Como perder a vergonha de gravar stories? Veja 5 dicas

como perder a vergonha de gravar stories

Na teoria é simples, né? Basta abrir a câmera do celular e começar a gravar. Mas, na prática, o que vemos são muitos fotógrafos perdendo oportunidades de conexão com seus atuais e futuros clientes por não produzirem esse tipo de conteúdo em suas redes sociais. O motivo geralmente é a insegurança. As pessoas sempre me perguntam: como perder a vergonha de gravar stories?

Apesar da resposta ser simples, a execução obviamente não é fácil. Principalmente quando você acha que não tem nada de relevante para dizer, acha que não fala bem, morre de vergonha do que vão pensar de você ou tem medo de ninguém assistir ao seu vídeo. 

Antes que você sofra mais uma vez, saiba que esses sentimentos são normais. Todo mundo tem o seu começo e não é fácil simplesmente abrir a câmera e gravar stories. 

Quem me vê falando e aparecendo na internet hoje, não conta que tem mais de 7 anos que eu gravo quase todos os dias. Nem sempre fica bom, mas é só por isso que eu melhoro a cada dia. 

Pra falar bem, ter uma boa comunicação e dicção, você precisa começar! Você pode sempre treinar, gravar de novo e de novo, até isso virar um costume natural, como escovar os dentes. 

De novo: sei que não é simples, por isso trouxe 5 dicas que vão te ajudar a diminuir o bloqueio e perder a timidez de gravar stories no seu Instagram de fotografia.

A importância de gravar stories no seu Instagram de fotografia

Se você tem uma conta no Instagram, deve saber como é importante manter seus seguidores atualizados sobre o que você está fazendo e os trabalhos que tem realizado. Muitos fotógrafos optam por não aparecer muito e postam apenas imagens. O que já é muito melhor que nada!

Mas, no momento em que escrevo este artigo, os conteúdos mais consumidos nas redes sociais são em formato de vídeo: dos reels e stories no Instagram ao formato único de vídeo do TikTok. 

COMO USAR OS STORIES DO INSTAGRAM PARA PROMOVER SUA FOTOGRAFIA

Por ter movimento, o vídeo traz mais naturalidade, mostra quem é a pessoa de verdade. O fotógrafo por trás da foto, sabe? Isso tem uma capacidade poderosa de nos conectar com os nossos melhores clientes. 

Para muitas pessoas, gravar stories é um desafio e tanto, principalmente quando é preciso aparecer e falar diante da câmera. Essas 5 dicas vão te ajudar a perder a timidez e a se sentir mais confiante na hora de gravar, para melhorar a sua divulgação, sua conexão com os clientes, além de crescer seu Instagram de fotografia e todo o seu negócio.

Como perder a vergonha de gravar stories?

Veja agora 5 dicas de como perder a vergonha de gravar stories:

1. Pense no crescimento da sua empresa

Antes de começar a gravar, tenha em mente o porquê de estar fazendo isso. Não grave apenas para cumprir tabela, seguir o que todo mundo está fazendo, mas sim para divulgar seu trabalho, crescer, ganhar mais visibilidade, realizar seus sonhos e gerar conexão com seus clientes.

Pense em como esses conteúdos podem ajudar no crescimento do seu negócio. Por ser tão importante, não deixe a busca pela perfeição te limitar. Definir uma estratégia para os seus stories e planejar com antecedência o conteúdo que será publicado (escrever os tópicos do que você vai falar, por exemplo), são coisas que vão te dar mais segurança na hora de gravar.

2. Você não precisa ser expert

dicas de instagram para fotógrafos

Não espere que tudo fique perfeito para começar a gravar, ou que o vídeo esteja irretocável para poder ser publicado. Se você errar, salve o vídeo e tente de novo, quantas vezes forem necessárias. Só tenha cuidado para não cair no looping do perfeccionismo.

Os erros são naturais e muitas vezes te aproximam das pessoas (a maioria delas também erra e tem vergonha). À medida que você pratica, você vai evoluindo e daqui a pouco vai estar seguro e confiante para gravar e postar diretamente nos stories.

Entenda: você não é um especialista em produção de conteúdo. Então, não se preocupe em ser ou parecer um. O importante é ter autenticidade e se comunicar com clareza e objetividade com o seu público, exatamente do seu jeitinho. Inclusive, sem medo de ser chamado de blogueiro! hahaha

Depois de um tempo publicando e recebendo feedbacks, você já vai saber como perder a vergonha de gravar stories e vai encontrar uma maneira só sua de se comunicar com os seus seguidores.

Você só precisa ter algo a dizer, algo que agregue quem está do outro lado da tela. O que é óbvio para você, que é fotógrafo, muito provavelmente não é óbvio para uma pessoa leiga. Pense que quem está assistindo é um possível cliente que tem dúvidas que você sabe responder. 

Acredite na sua mensagem e foque em quem você quer atingir.

3. Não grave direto na câmera dos stories

Eu sei que é muito mais prático e os filtros do Instagram estão cada vez melhores em disfarçar a nossa cara de fotógrafo exausto. hahaha

Mas, se você ainda não tem o hábito de fazer stories e trava na hora que abre a câmera, treine um pouco antes de postar direto no Instagram. Começa a gravar na sua câmera do celular mesmo. Aliás, tem muito profissional bem-sucedido na internet que faz isso até hoje, sabia? Ou você acha que os experts não erram?

O benefício vai muito além de evitar o erro. Gravar pela câmera do celular te ajuda a registrar as coisas de forma prática, mais livremente e no seu tempo, sem ter a obrigação e a pressão de postar na hora, sabe? Não precisa gravar e publicar imediatamente. 

Nos meus ensaios, eu sempre gravo os bastidores com o meu celular. E só depois eu publico, às vezes até fazendo uma sequência bonitinha para os stories.

Com o vídeo salvo no rolo de câmera, você pode assistir à gravação depois, para identificar pontos de melhoria e fazer alguma edição, caso seja necessário, e até regravar. Assim, você vai se sentir mais confiante e preparado quando precisar fazer diretamente nos stories.

4. Posta e sai correndo!

Gravou? Postou? Agora larga o celular! 

É impressionante a pressão que a gente sente depois que posta. A gente tem medo de julgamento, aí vem síndrome do impostor, medo, vergonha, tudo ao mesmo tempo. Isso é normal, tá? É importante passar por essa fase, viver isso, para sentir que também não é a pior coisa do mundo.

não fica se assistindo toda vida, caçando erro, porque você vai querer apagar e isso pode te fazer voltar à estaca zero. 

Lembro que quando completei um ano de canal no YouTube, eu tive vontade de apagar todos os vídeos, porque já tinha melhorado muito a minha fala. Mas pensei: essa é minha jornada de crescimento e tem gente que vai se beneficiar desse vídeo, independentemente da minha roupa, do meu cabelo ou da nitidez na imagem.

Se você estiver começando, tem menos gente vendo. Ótimo! Aproveita esse momento da sua carreira, porque quanto mais você divulga, mais gente vai chegar no seu perfil. A hora de testar é agora

Então, para perder a vergonha de gravar stories, publica o vídeo sem medo de ser feliz e vai fazer outra coisa.

5. Analise outros stories

A comparação pode minar a sua criatividade e aumentar o seu bloqueio se você ficar caçando muita referência no início. Então eu recomendo que você só faça isso por último, no 5º passo. 

Depois de seguir os primeiros passos, fazer alguns testes, publicar seus stories e até ter retorno de alguns clientes, você venceu a etapa mais difícil. Agora sim, você consegue olhar para os stories de outras pessoas com mais estratégia, buscando aprendizado em vez de comparação.

Observe os stories de quem você segue, de outras empresas e influenciadores de dentro e fora da fotografia. Analise o tipo de conteúdo que eles estão produzindo e adapte o que for bom para o seu negócio. Aproveita para se inspirar e criar conteúdos inovadores e criativos.

Eu sei o quanto é difícil fazer essa parte do nosso trabalho, mas ela é importante.

Se você quer conhecer mais estratégias de conteúdo para as redes sociais, conseguir mais seguidores, engajamento e conexão com seus atuais e futuros clientes, clica aqui pra ver como crescer seu Instagram de fotografia.

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: