Como usar o Stories do Instagram para Promover sua Fotografia

Já sabemos que o Stories do Instagram tem sido uma das principais ferramentas de divulgação e engajamento atualmente, né? :)

Por esse motivo, nesse artigo eu quero te ensinar a produzir conteúdo que promova a sua fotografia e divulgue melhor o seu trabalho.

O Stories do Instagram permite que você se aproxime e crie conexão com o seu público (clientes e/ou futuros clientes) e – mais importante de tudo – gere interesse pelo seu trabalho, diariamente.

Então, separei 5 maneiras de você melhorar sua divulgação usando o stories do Instagram, para promover sua fotografia e ter clientes todo mês.

#1 Mostre fotos a mais que não foram publicadas

No feed nós não publicamos todas as fotos que nós amamos, certo? Porque cansa, as pessoas perdem o interesse ou porque simplesmente não combina com o feed (quem nunca? hahaha).

Então nós sempre colocamos as favoritas, as mais bonitas, emocionantes, as que nós acreditamos que os clientes mais vão se interessar, identificar e curtir.

Mas muito provavelmente várias outras lindas e especiais ficaram de fora do feed e, por isso, o stories vai ser perfeito para mostrá-las.

Sem cansar na quantidade de fotos postadas no feed, sem diminuir taxa de engajamento, sem desorganizar o feed…

Como eu já falei, os clientes adoram acompanhar esses processos criativos e eles também vão adorar ver mais fotos de um mesmo trabalho no Stories.

Então não deixe essas fotos guardadas aí e comece, para ontem, a usar o Stories do Instagram como se fosse o seu “blog” na fotografia também.

Mostre mais dos ensaios, mais dos eventos, mais detalhes da decoração… Podem ser algumas fotos a mais somente ou um overpost de respeeeito que mostra tudo mesmo!

Garanto que eles vão amar e isso irá gerar interesse pelo seu trabalho e credibilidade para sua marca.

#2 Responda as dúvidas frequentes

O atendimento ao cliente tem uma função essencial no processo de você viver de fotografia! E você pode usar o poder do seu bom atendimento ao cliente antes mesmo dele se tornar um.

Use e abuse do stories para responder as dúvidas que o seu público tem/pode ter sobre o seu trabalho. Anote as principais dúvidas, e até mesmo curiosidades, e publique cada dia respondendo uma.

Exemplos para te inspirar:

– Quais as formas de pagamento?
– Com quantas semanas é recomendado fazer o ensaio de gestante?
– Quantas trocas de roupas são ideais para o ensaio de casal?
– Com quanto tempo de antecedência preciso fechar a fotografia da festa do meu filho?

Aos pouquinhos você vai ajudando seu futuro cliente, vendendo indiretamente o seu trabalho (e sem ser chato), e quando ele vier te contratar ele já estará super confiante que é você! :)

#3 Compartilhe o feedback dos clientes

Nós sempre recebemos recados fofos e, muitas vezes, emocionantes dos nossos clientes agradecendo pelas fotos que fizemos deles, não é mesmo?

Ou, se você está começando agora, saiba que receberá essas mensagens de agradecimento e de feedback sobre as fotos que você realizou.

Então, porque deixarmos guardadas essas mensagens que mostram como o nosso cliente se sentiu ao receber tudo pronto?

Se o seu cliente permitir, essas mensagens sendo vistas por outras pessoas geram credibilidade para nossa empresa, mostra que somos bons profissionais, confiáveis, que entregamos um trabalho perfeito, e ainda faz o cliente da mensagem se sentir especial também.

Por isso, compartilhe os depoimentos dos seus clientes. 

Com certeza as pessoas que estão pensando ou na dúvida sobre te contratar vão se sentir mais confiantes e interessadas.

Eu falo muito isso para os alunos do meu curso Fotografia Como Negócio.

Ter depoimento dos clientes e compartilhar com o público faz muuuita diferença para sua marca!

#4 Mostre os bastidores

Calma… Você não precisa virar blogueira mostrando look do dia! ahah

Todo mundo pensa isso quando falo de mostrar os bastidores e estar sempre presente, mas é muito mais simples do que parece e você não precisa ficar se filmando falando e nem aparecer sempre. Então nada de desculpas para não usar essa parte da estratégia.

Quando falo sobre mostrar os bastidores me refiro a compartilhar coisas do seu trabalho que são relevantes ou curiosas para sua audiência.

Você pode mostrar os processos do seu trabalho, como, por exemplo:

  • filmar a tela do seu computador e mostrar um pouquinho da edição que você está fazendo de um ensaio.
  • mostrar um antes e depois das fotos, comparando a diferença das cores e tratamentos de luz e/ou pele feitos.
  • mostrar sua embalagem de entrega sendo preparada
  • mostrar um álbum que chegou
  • mostrar a sua preparação para uma sessão ou evento
  • contar alguma curiosidade sobre algo que acabou de acontecer.

E também pode mostrar os bastidores como “making of”, que seriam vídeos de você fotografando um trabalho.

Se você tiver alguém na sessão com você (além dos clientes) você pode pedir pra essa pessoa fazer alguns vídeos seus trabalhando e depois você publica, e se você não tiver ninguém, nada te impede de posicionar o celular em algum lugar, deixar filmando um tempinho e depois cortar para publicar.

Todo mundo adora ver o que acontece por trás das câmeras (literalmente hahaha) e o Stories do Instagram é o lugar perfeito para isso!

#5 Mostre sua personalidade e inspirações

Normalmente nós temos mais facilidade de nos comunicar com pessoas parecidas com a gente. E seria perfeito ter clientes parecidos e com gostos similares dos seus. Certo?

Você tem a oportunidade de filtrar ainda mais quem é o seu cliente ideal compartilhando um pouquinho de quem você é, do que você gosta, do que te inspira e como você vê o mundo.

Com a intenção, primeiramente, de compartilhar coisas legais e em segundo momento atrair um público parecido com você e, consequentemente, aumentar engajamento porque as pessoas querem falar com você, querem te responder, querer interagir porque vivem/pensam/se sentem da mesma forma.

É o jeito perfeito de criar conexão e proximidade com a sua audiência.

Aqui estão algumas ideias de publicações nesse estilo para fazer no Stories:

  • Uma música que você está ouvindo enquanto edita(se estiver escutando Raça Negra – didididiê – vai ser um post mais pra divertido que de inspiração ahaha)
  • Um livro ou série que você está lendo/assistindo
  • Uma pasta no pinterest que você criou cheia de referências lindas para ensaios, quartinhos de bebês ou temas diferentes de festas

E todas essas ideias não precisam que você apareça falando, nem nada disso.

Mas de vez em quando eu acho interessante aparecer e falar diretamente com a câmera, pois isso cria ainda mais aproximação e identificação do público com você (ou não, mas aí a pessoa não é sua cliente e te poupa tempo), e é legal que sua audiência saiba quem você é também, né!

Porque nós nunca aparecemos. São sempre os resultados das fotos. Então aparecer as vezes é maravilhoso!

Não é um bicho de sete cabeças. Esquece um pouquinho da vergonha e lembra que isso vai te trazer retorno!

Aos poucos você vai treinando, se acostumando, se não gostar de como ficou você pode apagar e gravar de novo…

Mas você precisa tentar, treinar, perder o medo, achar ruim e postar mesmo assim! :)

Se a sua preocupação é somente com um feed perfeito e você não está prestando atenção e aplicando o que realmente te traz retorno financeiro, autoridade e clientes todo mês, pode parar por aí mesmo de se empenhar tanto com o Instagram.

Porque em uma rede social que é só de imagens, o que todo mundo está fazendo é postando foto bonita.

Logo, isso é o mínimo que você pode fazer e não vai se destacar somente com essa atitude.

Você precisa aplicar as estratégias que ensinei nesse post e também existem outras ações de marketing para fotógrafos no Instagram e para as outras redes sociais também, que é um assunto que falo mais a fundo com todo o passo a passo no meu curso Fotografia Como Negócio (clica aqui pra saber mais sobre ele!).

E pra te ajudar ainda mais a criar conteúdos melhores, escrevi um eBook de Marketing de Conteúdo para Fotógrafos com o Leo Alvarenga, que é meu noivo e sócio aqui no CDF e cuida de toda a nossa estratégia.

Clica aqui e vai lá fazer o download desse eBook gratuito (que tá sendo muuuuuito elogiado!).

É isso!

Coloca em prática o que aprendeu sobre stories do Instagram para promover sua fotografia e você vai ver muito retorno do seu trabalho com marketing de conteúdo atraindo cada vez mais clientes que valorizam seu trabalho.

❤️

Beijoss,
Isis

Compartilhe

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Olá Então em relação a última dica colocar séries no storiea no perfil profissional não fica com o imagem anti profissional eu pensei coisa relacionada com série música e lazer mais no perfil pessoal

    Obrigada aguardo sua resposta