Como escolher o melhor Curso de Fotografia online?

Isis Castro está sentada em frente ao computador, pensativa com a mão no queixo escolhendo um curso de fotografia online

Se você já chegou ao ponto de escolher como estudar fotografia, tudo indica que você quer realmente viver disso e já deu o primeiro passo. Mas afinal, será que vale a pena fazer um curso de fotografia online?

Nas linhas abaixo você vai ver todas as estratégias que eu sempre utilizei para estudar e que recomendo para todo mundo que quer se profissionalizar e ter sucesso na fotografia.

A primeira coisa que você precisa saber é que assim como eu não indico marcas de câmeras, eu não indico cursos. Aqui você vai saber como identificar e chegar até o curso que você precisa.

O que é melhor? Curso ou Faculdade de Fotografia?

Nas suas pesquisas você já deve ter encontrado várias faculdades de fotografia, presenciais e à distância. 

O que você precisa saber é que, como a fotografia não é uma profissão regulamentada, não é obrigatório ter diploma para atuar na área, salvo raras exceções.

Se você quiser trabalhar de forma autônoma, fazendo ensaios e eventos, você não precisa se preocupar com isso, a não ser que queira mesmo ter um diploma. 

Um grande problema da faculdade de fotografia para mim, por experiência própria, foi o fato de ter muita teoria e pouca prática

É claro que a teoria também é importante, e muitos conteúdos foram positivos e proveitosos. Mas eu só aprendi a fotografar de verdade nos ensaios e eventos que fazia a trabalho mesmo.

E aqui eu falo não apenas sobre técnica, mas sobre comportamento também. 

Eu queria aprender a trabalhar com fotografia, saber o que fazer no dia-a-dia como fotógrafa profissional, resolver problemas e tudo mais… não apenas escolher uma lente, apertar um botão e revelar a foto no laboratório. 

Hoje eu digo pra todo fotógrafo que me pergunta sobre isso: se quiser resultado imediato ou mais rápido, faça cursos de fotografia online

Vale a pena fazer curso de fotografia online? Veja os benefícios

Na internet você pode escolher o que estudar, eliminando o que for desnecessário, pode rever as aulas, de acordo com o tempo de acesso, e aproveitar as práticas de forma até melhor do que presencialmente. 

Imagina o seguinte: Você está fazendo faculdade ou um curso presencial de fotografia e, numa aula prática, o (a) professor (a) sai para fotografar uma gestante ao ar livre. 

Esse tipo de aula já é raro, mas imagina você só ter uma ou no máximo duas horas para acompanhar aquele ensaio e tirar todas as dúvidas?

Em cursos de fotografia online, é muito mais fácil acompanhar todos os detalhes de uma prática, por mais que seja pela tela do computador. O vídeo você pode voltar, pausar e rever quando e quantas vezes quiser, enquanto você tiver acesso ao curso. 

Você já parou para pensar nisso?

Eu só me dei conta de todas as vantagens de um curso online de fotografia depois de me formar na faculdade, de trabalhar muito e de fazer outros workshops online e presenciais.

Como escolher um bom curso de fotografia online?

Como não fiz todos os cursos de fotografia do mundo, não tenho como indicar exatamente quais você deve fazer e onde encontrá-los. 

Mas você pode procurar no Google por “curso online de fotografia + nível ou habilidade que quer aprender” que vão aparecer diversas opções.

Além disso, eu tenho algumas dicas pra ajudar na sua escolha:

1. Indicações valem muito

Assim como as indicações de clientes são super importantes para o trabalho do fotógrafo, as recomendações também fazem diferença na hora de estudar e se aperfeiçoar. 

Existem vários grupos de fotógrafos profissionais no Facebook e no Telegram. É legal você buscar indicações nesses locais também e, de quebra, fazer umas amizades no mundo da fotografia. 

É bem melhor saber a opinião de quem já fez do que escolher no escuro, né? Quando você estiver inseguro para entrar em algum curso, é interessante recorrer a esses grupos para ver possíveis depoimentos. 

2. Escolha o tipo de curso de fotografia de acordo com suas necessidades

Nessa infinidade de conteúdos na internet, definir prioridades é importante para não ficar perdido. 

São muitas informações sobre fotografia por aí, tanto gratuitas quanto pagas, e isso é ótimo, mas quem fica muito tempo nessa, acaba não ficando bom em nada. 

Vira o que eu chamo de “Fotógrafo Esponja”, que só absorve conteúdo e não coloca nada em prática.

Então, esteja você começando agora ou querendo apenas se aperfeiçoar na fotografia, defina no máximo três temas para se dedicar a partir de agora. 

Isso vai direcionar melhor sua busca, facilitar a sua escolha e atender suas verdadeiras necessidades.

Por exemplo, se você precisa estudar direção e edição, não tem porquê você procurar curso de fotografia sobre paisagem ou fotojornalismo. 

E tem muuuito treinamento pago sobre isso por aí, então cuidado para não acabar comprando um curso que não serve para você.

Olhe para o que mais precisa melhorar na fotografia, defina os assuntos, escolha o curso com base nesses pontos e põe em prática! Combinado?

Como saber se um curso é para mim?

Se você ainda não faz ideia do que precisa estudar, a estratégia é testar, até porque você só vai saber se praticar e conhecimento nunca é demais.

Quando eu comecei na fotografia, por exemplo, jurava de pé junto que ia ser fotógrafa de moda e detestaria fotografar bebês, mas depois eu vi que não me identificava com o mercado de moda.

E eu só descobri isso fazendo um workshop pago de fotografia publicitária. Ou seja, você só vai saber fazendo, praticando e entendendo que estudar nunca é perda de tempo.

Preciso de equipamento para fazer um Curso Online de Fotografia? 

Mulher segura uma câmera fotográfica profissional em sua mão. Atrás há uma planta de fundo.

Cada treinamento tem seus requisitos básicos e você precisa verificar a grade do curso antes de tomar uma decisão. Quando estiver verificando as datas das turmas, preços, os módulos e tudo mais, não esqueça de se certificar sobre isso. 

Aqui no Coisa de Fotógrafa não é obrigatório ter câmera para fazer nossos treinamentos e cursos de fotografia online. 

Para entrar no MOVE, por exemplo, não precisa de equipamento. A vantagem de começar sem câmera é aprender do zero mesmo, sem vícios ou manias. 

Várias alunas que entraram sem saber nem pegar numa câmera sempre relatam conquistas incríveis.

depoimento de aluna do curso MOVE, que começou sem ter câmera profissional

Clique aqui para conhecer o MOVE, a Melhor e Mais Completa Formação em Fotografia na Prática.

MOVE: O melhor e mais completo Curso de Fotografia Online

Muito além de um curso básico de fotografia online, o MOVE é uma Formação (com certificação!) para fotógrafos que querem explorar seus lados técnico e artístico, evitar erros, crescer na fotografia e alcançar resultados reais. 

É uma Formação dinâmica, com aulas objetivas sobre direção, edição, com práticas de fotografia em diferentes tipos de ensaios que eu mesma faço e uma certificação em Fotografia no final.  

O MOVE é feito com base nas mais modernas técnicas para fotógrafos profissionais que querem dominar sua direção, ser mais confiantes, aumentar o número de clientes e ter orgulho do seu trabalho. 

Olha só esse depoimento de uma aluna minha:

Se você quiser conhecer melhor o MOVE e se inscrever gratuitamente na lista de espera, para receber conteúdos sobre fotografia e ser informado quando as vagas abrirem, é só clicar aqui.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: