionais e de sucesso começando assim. 

O maior requisito nesse ponto é: dominar seus equipamentos. Seja o seu equipamento a melhor câmera fotográfica do mundo, uma câmera de bolso ou um celular, o que você precisa saber é como trabalhar com ele da melhor forma possível.

Para ser um fotógrafo de sucesso, é essencial entender as diferenças e como funciona cada tipo de câmera e cada tipo de lente para ter mais clareza na hora de comprar e usar seus equipamentos. 

Então treine, treine muito. Até chegar ao ponto de conhecer o seu equipamento com a ponta dos dedos e conseguir mudar a configuração quando o momento exigir agilidade.

2. Aprenda a fotografar no modo manual

É normal ficar no modo automático no começo, por causa do medo de travar e não saber como configurar na hora da foto. Mas o modo automático é uma “zona de conforto” que não faz ninguém evoluir na fotografia.

Com ele, você não tem sequer o controle sobre a foto que você está tirando.

Nem sempre o “ideal” pra câmera é o que você precisa.

O modo automático tira a identidade do seu trabalho. Se algo na luz mudar, o modo automático vai vir com configurações novas. E aí você pode ter várias fotos diferentes em um único ensaio e uma dor de cabeça danada na edição. 

É o modo manual que te permite mandar na sua câmera, chegar no resultado que você realmente quer.

Se você ainda tem insegurança no manual, comece pela configuração do modo automático e depois vá deixando do seu jeito. Com o tempo você não vai precisar mais disso.

O segredo é sempre se aprimorar: continuar estudando e se atualizando sobre as técnicas e conceitos básicos da fotografia, como: luz, ISO, diafragma, obturador, composição e luz. E ir treinando, porque ninguém vira um fotógrafo de sucesso da noite pro dia.

3. Nunca deixe de praticar

Sim, até os melhores fotógrafos do mundo têm que se manter em movimento para não ficarem para trás. Parar no tempo, por muito tempo, não combina em NADA com um fotógrafo de sucesso. 

Como você pode chegar à melhor versão do que você tem hoje? Praticando!

Não se identifica com o próprio trabalho agora ou está sem clientes? Então mude, teste coisas novas, faça novas sessões de portfólio. 

Fazer um pouquinho a cada dia vai te proporcionar grandes resultados. Praticar vai te fazer finalmente dominar a arte de fotografar. E essa arte está sempre em movimento.

4. Busque referências e treine seu olhar

Busque novas referências para fugir do comum, esteja ligado nas tendências e ao que acontece no mundo, desenvolva o seu olhar observando quem te inspira, e o principal para um fotógrafo de sucesso: saiba o que fazer com tudo isso

Austin Kleon, autor de Roube Como Um Artista, acredita que nossas ideias nunca são totalmente originais, mas uma soma de várias outras ideias e referências que consumimos, inclusive fora da fotografia. 

A sua criatividade vai se expandir junto com o seu repertório. Com os lugares que você conhece, as músicas, livros e filmes que você consome, as pessoas que você conversa, as coisas que você estuda e por aí vai.

Tudo isso vai treinar o seu olhar para outros pontos, além de ficar de olho no que as pessoas estão fazendo na internet.

5. Tenha um bom portfólio de fotografia

Quando pensamos em portfólio, muita gente o limita a um acervo de trabalhos já realizados, ou seja, trabalhos que você já foi pago para fazer ou a uma pasta com todas as fotos que você já tirou na vida. 

Não é bem assim! Um bom portfólio é a vitrine da sua fotografia.

Ele deve ser montado de forma intencional e estratégica, não com um amontoado de imagens. Você pode (e deve) fazer ensaios exclusivamente de portfólio, até para testar novas possibilidades! 

Mas antes, pergunte-se:

Qual estilo de fotografia quero mostrar? Com que tipo de luz espero fazer minhas sessões? Quais roupas e cenário quero, gosto e são legais para o meu estilo de foto? Quem pode me ajudar, como modelo e assistente?

Você deve se planejar para que seu trabalho, estilo e sua edição fiquem bem representados no portfólio e que ele seja realmente um material que você vai ter orgulho de apresentar para os seus futuros clientes

Imprima no seu portfólio o fotógrafo de sucesso que você quer ser.

6. Encontre o seu nicho

Existem fotógrafos lifestyle, de eventos infantis, corporativos, fotógrafos de moda, casamento, gastronomia, turismo, aventura… A fotografia tem milhares de possibilidades e estilos. Você sabe qual é o seu?

Tudo o que foi falado até aqui certamente vai te ajudar a encontrar um lugar na fotografia. Os próprios ensaios de portfólio vão te dar mais liberdade criativa, para você ver onde você se encaixa melhor. 

Além disso, pesquise sobre os diferentes nichos para entender como funciona, saber com quais você gostaria de trabalhar, como é a rotina do fotógrafo e, por fim, teste para descobrir qual vai te levar para o sucesso que você tanto sonha.

7. Cuide da sua empresa como um negócio

Antes de tudo, você precisa valorizar sua profissão, principalmente se quiser ter sucesso através dela. Mesmo que você tenha começado há pouco tempo, não tenha nenhuma equipe ou sequer planos bem definidos, você é uma empresa de fotografia.

Se você deseja de verdade ter resultados, reconhecimento, retorno financeiro e realização na profissão, é importante incorporar na rotina algumas tarefas que façam essa empresa crescer

Para ser um fotógrafo de sucesso não basta só dominar a parte técnica.

O atendimento, a divulgação, o financeiro, o marketing e a parte de vendas merecem atenção também. Organize seus pacotes, valores e agenda para fazer tudo isso de forma mais ágil e sempre procure tirar todas as dúvidas do cliente.

8. Faça networking

Você é a média das pessoas (e dos fotógrafos) com quem se relaciona. Você já deve ter ouvido essa frase e percebido que somos sempre influenciados por tudo que está à nossa volta.

Então siga quem te motiva, converse com quem te entende e tenha ao seu lado pessoas que acreditam nos seus sonhos. Escolha acompanhar fotógrafos que sonhem tão grande quanto você e que te ajudem a evoluir

Isso vai dar mais confiança e segurança para seguir pelo caminho do seu sucesso.

9. Seja persistente

Depois de tudo que você já leu até aqui, fica até meio óbvio que fotógrafos de sucesso não desistem no primeiro obstáculo, certo?  

Eles se encontram, desencontram e se reencontram com a fotografia constantemente. Existem desafios, mas a persistência e a atitude fazem esses profissionais irem mais longe. 

O sucesso demanda novos conhecimentos, inspirações e formas de melhorar a sua fotografia para desenvolver cada vez mais o seu olhar e se diferenciar.

O fotógrafo de sucesso tem uma identidade, um estilo e isso fica claro no resultado final que ele entrega pro cliente. Da direção à edição, o trabalho flui. 

É claro que é um processo. Mas você precisa fazer o seu 1% melhor a cada dia para viver todas as experiências que merece, e o seu trabalho como fotógrafo pode te proporcionar tudo isso!

10. Invista no conhecimento para ser um fotógrafo de sucesso

Uma grande vantagem de estar se dedicando à fotografia agora é a possibilidade de ter acesso a todo o conhecimento necessário para se capacitar, por meio de conteúdo gratuito ou pago. 

Na internet ainda dá para escolher o que estudar, eliminando o que for desnecessário, rever ou reler quantas vezes quiser, além de aproveitar a parte prática de forma até melhor do que no presencial. 

Em cursos de fotografia online, é muito mais fácil acompanhar todos os detalhes. Então aproveita esse privilégio e se capacita! Só o conhecimento e a prática vão te fazer um fotógrafo de sucesso. 

São muitas opções e se você está em dúvida em qual curso investir, saiba agora como escolher o melhor curso de fotografia online.

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: