Como Consegui Os Meus Primeiros Clientes | Coisa de Fotógrafa

Como Consegui Os Meus Primeiros Clientes


O André Custódio me perguntou como eu consegui os meus primeiros clientes, e se eu tenho alguma dica pra dar pra quem tá começando agora.

A conquista dos meus primeiros clientes foi totalmente boca a boca. Uma pessoa que eu tinha fotografado pro meu portfólio me indicou pra outra pessoa, outra que eu fotografei no dia seguinte postou nas redes sociais e as pessoas perguntaram quem tinha feito, e assim foi.

Como eu fotografei bastante gente pra montar o meu portfólio as chances de alcançar novas pessoas eram sempre maiores do que se eu só esperasse aparecer gente interessada.

E por isso eu sempre falo pra você fazer o mesmo!

Fotografe bastante para portfólio, convide pessoas, pense em cada mínimo detalhe da sessão, e assim você vai construindo seu estilo, tendo material pra divulgar, ganhando experiência e também mostrando pro mundo que você existe.

Não foi rápido, mas com certeza foi muito mais rápido do que se eu simplesmente fotografasse 2, 3 pessoas pra treinar e depois esperasse os clientes aparecerem.

Quanto mais gente eu fotografava, de graça mesmo, mas fazendo sempre um trabalho melhor que o anterior, mais pessoas viam aquelas fotos, mais coisas eu tinha pra publicar e assim foram aparecendo os primeiros interessados.

As vezes a gente convida pessoas pra fotografar achando que elas super vão divulgar nosso trabalho e ajudar nesse começo, que elas vão ter certa “influência” e trazer novos clientes, e nem sempre é assim. Eu já fotografei inclusive pessoas com muitos e muitos seguidores, e não tive retorno nenhum, e tá tudo bem!

Porque a intenção principal do portfólio é a prática! Poder escolher a pessoa que você quer fotografar e poder usar as fotos depois, etc…

E as vezes você fotografa pessoas que não são conhecidas, não tem vários seguidores, que você simplesmente escolheu porque acha aquela pessoa bonita, estilosa, diferente, ou porque é sua conhecida, e ela te recomenda pra todo mundo, publica e te marca em tudo, as amigas dela entram em contato, pedem orçamento e a pessoa ainda vira cliente pagante depois por anos e anos!

Isso aconteceu muito comigo! Então convide mesmo, sem medo!

Sobre trabalhos de graça nessa fase de construção de portfólio:

Inúmeras pessoas me pediram orçamento achando que seria de graça, mas eu sempre digo isso e repito… Só pode ser de graça se VOCÊ convidar. Do contrário, você precisa enviar o seu preço e as informações do seu trabalho, se não você nunca vai agregar valor ao que faz.

E esses trabalhos de portfólio não precisam ser noticiados que foram de graça. Isso não precisa nem ser citado… Fica combinado entre você e a pessoa e pronto. Não tem nada de errado nisso.

Eu também consegui os meus primeiros clientes divulgando bastante o meu portfólio. As primeiras pessoas que eu fotografei, eu não tinha página, site, nada disso ainda…

Era bem treino mesmo e “guardava” as fotos pra mim, sem divulgar. Mas depois de alguns testes, quando eu já tava um pouco mais segura e gostando mais dos resultados, eu criei uma página e um email de trabalho.

Só. E era dessa forma que eu divulgava e atendia.

Convidava as pessoas pra curtir a página e sempre postava algum trabalho. Quase todo dia eu movimentava a página de alguma maneira, marcava as pessoas que eu fotografei e em paralelo estudava coisas novas, fazia cursos, depois eu entrei na faculdade de fotografia..

Mas, sempre sempre sempre fazendo foto de portfólio pra ter coisa nova pra divulgar.

Sem mistérios.. Não teve nada de especial que eu fiz, não tinha influência nenhuma no mercado, não foi sorte de pegar algum super trabalho que me deixou conhecida, nada disso…

Foi na mão mesmo, fotografando sempre e divulgando todo santo dia, com bastante paciência e sem me desesperar achando que não era boa ou que nunca ia dar certo porque os clientes não estavam vindo ou que o mercado tava saturado.

Tem espaço pra todo mundo que se esforça de verdade e que faz todo dia alguma coisa pra ficar mais perto de ter realização na área.

3 dicas especiais pra você conseguir seus primeiros clientes:

Como Consegui Os Meus Primeiros Clientes - Coisa de Fotografa | Isis Castro

1º: Me escute pelo amor de deus e comece a montar seu portfólio!

Não espera saber mais, ou ter mais equipamentos, ou ter mais confiança… Começa a montar seu portfólio!

Chama algumas (váárias) pessoas que você acha que seria legal fotografar, treina cada dia uma coisa pra ver qual área você gosta, fotografa com o que você tem hoje e depois você vai aprimorando.. Só assim você vai começar a conquistar seu espaço e principalmente vencer os seus medos.

E aí quando aparecer um cliente novo, você não vai se desesperar achando que não dá conta. Você vai estar mais “treinado”, se entendendo melhor com seu equipamento e com a luz, e vai ter um material legal pra mostrar pro cliente.

2ª : Pense em todos os detalhe e combine as coisas importantes com a pessoa fotografada.

Um super erro da construção de portfólio é achar que quem deve escolher as coisas é a pessoa convidada.

É você quem precisa escolher o local que gostaria de fotografar, você que deve dar ideias paras as roupas que vão ser usadas, você que precisa definir o horário da sessão, pra você ter a luz que gostaria.. tudo isso!

E eu acho legal também combinar com a pessoa dela publicar as fotos e sempre te marcar, explicar que isso é importante pro seu trabalho e essa sessão também está sendo feita pra conseguir essa divulgação.

Além disso, tenha um contrato básico de autorização de uso de imagem, pra você não ter problemas da pessoa depois não querer que você use as fotos. Beleza?

3ª: Tenha o seu orçamento preparado

Sim! Mesmo fotografando de graça por enquanto, lembra que eu disse que as pessoas vão começar a conhecer o seu trabalho e uma ou outra pode entrar em contato pra saber como funciona?

Nesse momento você precisa estar preparado pra atender e passar todas as informações pro possível cliente

Seu preço, seu prazo de entrega, quantidade de fotos, tempo da sessão, forma de pagamento definida, tudo isso precisa estar prontinho já quando alguém entrar em contato. Justamente pra você não entrar em pânico e não saber responder quando alguém te perguntar preço.

Faz sentido isso pra você?

Essas são as minhas principais dicas pra você conquistar seus primeiros clientes seguindo a maneira como eu consegui os meus primeiros clientes.

E pra te ajudar mais ainda, tenho alguns outros vídeos importantes que já saíram aqui no canal, que vão te guiar nessa parte de construção de portfólio e de orçamentos e recomendo que você assista, ok?




Me diz aqui embaixo o que você achou desse artigo e desse vídeo?! E se tiver alguma dúvida, comenta aqui também!

Beijos
-Isis.

 

Imagens: Ben White no Unsplash