Faculdade de fotografia vale a pena ou não?

 

Faculdade de fotografia vale a pena ou não

E aí, você precisa fazer faculdade de fotografia? Eu recebo muuuitos e-mails com essa pergunta. A maioria das pessoas não sabe disso, mas eu fiz faculdade! Eu fiz na Estácio, aqui do Rio de Janeiro. Mas, quando eu estava lá atrás com essa dúvida, ninguém me contou tudo o que eu vou te dizer aqui. Por isso, eu vim aqui te ajudar a tomar essa decisão. Neste artigo, eu vou contar se a faculdade de fotografia vale a pena ou não.

A minha história na fotografia

Com certeza você já deve ter ouvido em algum momento da sua vida que você tem que fazer uma faculdade se quiser ter uma carreira de sucesso, se quiser arrumar um emprego….

Talvez você esteja passando por isso nesse exato momento da sua vida.

Eu vivi a mesma experiência que você está vivendo. Se você ainda não me conhece, meu nome é Isis Castro, criadora do Coisa de Fotógrafa, sou fotógrafa de famílias e festas infantis, e estou aqui pra te ajudar a VIVER de fotografia.

Pra te contar um pouco sobre a minha história na fotografia, é preciso voltar láaa pra minha época de escola.

Eu era aquela menina totalmente perdida. Sabe aquele 6,0 que você tira pra passar ali na média? Era eu, a turma do fundão! hahah

Eu não me identificava com nenhuma área e sempre me batia aquele desespero de ver todo mundo já sabendo qual faculdade ia cursar.

Nessa época, não tinha ninguém pra me orientar sobre a carreira de fotógrafa

Então, a minha solução foi cursar a faculdade de fotografia. Eu achava que pra começar a minha carreira, eu precisava primeiro finalizar a graduação.

Fotógrafa Isis Castro

Como funciona uma faculdade de fotografia?

Eu vou te contar um pouco sobre a minha experiência na faculdade.

No início, tudo é sempre muito empolgante: grades, novas pessoas, campus… tudo é novidade! Eu amadureci muuuito pelo fato de estar indo para uma faculdade. 

Mas a verdade era: eu estava com as minhas expectativas desalinhadas. Eu esperava aprender coisas que não eram a realidade da faculdade.

É muita teoria! Eu fui perdendo a empolgação… porque eu queria aprender sobre o mercado de trabalho, como me posicionar, divulgar o meu trabalho, ir para o campo de ação para trabalhar como fotógrafa e outras áreas específicas.

Quando cheguei lá, aprendi sobre história da fotografia, conheci os pioneiros dessa arte, os grandes nomes da história, analisei fotografias raras, os pontos do impacto das fotos, aprendi sobre os equipamentos, lentes, câmeras, quais eram os primeiros formatos de câmeras analógicas e como tudo começou. 

No 2º semestre em diante, a história da arte, estética e cores são muito abordadas.

A fotografia analógica também compõe grande parte do curso e essa parte eu adorava! Passava horas no laboratório de revelação da faculdade ampliando os negativos e revelando alguns filmes de família.

Nos últimos períodos da faculdade de fotografia as matérias vão definindo mais.

Tinha uma matéria para cada estilo de fotografia: fotografia de paisagem, moda, publicidade, e isso me deu uma animada.

Estava ansiosa por essas matérias desde o início do curso. Não foi maravilhoso não, mas foi bem melhor que os primeiros períodos.

Além disso, eu achei a estrutura péssima do campus em todos os períodos, e sem previsão de melhoria, o que me desanimou desde o começo.

Só as salas de computadores que têm uma estrutura melhor, mas o que importava pra mim eram as aulas em estúdio, as práticas com câmeras e equipamentos de luz, e isso foi bem fraco.

Vantagens e desvantagens da faculdade de fotografia

Eu sei que todos esses estudos são importantes, mas as minhas expectativas eram totalmente outras! Eles me fizeram ter uma bagagem de conhecimento teórica, mas que não se aplicam no meu dia a dia como fotógrafa.

Por isso, é sempre importante você entender quais são as vantagens e desvantagens da graduação de fotografia antes de tomar essa decisão:

Vantagens

  • Dependendo da faculdade, é possível utilizar o equipamento disponível para alunos;
  • Alguns fotógrafos tinham câmeras e eu mexia muitos nesses equipamentos para me ajudar na decisão de compra;
  • Diploma para quem quer dar aula de fotografia ou deseja trabalhar em grandes empresas que exigem graduação;
  • Ampliação da rede de network, pois você vai estar conectado com muitas pessoas.

Desvantagens

  • Altos gastos financeiros. A carreira de fotografia já exige muitos custos com equipamentos: câmeras, lentes, baterias, cartão de memória, computador, bolsa, dentre muitos outros. Investir na graduação é elevar muito esses custos;
  • Demora no aprendizado e para iniciar a carreira, caso o intuito seja trabalhar com um cargo que exija certificação. Atualmente, é possível ter um processo de capacitação mais rápido com cursos;
  • Muita teoria e pouca prática.

Faculdade de fotografia vale a pena?

Faculdade de fotografia vale a pena

Mas afinal, fazer faculdade de fotografia vale a pena ou não?

Depois de conhecer melhor a graduação, eu estava mais desanimada que empolgada, pra ser sincera.

Talvez por eu já ter feito cursos básicos antes da faculdade, passar um período inteiro falando sobre o mesmo assunto que em 2 semanas nós abordamos a fundo em um curso me cansava um pouco. E é realmente assim!

Eu lembro de uma aula de Photoshop que briguei com um professor e fui embora, porque ele já estava pela 3ª aula ensinando a MESMA técnica de correção, para limpar espinhas, celulite, que tem vídeo tutorial no YouTube que ensina em 5 minutos.

Eu acabava ficando irritada por nivelarem muito baixo um curso tão caro.

E eu SEMPRE perguntava para outras pessoas da turma se eu era maluca ou se eles também estavam achando fraco. A resposta era óbvia e tinha um pessoal bem insatisfeito.

Como nessa altura eu já estava do 2º para o 3º período, e são só 5, eu segui e continuei ao invés de trancar. (Já tinha perdido muitas horas no trânsito do Rio pra largar a faculdade agora… ahahah)

Por isso, é muito importante que você avalie essas 3 perguntas para tomar a sua decisão final:

1. O diploma é essencial para você?

A faculdade de fotografia vale a pena se você acha que vai necessitar do diploma para começar ou que vai se beneficiar das oportunidades que as faculdades trazem, como permitir estágios e tudo mais.

Vá em frente, mas sem grandes expectativas pra não se frustrar, ok?

Por exemplo, para ser um cinegrafista de grandes empresas, ou diretor de fotografia, você provavelmente vai precisar do diploma.

Então é uma coisa a se pensar se você quer seguir nessa área.

Outros benefícios que a graduação traz são as oportunidades de estágio e prioridade aos alunos, como o Rock In Rio. Na Estácio, eles abrem várias vagas para alunos de fotografia para cobrir o evento.

Então muitos amigos de turma tiveram essa oportunidade e foram fotografar um grande evento, todos os dias, com credencial, e algumas de suas fotos foram publicadas depois.

Isso é o máximo!

Quão difícil seria alcançar uma oportunidade dessa? E para o pessoal da minha turma que conseguiu foi bem mais tranquilo.

Outra oportunidade é se você quiser ser um pesquisador de fotografia, ou dar aulas de fotografia no futuro.

Masssss.. VOCÊ quer isso? Isso serve pra você?

É nisso que você precisa pensar antes de ir lá pagar o primeiro mês só porque gostou da grade do curso. É um compromisso de longo prazo e você vai se frustrar se tiver vontade de largar na metade.

2. O conteúdo da grade curricular te interessa?

Olhe sempre o conteúdo da grade curricular e veja se te interessa.

Você quer estudar e dedicar esse tempo da sua vida pra aprender tudo o que está lá? Uma pesquisa ou mentoria não supririam essa demanda?

É importante também escolher a instituição que você vai entrar, caso você queira mesmo fazer, pois algumas são só fotografia mesmo.

Algumas são só um curso técnico, então não são consideradas como graduação, e outras são de Artes Visuais, que abordam a fotografia, mas envolvem outras áreas como pintura, desenho, etc.

3. O tempo e dinheiro investido na faculdade de fotografia vão valer a pena?

Por fim, analise se o tempo e dinheiro investido na faculdade de fotografia vão valer a pena para o seu objetivo.

Será que cursos, workshops, congressos e o investimento em equipamentos são mais vantajosos para o que você está buscando?

Afinal, o que é preciso para ser fotógrafo?

Fotografia exige muito estudo e eu não recomendo que você comece uma página enquanto não tiver um conhecimento sobre equipamento e seu estilo de fotografia um pouquinho definido.

No mínimo uma base, sabe?

Fazer isso sem base te atrapalha a focar no seu crescimento.

Você vai ficar publicando conteúdo que não vende, mostrando um trabalho mais ou menos pra quem começar a te acompanhar, e isso acaba te fazendo demorar mais pra chegar ao sucesso.

Caso você decida fazer a faculdade, se aplique e tenha muita dedicação! A graduação sozinha não faz milagre.

Busque colocar tudo em prática, amplie a sua rede de network, faça amizades, grupos, seja assistente e tire o MAIOR proveito possível para que o investimento possa valer a pena. Beleza?

Vale a pena pagar por um curso de fotografia?

Antes de tudo, precisamos pensar se é necessário fazer uma faculdade de fotografia com tantos cursos bons e mais acessíveis.

Com a cabeça que eu tenho hoje, eu consigo ver que eu podia ter investido em cursos de fotógrafos que eu admiro, em mentorias, congressos e equipamentos.

Na época da faculdade, todo o meu dinheiro era separado pra pagar a mensalidade da faculdade. 

Além de existir também a nossa prática e tantas coisas que aprendemos sozinhas.

Me lembro de ficar irritada com gente no último período que não sabia algumas coisas bem básicas. Dava vontade de perguntar: onde você esteve esse tempo todo, kirido?

Então assim, da mesma forma que muita gente que estava na faculdade não sabia nada, tem gente que sem esse curso aprende muuuito mais, investe nos cursos certos, e mais importante de tudo: põe em prática.

Eu realmente espero que você passe por uma experiência diferente da minha e que seja surpreendida com muitas coisas boas, se esse for o seu caminho.

Mas, se você já é formada em alguma coisa, não vai pra essas áreas que exigem o nosso diploma de fotografia ou não quer perder tempo com faculdade, eu acho que o investimento vale muuuito mais com cursos e workshops! Ok?

Fotografia como negócio

Curso: Fotografia como Negócio

Se você está buscando entender mais sobre o negócio da fotografia, sobre como conseguir cliente, como precificar corretamente o seu trabalho, como atender melhor os seus clientes e gerar uma experiência com seu trabalho, ou como desenvolver o seu olhar estético para conseguir ter realmente uma identidade de marca para se posicionar corretamente e ganhar dinheiro para viver de fotografia, eu te indico o meu curso: Fotografia como Negócio.

Tuuudo o que eu queria ter aprendido na faculdade eu coloquei nesse meu curso! (Clique aqui para saber mais informações sobre ele)

Eu espero demais que esse artigo tenha te ajudado a tomar uma decisão clara sobre fazer a graduação de fotografia ou não.

Às vezes, você pode até mostrar para os seus pais caso eles estejam pressionando para você fazer uma faculdade.

Quem sabe eles não mudam de opinião com todas essas informações que eu dei?

Esse texto também está disponível em vídeo, no meu canal do YouTube [Vale a pena fazer faculdade de fotografia?]

 

 

É isso! Qual decisão você vai tomar? A minha história te ajudou? 

Você vai fazer faculdade? E se você já fez, como foi sua experiência?

Me diz aqui embaixo nos comentários, combinado?

Beijoss,

Isis.

Compartilhe

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. amo a fotografia, mas optei por não fazer uma faculdade, fiz apenas um curso profinalizante que ensinou muita prática, optei por isso faz 8 meses q terminei o curso,e sempre to fazendo curso pra entender mais, pois quero seguir a linha de fazer ensaios de familia.

  2. Esse post foi definitivo para as minhas dúvidas. Estou numa área que não me satisfaz por completo, que inclusive sou graduada. Mas sempre tive os olhos brilhando pela fotografia, e deixei esse desejo guardado. Hoje vejo na fotografia uma oportunidade de agregar ao meu trabalho através dessa nova profissão. E realmente, a grade da faculdade não me pareceu muito prático, com poucos módulos do que me interessa. Então muito obrigada por me ajudar a esclarecer essa dúvida gigante que eu estava rs entre ter um diploma ou investir de outra forma nessa área. Adorei a sua forma de explicar suas experiências, com os prós e contras e toda a sua narrativa. Parabéns pelo seu trabalho!

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: