Um dos principais objetivos na fotografia é conseguir captar a essência do que se está fotografando. Seja a luz, as cores, a expressão ou o momento… E um detalhe importante nisso, é que também precisamos prestar atenção para manter a naturalidade no tom de pele das pessoas que fotografamos. Neste artigo, você vai descobrir como ajustar o tom de pele na fotografia. Vamos lá?
A importância de ajustar o tom de pele na fotografia
Como falei na introdução, a naturalidade é um elemento muito importante na hora de fotografar e editar o tom de pele das pessoas.
Imagina se o seu cliente recebe a foto com a pele laranja demais? Ou pálida demais? Existe uma grande chance dele não gostar!
É fundamental que você não cometa exageros na edição de cor e saiba manter o tom de pele o mais natural possível.
Pra isso, é preciso saber como configurar a câmera e manter o tom também na edição de cor.
Maaaas, convenhamos que é sempre uma tarefa difícil (ou chata) ajustar tom de pele no Lightroom, né?
Principalmente quando a luz do local interfere ou não valoriza a cor natural da pessoa.
Por isso, para que essa parte da sua edição não seja complicada e nem cansativa, eu trouxe algumas dicas essenciais para facilitar esse processo de ajuste de tons de pele no Lightroom, independente da luz do ambiente em que você fotografou.
Como ajustar o tom de pele na fotografia?
Confira agora as principais dicas para ajustar o tom de pele na fotografia usando o Lightroom:
Dica #1: Expor corretamente
Você pode sempre corrigir e aprimorar as suas fotos na pós-produção e eu, particularmente, amo essa parte.
Mas se tratando de tom de pele, o ideal é que durante as fotos você já clique com uma exposição correta para se basear depois nos arquivos originais e ter exatamente o tom da pessoa, e também para não sub ou super expor demais, e acabar perdendo os detalhes de cor e de textura da pele de cada pessoa.
Por isso, sempre tente expor corretamente, seguindo o seu estilo de fotografia, porque a sua intenção é tratar a COR da IMAGEM, e não TRANSFORMAR o CLIENTE.
Ajustar o white balance, além da exposição (abertura, velocidade e ISO) também é essencial!
No começo, eu sempre esquecia de ajustar essa parte ou deixava no automático. Mas, hoje em dia eu sei da diferença que ele faz nos meus resultados e, principalmente, sei do tempo que eu perco editando quando não ajustei na hora do clique.
Eu uso e recomendo que você use o modo Kelvin, pois com ele é possível ter maior controle sobre a temperatura da foto.
Não são todas as câmeras que tem a possibilidade de Kelvin, mas a maioria atualmente tem. Depois verifique se a sua tem e faça alguns testes.
E, se a sua não tiver, você tem outras opções como luz de sombra, luz do dia, fluorescente, etc. E todas elas são medidas em Kelvin.
Quanto maior o número, mais amarelada a foto. Quanto menor, mais azulada vai ficar.
Informação importante!
Antes/durante as fotos, observe a tonalidade de pele e detalhes da(s) pessoa(s) que está fotografando, para na pós produção você ter o auxílio da sua memória também para trazer a naturalidade dos tons, lembrando se as pessoas são mais clarinhas, mais bronzeadas, rosadas, mais morenas, etc.
E o mesmo se aplica para os tons de cabelo, principalmente femininos, que tem inúmeros tons e é importante manter ao máximo para ter naturalidade nas fotos.
Dica #2: Correção de Cor no Lightroom
Apesar de fotometrar corretamente, ajustar o white balance, cuidar dos tons e da escolha da locação para não afetar o tom de pele, várias vezes temos outras interferências que não percebemos na hora (o que é completamente normal).
Até mesmo a nossa edição de cor pra foto como um todo acaba afetando também (óbvio) a cor da pessoa fotografada.
Muitas vezes um preset (que pode ter sido desenvolvido por você ou comprado) modifica diversos tons nas configurações para chegar naquelas cores, e consequentemente pode ter acontecido alteração no amarelo, no laranja – cores que mais afetam os tons de pele na edição.
Por essas razões, ajustar o tom de pele na pós-produção também é excelente quando há essa necessidade. E a maneira mais fácil é através da ferramenta HSL no Lightroom.
Obs: Tem em outros programas também como o Camera RAW, mas darei o exemplo com o LR por ser a ferramenta que utilizo nas minhas edições.
O HSL é ótimo porque você consegue mexer em uma única cor de cada vez, modificando matiz, saturação e luminância.
Então você pode mexer somente no verde presente na sua imagem. Ou somente no azul. Ou somente no laranja.
Não precisa, por exemplo, adicionar ou reduzir saturação em toda a imagem (lá nas configurações básicas) se você quer mais cor no mato da locação onde fotografou. Você pode mexer somente na saturação do verde no HSL.
Maaaas, lembre-se: seguindo o exemplo acima, ele vai mexer em tudo o que é verde. Não somente na grama.
Se a blusa da modelo for verde (ou qualquer outra coisa for verde), vai mexer também. Então, muita atenção para não exagerar ou modificar a cor de alguma coisa que não deveria.
Matiz
Na matiz, você consegue mexer na variação de cor, de cada cor. Confuso né? Mas vou explicar e te mostrar um exemplo também.
Observe o cursor do Azul, ele está zerado, e no meio.
Na extremidade da ponta esquerda temos um azul turquesa/verde água, mais ou menos.
Já na outra ponta, temos um azul marinho, quase roxo. Então, o azul pode variar do tom normal captado pela câmera para esses outros tons.
E cada cursor tem as suas variações. No Laranja, podemos transformar o que é laranja na imagem em vermelho ou em amarelo.
Observe: Trazendo o laranja para o lado extremo esquerdo e o amarelo também, eu perco o tom de pele natural da Thayla, deixando sua pele muito mais vermelha/laranja.
Agora observe como eu fiz de verdade a edição do tom de pele dela:
Mexi praticamente só no laranja, e sem exagerar. O local era bem branco e com bastante interferência verde por conta das árvores do lado de fora.
Então na foto original, eu enxergava a pele dela com um tom levemente esverdeado, e corrigi isso no cursor laranja (que era o principal para alterar a cor de pele dela), puxando para mais vermelho (oposto do verde).
Sem descaracterizar o ambiente, nem a cor da pele.
Com o tempo, o seu olhar vai ficando mais treinado também para enxergar essas interferências de tom na pele, sabendo melhor aonde ajustar para conseguir cada resultado.
Ative a função de ver as mudanças na foto com a edição
Caso você sinta dificuldade de identificar qual cursor mexe em determinada coisa da sua foto, uma dica legal é:
Se você clicar nessa bolinha (que circulei lindamente de rosa abaixo ahaha), depois clicar no lugar da foto onde você quer alterar o tom, e mover para cima e para baixo, o cursor da cor específica que você quer alterar irá mexer, modificando a cor para um extremo ou para o outro.
E assim você saberá onde deve mexer para alterar o tom. Depois faz o teste aí!
Dica #3: Não se engane com a luz ambiente
Dias nublados, golden hour e fotos propositais de luz e sombra são exemplos de luzes que confundem nosso olhar e nossos resultados com relação ao tom de pele real de quem estamos fotografando.
Por exemplo: em dias nublados temos uma foto mais azulada e podemos acabar deixando esse tom frio passar para o tom da pele da pessoa. Se essa não for a intenção, é importante sempre corrigir trazendo tons mais amarelos até que fique natural, encontrando o equilíbrio das cores do ambiente com as cores da pessoa.
O mesmo acontece quando fotografamos na golden hour.
Como todo o ambiente fica tomado pela cor amarelo, esse tom quente afeta também a cor da pele, deixando tudo muito saturado e laranja.
Então normalmente se faz necessário tirar essa intensidade/vibração de laranja e amarelo da pele, sem descaracterizar totalmente a luz do momento.
Como fazer fotos cada vez melhores?
Isso que eu compartilhei com você nesse artigo é uma pequena parte sobre como ajustar o tom de pele na fotografia, dentro de muitas outras coisas que você precisa.
Só com isso que te mostrei aqui você já vai ter muitos resultados, mas para ter um trabalho melhor, um resultado final que encanta seu cliente e te dá orgulho, você vai precisar de um próximo passo.
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Bjss,
Isis.