Como postar no Instagram com qualidade máxima?

Como postar no Instagram com qualidade

Para quem trabalha com fotografia, o Instagram é uma vitrine e é extremamente importante que você publique as suas fotos lá com alta qualidade. Então, se você quer aprender como postar no Instagram com qualidade máxima e manter a nitidez das fotos na hora de publicar, continua acompanhando aqui comigo!

A importância de postar fotos com qualidade no Instagram

De nada adianta você ter uma foto perfeita no seu computador ou no seu HD, e na hora de postar no seu Instagram (que é onde o seu possível cliente vai ver e vai ser impactado por aquela foto), a foto estar em baixa qualidade.

Então, é muito importante que você saiba trazer essa qualidade da foto original diretamente do Lightroom ou do Photoshop para conseguir postar no Instagram com a qualidade mais próxima possível da original.

Afinal, é ali que o seu cliente vai ver e vai se interessar pelo seu trabalho. Então, se você postar com uma qualidade em baixa, talvez um possível cliente não te contrate porque ele achou que você fosse entregar com aquela qualidade ruim que está no post. 

Passo a passo: Como postar no Instagram com qualidade máxima

Aqui embaixo tem o passo a passo completo de como postar fotos no Instagram com qualidade máxima:

1º passo: Clique em exportar e vá para configurações de arquivos

O primeiro passo é abrir o seu Lightroom, selecionar no catálogo a foto que você quer postar no seu Instagram, clicar em “Exportar” e configurar em alta resolução:

Exportar Lightroom

Também configure a qualidade para 100%, como na imagem abaixo:

Como postar no Instagram com qualidade Lightroom

2º passo: Configure o dimensionamento da imagem e nitidez de saída

Agora, role para dimensionamento de imagem e altere a resolução para 300 (pixels por polegada):

Pixels por polegadas lightroom

Logo abaixo, em nitidez da saída, selecione o box em branco “Nitidez para:” e clique no modo “Tela”:

Como postar no Instagram com qualidade

Agora é só finalizar clicando em “Exportar”!

3º passo: Envie a foto por nuvem

Esse passo é muuuuito importante! Isso porque existe um erro comum que deve ser evitado: não enviar a foto pronta por WhatsApp! Não faça isso, pelo amor de Deus hahaha

Isso acaba com a qualidade da foto. Caso você precise enviar pelo WhatsApp, envie como documento e não como imagem.

Se for para mandar prévia para o cliente, aí tudo bem! Afinal, ele vai receber a foto em alta qualidade depois. 

Mas para publicar no Instagram, a minha recomendação é que você envie essa foto por nuvem: Google Drive, Amazon Cloud, WeTransfer, Dropbox, AirDrop, etc.

Dessa forma, você vai conseguir encaminhar as suas fotos por um link. Fazendo assim, você pode baixar pelo o seu celular com a qualidade igual a que você exportou no seu computador.

Informação importante: infelizmente, alguns celulares automaticamente já diminuem a qualidade da foto na hora que salva ou na hora de postar no Instagram. Nesses casos, não tem muito o que fazer! (mas continua acompanhando que eu tenho uma dica importante no final deste artigo)

4º passo: Faça o procedimento correto na hora de postar

Abra o Instagram e selecione a foto que você deseja postar. Lembre de expandir a imagem. Nessa etapa, é normal perder um pouco da foto no formato vertical. 

Maaaas, eu recomendo fazer desse jeito do que colocar bordas na foto e não ficar com a foto preenchida no feed (além de perder a qualidade original!). 

É importante lembrar que o cliente já vai ver essa foto no celular. Por isso, não é bom que você diminua mais ainda o espaço de área da sua imagem.

5º passo: Aumente um pouco da nitidez no editor do Instagram

Por fim, a minha última recomendação é que você não mexa em nada da edição do Instagram, apenas na nitidez e aumente bem pouquinho (uns 10, 15).

Como toda a sua edição já vai estar pronta, essa etapa é apenas para realçar a nitidez da sua foto para o Instagram.

Dica extra: estúdio de criação do Facebook

Como postar no Instagram com qualidade máxima

Como prometido, se o seu celular tira muito a qualidade das fotos na hora de postar no Instagram, eu tenho uma dica fundamental: use o estúdio de criação do Facebook.

É uma plataforma autorizada (pode usar sem medo!) que permite que você faça as publicações no Instagram pelo seu computador. 

Você pode adicionar localização, legenda, marcar pessoas, ajustar o tamanho da foto, etc. Tudo pelo computador!

E ahhhh, você ainda pode deixar a foto programada. Facilita muito, não é?

É isso meus amores, espero que vocês tenham gostado das dicas e tenham aprendido de vez como postar as fotos no Instagram com qualidade máxima!

Esse conteúdo também está disponível no meu canal do YouTube: 

Quer mais dicas assim? Me segue no Instagram! Lá eu dou essas dicas rápidas, mostro os meus bastidores de trabalho, falo sobre negócio, vendas, posicionamento na fotografia e entre muuuitos outros assuntos.

Se você tem alguma outra dúvida sobre Instagram para fotógrafos, comenta aqui embaixo nos comentários que eu quero fazer mais conteúdos sobre esse assunto. Beleza? ♥

Beijos,

Isis.

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: