Tendências do mercado de fotografia para 2023

Eu não sei se você já percebeu, mas ultimamente 1 ano tem parecido ser muito tempo para definir tendências, que se renovam em bem menos que 365 dias. Algumas vão se reforçando ano a ano e outras simplesmente desaparecem. Neste artigo, eu compilei 6 tendências do mercado de fotografia para 2023 que têm tudo para transformar nossa profissão e abrir oportunidades para quem trabalha com fotografia.  

A importância de estar ligado nas tendências

Acompanhar as tendências do mercado de fotografia é um diferencial em uma área como a nossa, rodeada de tecnologia e informação. 

Isso é importante tanto para o nosso desenvolvimento como fotógrafo quanto para a relação com os clientes que, é claro, também estão ligadíssimos nas novidades.

Com as redes sociais, fica muito fácil a busca por referências e, às vezes, o cliente já chega com o local e o estilo de foto que quer. 

Seja uma locação ou pose da moda, é legal você estar por dentro, pra saber como responder e atender a essa demanda, se ela tiver dentro do seu nicho e estilo de trabalho. 

Aqui entra bastante o que eu sempre falo sobre repertório

Até mesmo quando uma tendência está muito em alta, você pode e deve imprimir o seu jeitinho e a sua personalidade numa fotografia única e diferente

É isso que vai te diferenciar dos fotógrafos desatualizados e de qualquer pessoa que não é fotógrafa, mas faz fotos bonitas com o celular.

6 tendências do mercado de fotografia para 2023

Fique por dentro do que vem por aí e se prepare para aproveitar as oportunidades.

1. Aquecimento no setor de eventos

festa de 1 ano, mãe e pai segurando filha no colo na mesa do bolo

Se em 2022 a demanda reprimida da pandemia lotou a agenda de eventos, em 2023 as festas vêm com tudo

Tanto com os casamentos, aniversários e formaturas que foram adiados, quanto pelos encontros e comemorações entre familiares e amigos, que estão recuperando o contato e o calor humano depois de tempos tão incertos.

Muitos buffets, salões de beleza, cerimoniais e fotógrafos desse nicho já estão enchendo a agenda do ano que vem. 

Se você está em dúvida do que apostar em 2023, invista na fotografia de eventos

Acredito tanto no aquecimento desse setor que incluí no MOVE, a minha Certificação de Fotografia, especializações em fotografia de Casamento, Festa Infantil e Batizado.

As festas também são uma baita oportunidade pra fotógrafos que gostam de inovar. 

Você já deve ter visto aquelas plataformas que giram em 360º pra captação de fotos e vídeos das pessoas posando e dançando. 

O Photo Spinner teve muita aceitação no Brasil e tem sido uma atração à parte em eventos e casamentos. Outra novidade são as fotos instantâneas no estilo Polaroid

Já amadas fora das festas, dentro dos eventos elas se tornam lembranças físicas, bem mais duráveis que um bem-casado hehehe

2. Nicho Pet

família com bebê no colo e cachorro olhando par ao bebê

O mercado pet cresce a cada ano e é claro que, como em outros ramos, a fotografia acompanha essa disparada. 

O nicho pet tem se tornado a especialização de muitos fotógrafos que trabalham exclusivamente com animais de estimação.

Tenho alunos que estão se especializando só nesse nicho, tamanha é a procura de famílias que querem fazer ensaios dos bichinhos e apenas deles. 

Se por um lado a fotografia pet é um nicho promissor, por outro ela demanda paciência e muuuito amor pelos animais, que não param um segundo e têm peculiaridades bem diferentes dos humanos.

2. Fotos profissionais para redes sociais

Muito além de entretenimento, você sabe mais do que ninguém que as redes sociais são vitrines, usadas principalmente para divulgação profissional. 

Essa continua sendo uma tendência do mercado de fotografia fortíssima e natural para 2023, já que as pessoas usam cada vez mais as redes sociais para divulgar seus trabalhos e também para procurar outros profissionais. 

Esse cenário vem com duas oportunidades para fotógrafos:

A primeira é a fotografia corporativa e os ensaios de marca, principalmente para autônomos, como advogados, médicos, nutricionistas e vários outros prestadores de serviços, que precisam de fotos profissionais para divulgar seus trabalhos na internet

É um nicho cheio de demanda e que abre muitas portas, já que você pode ser marcado nas fotos e indicado pelos clientes dentro de seus perfis.

Outra oportunidade é incluir na sua entrega fotos editadas num formato mais leve, prontas para serem publicadas nas redes sociais.

Assim você agrega valor ao seu pacote, facilita a vida do cliente, mantém a qualidade do seu trabalho, evita cortes ou compactações erradas na sua foto e até aplicações de filtros que acabam com sua edição.

4. União do físico com o digital

Que o digital já é uma realidade você já sabe. Mas você está pronto para o metaverso e para imagens cada vez mais manipuladas por Inteligência Artificial?

Recentemente, os avatares do aplicativo Lensa tomaram conta do Instagram, transformando retratos em ilustrações mega realistas, utilizando apenas as fotos dos usuários. 

De vez em quando alguns desses aplicativos viralizam nas redes sociais, mostrando que a Inteligência Artificial entra quase que naturalmente na nossa vida, mexendo com o mercado digital e o da fotografia.

Já existem plataformas que geram imagens via comandos de texto, você sabia? Basta descrever detalhadamente a cena que a Inteligência Artificial cria a foto. 

Uma imagem inédita, inclusive com pessoas, sem nenhum intermédio humano ou de câmeras.

Tudo isso já vinha crescendo nos últimos anos e promete continuar sendo uma tendência do mercado de fotografia para 2023 em diante. 

O próprio Photoshop já faz um trabalho surreal de manipulação de imagens e a cada ano vem com uma novidade diferente que desafia a realidade. 

Em sua última campanha publicitária, a Louis Vuitton usou o programa pra “unir” os craques Cristiano Ronaldo e Messi em uma imagem, que acabou se transformando na foto mais curtida do Instagram até então.

5. Novidades do Photoshop em 2023

A Adobe mostrou que está coladinha na Inteligência Artificial assim que anunciou as novidades do Photoshop e do Lightroom pra 2023. 

A nova versão do Photoshop já reconhece automaticamente os elementos de uma imagem, desde o chão até o céu

Pelo Object Selection a gente pode selecionar qualquer área e cuidar de cada uma, sem saturar demais ou de menos as outras. Obrigada, Adobe! hahaha 

Outra funcão nova que eu amei foi a Delete and Fill Selection, que simplesmente faz o que promete: apaga qualquer elemento da foto e preenche a área selecionada com um conteúdo coerente com o restante da imagem. 

Perfeito para apagar aqueles detalhes inevitáveis ou que passaram batido na hora do clique e dão um trabalho danado na edição.

Quem trabalha com uma edição mais criativa foi presenteado por essa nova versão, que permite fazer sobreposições, molduras, adicionar elementos e movimentos às fotos, gerando imagens totalmente novas, além de GiFs  e vídeos

Até os menos criativos vão pirar! Vejo um potencial enorme nessa funcionalidade e como ela pode gerar valor em alguns nichos.  

Além de tudo, o novo Photoshop está mais automatizado, cada vez mais intuitivo (ótimo para iniciantes), menos cansativo e, pelo o que vi, vai melhorar bastante o fluxo de edição.

6. Novidades do Lightroom em 2023

Isis castro está sentada em frente ao seu IMAC fazendo a sua edição de fotos. Tendências do mercado de fotografia para 2023.

Se o Photoshop está cada vez mais completo, o Lightroom não fica para trás. Com essa nova versão, está bem mais autossuficiente.

Ajustes que antes só eram possíveis no PS reforçam a atualização do LR, que vem com funcionalidades capazes de remover objetos da imagem, identificar pessoas, partes do corpo e planos de fundo, podendo manipular cada camada separadamente. 

Eu, que sempre editei no Lightroom e só usava o Photoshop se precisasse de ajustes bem pontuais, acredito que essa necessidade vai ser bem menor, já que o próprio LR vai poder corrigir imperfeições, amassadinhos nas roupas e até tratamento de pele e dentes. Surreal!

As ferramentas estão cada vez mais completas, as tendências do mercado de fotografia para 2023 prometem ser ainda mais inovadoras. Quem está mais conectado, alimentando seu repertório e sua própria sensibilidade, sai na frente. 

Aqui no Blog Coisa de Fotógrafa você encontra todos os elementos para isso. E se você quer começar 2023 já colocando as metas em prática, veja quais são os 10 passos para ser um fotógrafo de sucesso, já nos próximos meses!

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: