Afinal, quanto ganha um fotógrafo? Dá para ficar rico como fotógrafo? Sim!
É possível viver de fotografia como uma profissão? Ou é só um hobby?
Não só é possível, como dá para viver muito bem de fotografia! É uma profissão incrivelmente deliciosa, criativa, dinâmica, mas muito séria e cheia de responsabilidades.
O que isso quer dizer?
Eu sei que, como qualquer pessoa, você também pode ter medo de não conseguir ganhar dinheiro, de não dar certo, não conseguir alcançar seus objetivos, ajudar sua família…
Quando a gente ouve a vida inteira que tem que fazer uma faculdade importante pra ser alguém na vida, é normal ficar inseguro sobre seguir uma carreira mais “alternativa”.
Por isso, depois de mais de 10 anos de muito sucesso e realização pessoal na fotografia, escrevi este artigo para tirar todas as suas dúvidas.
Como é a carreira de Fotógrafo?
A primeira coisa que você precisa saber é que, apesar de existirem empregos fixos na área de fotografia, fotógrafos, geralmente, são profissionais autônomos.
Você tem liberdade, pode trabalhar a hora que quiser, estabelecer seus horários… Mas também tem que ser disciplinado, ter as responsabilidades de um fotógrafo autônomo para dar conta de tudo.
Desde fotografar até atender o cliente e administrar seu negócio de fotografia.
Muita gente começa com o hobby mesmo. Foi assim comigo. Mas quando fiz o primeiro curso básico, me apaixonei!
Depois que você começa a viver esse mundo e a investir nessa carreira, você vê as enormes oportunidades de ganhar dinheiro e ser feliz como fotógrafo.
8 formas rápidas de ganhar dinheiro como fotógrafo iniciante
Muitas pessoas também utilizam a fotografia como renda extra, tendo outro emprego fixo, principalmente porque o investimento em equipamentos não é barato.
É uma boa maneira de começar, com um pouco mais de segurança.
Mas quando esse “fotógrafo de fim de semana” vê que pode ganhar muito mais dinheiro e ter mais tempo trabalhando apenas com fotografia, ele deixa o emprego formal e se torna um fotógrafo profissional, com clientes todo mês e até toda semana.
Na fotografia, quando você aprende, pratica e se consolida numa área, você começa a crescer, se destacar e passa a ser reconhecido e valorizado no mercado.
Essa é a fase em que a fotografia se torna um negócio e o fotógrafo começa a contratar equipe. A partir daí, o céu é o limite!
Em quais áreas o fotógrafo pode atuar?
Quem é de fora, às vezes nem percebe, mas a fotografia é necessária para TUDO. Consequentemente, fotógrafos profissionais podem atuar em várias áreas.
Fotojornalismo, fotografia de esporte, de aventura, paisagem, corporativa, publicitária, fotografia de produto, gastronomia, moda, eventos, ensaios, e por aí vai.
Para viver bem de fotografia, você não precisa escolher apenas uma única área. O importante é descobrir em quais nichos você é melhor, quais combinam com os seus objetivos na carreira e vão te dar mais retorno.
Você vai encontrar algumas áreas principais e pode trabalhar em duas ou três ao mesmo tempo, sem o menor problema.
Você só deve prestar atenção no seguinte: é importante que essas áreas escolhidas conversem entre si.
Atuar em ramos distintos, como fotografia de moda, aventura e ensaio de família, por exemplo, não vai ser sustentável, por conta das demandas muito diferentes.
Imagina você passar horas dentro de um estúdio fotografando modelos em um dia, uma escalada de montanha no outro e no dia seguinte ainda ter dois aniversários de criança para fazer? Tudo isso no mesmo fim de semana… não rola, né?
Aqui embaixo eu vou listar três nichos que atuei para que você tenha um relato pessoal de quem já passou por esse processo de conhecimento e escolha de área de atuação.
Fotografia de Moda
Quando eu ainda era estudante (fiz faculdade de fotografia), o meu sonho era trabalhar com moda.
Eu queria estar ali naquele meio glamouroso, dinâmico, entre modelos, roupas, estilistas, fotografando para revistas e tudo mais. Tipo o que a gente vê nos filmes de Hollywood, sabe?
No cinema é realmente incrível, e na prática tem muito fotógrafo que ama e é muito bem-sucedido nessa área. Mas quando eu fui estudar e trabalhar nesse nicho, eu vi que aquilo não combinava muito comigo.
Foi experimentando outras áreas que eu descobri o que eu amava fazer de verdade.
Fotografia de Eventos
Muitos fotógrafos começam pelos eventos e se consolidam nesse nicho porque tem demanda em toda cidade, seja grande ou pequena.
Dentro dessa área existem vários subnichos: eventos corporativos, shows, formaturas, casamentos, batizados, aniversários, festa infantil…
No meu início, eu fiz muitos casamentos como segunda fotógrafa, para praticar a técnica, adquirir experiência e conhecer pessoas. Mas não me identifiquei com esse meio.
Fui explorar as festas infantis (aniversários, batizados, chá de bebê…), que tem bastante demanda também. E foi fazendo esse tipo de evento e fotografando famílias que eu me encontrei na fotografia.
Há alguns anos eu trabalho apenas com fotografia de família, que engloba festas infantis e ensaios (gestante, bebês, casais e famílias).
Fotografia de Ensaios
E como é a fotografar ensaios?
Resposta: um universo infinito de possibilidades!
As sessões podem ser feitas em estúdio, externa, em casa, com luz natural, artificial, com e sem flash. Eu amo essa versatilidade e essa forma de registrar momentos!
Dentro desse universo também há vários subnichos: além dos ensaios de família, tem os femininos, branding, bourdoir, newborn, casal (pré-wedding, por exemplo) e até ensaios para pets (super tendência, inclusive).
7 tipos de ensaios mais fotográficos procurados
Você pode testar tudo isso, cobrando ou fazendo ensaios de portfólio, até encontrar o seu preferido!
Oportunidades de emprego para fotógrafos
Apesar de ser uma profissão majoritariamente desempenhada de forma autônoma e ter uma infinidade de oportunidades para quem quer trabalhar como fotógrafo independente, também é possível encontrar um emprego fixo na fotografia.
Basta pesquisar no Google para ver várias vagas abertas para fotógrafos profissionais, dos mais diferentes tipos, cargas horárias e salários.
Algumas empresas vão exigir profissionais com diploma da faculdade de fotografia. Mas é a minoria.
Afinal, quanto ganha um fotógrafo? E o fotógrafo iniciante?
Não há uma regulamentação ou lei que define um piso salarial para a fotografia. Isso vai variar de acordo com a região e com o tipo de trabalho.
Como autônomo, com uma boa base de planejamento e organização financeira, é possível ter um salário “mínimo”. Ou seja, só ganhar de um valor “X” para cima.
Quanto mais clientes você tiver ou mais caro você cobrar, mais você fatura.
Quanto ganha um fotógrafo iniciante? Os que já possuem clientes costumam ganhar até R$ 3.000 mensais. Enquanto os mais avançados podem dobrar ou triplicar esse valor.
Quanto ganha um fotógrafo bem-sucedido? Os profissionais que têm a fotografia como um negócio de verdade conseguem faturar até 15, 20 mil reais por mês.
O que preciso para começar na fotografia?
Se você quiser realmente viver de fotografia, precisa se profissionalizar e conseguir os primeiros clientes.
Você pode consumir conteúdos gratuitos no YouTube e em artigos como esse, fazer cursos ou uma faculdade de fotografia e, principalmente, networking!
Networking
A melhor forma de começar na fotografia é reforçar a sua rede de contatos e pedir para trabalhar como assistente de fotógrafos que já atuam. Foi assim que eu comecei.
Muitos vão ter uma segunda câmera, que você vai poder utilizar, caso ainda não tenha equipamento.
Além de prática e conhecimento, com essa estratégia, você conhece mais gente.
Você também mostra o seu trabalho e conquista a confiança das pessoas até que uma delas vira sua cliente.
Cursos de Fotografia
Existem cursos básicos, técnicos, workshops e até faculdades de fotografia, online ou presenciais. Você pode escolher.
Em mais de 10 anos de carreira, eu concluí que um dos principais critérios de escolha é saber se o curso vai te proporcionar networking, parcerias e indicações, para você conseguir clientes.
O único curso de fotografia que eu indico para isso é a Certificação MOVE.
Além de ter uma comunidade e dar oportunidades de jobs para os alunos, trabalha os pilares de desenvolvimento de todo fotógrafo: criatividade, técnica, luz, equipamentos, direção e edição.
Agora que você já descobriu tudo sobre quanto ganha um fotógrafo e como funciona a carreira, saiba quais são os 6 passos para começar na fotografia profissional!