Como conseguir clientes na fotografia e ter resultados rápidos

Como conseguir clientes na fotografia

Lá no Instagram do CDF, eu recebo muitos pedidos de conteúdos com dicas de ações mais práticas de como conseguir clientes na fotografia e ter resultados mais rápidos. 

Então, eu vim compartilhar com você quatro coisas que eu acho que fazem TODA a diferença para você saber como vender mais ensaios fotográficos, dar uma acelerada aí nos seus resultados, atrair novos clientes e claro, fechar mais contratos.

Já separa aí um papel e uma caneta pra anotar tuuudo! Vamos lá?

Como conseguir clientes na fotografia?  

Antes de te dar as dicas de como conseguir mais clientes, é muito importante que você saiba que a carreira de fotógrafo nunca vai ser apenas “apertar um botão”.

Se você realmente quer viver de fotografia, é preciso enxergar o seu trabalho como um negócio. 

Não é só ser artista e ter fotos lindas que os clientes vão aparecer.

Tem muuuito fotógrafo incrível por aí que desiste da fotografia porque acha que não dá dinheiro e porque não consegue clientes que valorizem o trabalho dele.

Por isso, se você quer mais clientes, é preciso dedicar o seu tempo para investir em conhecimento, administrar sua empresa, ter um excelente atendimento

Mas não desiste não! Todas essas horas gastas vão valer a pena no final :)⠀

4 ações para ter resultados rápidos na fotografia

Essas são as 4 formas de como conseguir clientes na fotografia e ter resultados mais rápidos:

1. Postagem diária na rede social do momento

Como conseguir clientes na fotografia

A primeira dica para conseguir clientes na fotografia é postar diariamente na rede social do momento.

Atualmente, essa rede é o Instagram. (Inclusive, você já segue o CDF por lá?

É claro que as outras redes sociais são fundamentais também e precisam estar sempre atualizadas, mas é muito importante que você poste todos os dias no feed e nos stories do Instagram. 

Não adianta postar um dia e aí depois passar uma semana sem aparecer e sem falar nada por lá. Ou então colocar um conteúdo que é muito fraco e pouco relevante para quem te acompanha. 

É a sua postagem diária que vai fazer TOTAL diferença na hora de atrair novas pessoas para a sua empresa, pois a sua marca vai sendo reforçada ao aparecer ali toda hora para o seu cliente. 

Todos os dias você pode gerar um pouquinho mais de interesse e desejo nas pessoas que estão te acompanhando.

Quanto mais você postar, mesmo que agora não tenha muita interação, daqui a pouco você vai estar falando para 10 pessoas… 20… 200… 500… 5.000… Lembre que todo mundo começa do ZERO! 

Não está dando resultado hoje? Faça algo melhor amanhã, algo melhor ainda depois de amanhã e assim vai.

Explore tooodas as ferramentas do Instagram. Não perde essa oportunidade, hein?!

2. Ter um site com SEO alinhado

A segunda dica é não ficar dependendo apenas de redes sociais e passar a ter um site com o SEO alinhado. 

“SEO? O que é SEO, Isis?” De forma beeem resumida, o SEO é o que te ajuda a ser encontrado nas pesquisas do Google.

Por exemplo, o conteúdo que você coloca em seu blog ou o texto “Sobre” do seu site contam muito para que você seja encontrado em uma pesquisa.

Uma dica forte de SEO para fotógrafos é renomear as imagens que você utiliza em seu site com nomenclaturas pesquisáveis.

Olha um exemplo: “fotografa-ensaio-de-familia-isis-castro-rio-de-janeiro-niteroi”. 

Tente sempre pensar: o que você buscaria no Google se estivesse buscando por um fotógrafo? Coloque isso nas imagens. 

Pensa comigo: se você colocar apenas “Júlia 2 anos”, como um possível cliente vai te encontrar aleatoriamente em uma pesquisa? 

Ter um site com um bom SEO irá potencializar a probabilidade dos clientes te encontrarem online. 

3. Fazer follow up dos orçamentos enviados

Como conseguir clientes na área de fotografia

A próxima ação para você conseguir crescer mais com sua empresa e ter novos clientes é fazer follow up dos orçamentos enviados. Ou seja, você faz algo quando manda um orçamento e a pessoa não te retorna? 

Vai aqui uma dica importante: manda uma mensagem para essa pessoa!

Pergunta se ela recebeu o anexo, se recebeu o e-mail, se teve alguma dúvida ou se gostaria de fechar. Se ela não quiser fechar, tente descobrir o porquê disso. 

Não fazer follow up te faz perder muitas oportunidades de se comunicar com o cliente. Entende? 

Não perca essa oportunidade de comunicação só porque o cliente não te respondeu.

Sabe o famoso “Vou falar com o meu marido e depois te retorno”? Me diz aí, quem nunca ouviu isso? hahah

Se a pessoa não retornar, faça o follow up: “Oi fulana, tudo bem? Estou mandando essa mensagem pra saber se você chegou a falar com seu marido sobre o orçamento, se você tem alguma dúvida e se eu posso te ajudar de alguma forma.” Viu? É simples!

Muitas pessoas vão te ignorar, mas alguém pode te responder para fechar um contrato ou então te dar um feedback do porquê não fechou.

Isso pode te ajudar a fazer uma pesquisa de mercado, entendendo se você está atraindo o público certo para a sua empresa e o que pode estar afetando isso. 

4. Fazer pesquisas com clientes antigos

A quarta estratégia para você ter mais resultado na sua empresa é: fazer pesquisa com clientes antigos para que eles se sintam valorizados na sua empresa, entendam que eles têm voz e claro, para que você tenha um feedback mais profundo.

Vou te explicar o porquê isso é importante.

Vamos lá: com certeza você já deve ter recebido feedbacks básicos como “Amei as fotos! Muito obrigada pelo carinho”. 

Humm, legal! O cliente gostou do seu trabalho. Mas você pode ir além. Manda uma pesquisa para essas pessoas e comece a observar quais são as respostas padrão. 

Por exemplo, se você perguntar qual foi o motivo que fez a pessoa fechar com você, é possível encontrar quais são as respostas mais repetidas e se isso realmente é algo positivo ou não. 

“Tem como isso ser negativo, Isis?” Siim! Imagina se todo mundo te responde que te escolheu por ser a mais barata… É essa a visão que você quer para a sua empresa? 

Por isso, essas respostas te ajudam a entender quais melhorias podem ser feitas e o que pode se tornar o seu diferencial.

Se alguém responder que fechou com você por sua sensibilidade nas fotos, isso pode ser algo para você potencializar nas suas redes sociais e atrair novos clientes. 

Essa pesquisa te ajuda muuuuito a ter esse feedback mais honesto e a fidelizar clientes, pois mostra que eles têm voz e estão sendo valorizados. E isso faz com que ele te indique para novas pessoas e seja um propagador da sua marca.

Ebook gratuito: Marketing de conteúdo para fotógrafos

Estudo fotografia

No meu curso Fotografia como Negócio, eu ensino muuuitas estratégias como essas que falei aqui nesse artigo e vou mais a fundo para você ter um marketing incrível, usar as melhores estratégias e ter tudo alinhado na sua comunicação e identidade. 

Lembra o que falamos sobre investir em conhecimento? Já fica essa outra dica! 

Inclusive, faz o download do ebook Marketing de conteúdo para fotógrafos para aprender sobre outras ações de marketing para fotógrafos no Instagram e para as outras redes sociais também. 

Eu escrevi esse ebook com o Leo Alvarenga, que é meu marido, sócio aqui no CDF e cuida de toda a nossa estratégia.

Clica aqui e vai lá fazer o download desse ebook gratuito! Beleza? ♥

Esse texto também está disponível em vídeo, no meu canal do YouTube [4 ações para ter resultados rápidos na fotografia]

Ahhhh, qualquer dúvida sobre o tema desse vídeo coloca aqui nos comentários, que eu leio tudo, respondo e crio novos conteúdos a partir das suas dúvidas! 

Beijos,

Isis.

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: