Eu já tive o meu começo na fotografia e eu sei o quanto é horrível a insegurança e o medo de errar o tempo inteiro. Se você é novo por aqui no blog, eu sou Isis Castro, prazer! Sou fotógrafa de famílias e já faz nove anos que comecei na fotografia. Atualmente, com mais tempo de carreira (e com muuuito mais experiência!), eu consigo perceber as coisas que eu errei lá no começo que eu podia ter evitado. Neste artigo, eu vou trazer os 5 erros de fotógrafos iniciantes mais comuns de quem está começando nessa jornada.
Você vai saber por onde começar a corrigir esses erros e também se prevenir para que eles não aconteçam. Vamos lá?
Os 5 erros de fotógrafos iniciantes
Eu sei que errar no começo de qualquer coisa nova é extremamente comum.
Mas principalmente se tratando de um trabalho de fotografia, se você puder evitar, é melhor, não é? Assim você não vai ter tanto aquela sensação de insegurança.
E ahhh, você também vai poder ir para uma sessão ou para um evento em paz, porque sabe aquela parte você já dominou e teve um planejamento bem feito! Tem coisa melhor?
Para alcançar isso, continua aqui pra ver os 5 erros de fotógrafos iniciantes que você pode evitar:
1. Não treinar para dominar o equipamento
O primeiro erro é não treinar para dominar o equipamento.
Quando você não domina os seus equipamentos e não sabe extrair o máximo deles, você fica sem saber o que fazer na frente de um cliente.
É nesse momento que surgem todas aquelas inseguranças como: “como eu regulo a luz?”, “o que eu tenho que fazer agora?”. Se você passa por essa situação ainda, é hora de mudar isso, viu?! Vou te explicar o porquê:
Essa insegurança é transmitida para o cliente e ele pode até achar que você não sabe realmente o que está fazendo.
É nessa fase que os fotógrafos iniciantes também começam a ficar com aquela sensação eterna de que precisam trocar o equipamento para ter um resultado melhor.
Eu não vou ser hipócrita e dizer que um equipamento melhor não vai te ajudar ou que ele não tem funções melhores. Mas aqui vai uma dica de ouro: se você não souber extrair o básico do equipamento que você tem hoje, daqui a pouco você vai trocar o equipamento e não vai adiantar de nada.
É como se eu pegasse uma câmera incrível agora e colocasse na mão de uma pessoa que nunca estudou, que nunca soube interpretar a luz ou regular uma câmera. O resultado você já sabe, né?
É igual aquele ditado que diz: um bom fogão não faz um bom cozinheiro! Assim é na fotografia: um bom equipamento não faz um bom fotógrafo.
Inclusive…. eu sei que ninguém não gosta quando o cliente fala “Com essa câmera até eu”. No fundo, você sabe que além da câmera, tem o seu olhar e a sua criatividade.
As minhas dicas são: faça portfólios para treinar. Chame amigos, famílias, treine com objetos. Use a sua criatividade!
2. Não encarar a fotografia como um negócio
Um dos principais erros de fotógrafos iniciantes é não encarar a fotografia como um negócio. Isso é muito comum.
Muitas vezes a gente começa na fotografia como um hobby, mas depois reclama que o cliente não compra, que o cliente não valoriza, que ninguém conhece nosso trabalho, que ninguém te indica, que todo mundo cobra mais barato, que o concorrente copiou algo… Só que a verdade aqui é que você não desenvolveu uma empresa.
Você continuou sendo um “apertador de botão” e vai muito além disso. Você tem que atender bem os seus clientes, tem que se diferenciar, saber se divulgar corretamente, precificar corretamente…. Tudo isso é a parte de empresa. Vai além do que clicar e ter fotos bonitas para entregar para o seu cliente.
É muito importante que você desenvolva a sua fotografia como uma carreira e não apenas como um hobby. As pessoas só vão te valorizar se você se posicionar corretamente e se valorizar primeiro.
3. Não trabalhar com contrato
O terceiro erro extremamente comum de quem está começando na fotografia é: não trabalhar com contrato. Isso também está embutido no que falamos no último tópico. Se você não se preocupar com essas questões de empresa, não adianta reclamar que o cliente não chegou no horário, que o cliente desmarcou em cima da hora ou que o cliente deu calote. Grande parte dessa culpa é nossa quando não usamos contrato.
O contrato é muito importante para garantir os seus direitos e deveres, e o do cliente. É preciso ter definido: qual o horário que você tem que estar naquele trabalho? Qual dia? O que foi combinado? O que já foi pago? Quando vai ser pago o restante?
Vale mais a pena cuidar dessa parte chatinha agora para evitar dor de cabeça depois!
4. Não organizar os arquivos e fazer backup
O quarto erro eu já cometi muuuito no meu início. Tive que passar por muita dor de cabeça até aprender. Esse erro é: afobação com as fotos. Esses arquivos são os bens mais preciosos de cada trabalho. Talvez você esteja pensando “Como assim afobação com as fotos, Isis?”. Vamos lá:
- Você faz backup dos seus trabalhos?
- Chega em casa dos ensaios e coloca as suas fotos em mais de um local?
- Verifica se baixou todas as fotos e pastas?
- Ainda apaga fotos durante o próprio ensaio? (isso pode dar problema no cartão de memória!)
- Nomeia todos os arquivos da forma certa para não ter dificuldades de encontrar depois no seu computador?
Por isso, não se distraia na hora que você estiver fazendo o backup dos seus arquivos, porque essa é uma das partes mais importantes. Eu não desejo pra ninguém esse susto de perder um trabalho! Se organize e faça isso em um momento que você pode se concentrar para ter segurança e não ter problemas (já pensou o quanto isso pode sujar sua imagem no mercado?).
5. Não se planejar antes do trabalho
O quinto erro comum em fotógrafos iniciantes é não se planejar antes de um trabalho. Existem algumas coisinhas que a gente tem que acertar, tanto no nosso equipamento quanto com o cliente antes de uma sessão:
- Qual vai ser o horário das fotos e o endereço?
- Qual vai ser o ponto de encontro com o cliente? Você tem o número de telefone dessa pessoa?
- Você verificou se o seu equipamento está carregado?
- Checou se fez o backup do cartão de memória para não ficar apagando foto no meio do ensaio?
- Conversou com o seu cliente antes e entendeu o objetivo dele para aquela sessão?
- Orientou a roupa que o cliente deve ir? (Essa orientação pré-ensaio faz toda a diferença no nosso resultado final!)
- O que você precisa levar na sua bolsa de equipamento?
- Verificou se as baterias estão carregadas?
- Colocou o cartão de memória na câmera antes de chegar no ensaio?
- Passou uma mensagem para o cliente confirmando tudo o que foi combinado para ver se está tudo ok? É muito comum que os clientes esqueçam de alguns detalhes e a sua mensagem pode evitar esses problemas.
Então, se organiza e faz um checklist do que você precisa antes de ir para um ensaio. Não esquece, hein?!
A importância de investir em cursos de fotografia
No começo, a gente só olha para o equipamento, para qual notebook é melhor, para a lente nova que queremos, para qual cartão de memória é mais rápido….
Ao invés disso, a gente pode extrair o máximo do nosso equipamento atual e usar esse dinheiro de investimento para cursos que ensinam a ganhar dinheiro e atrair clientes.
Quando começar a ganhar mais dinheiro, aí sim você compra os equipamentos que tanto sonha!
Toda essa parte de estratégia de divulgação, vendas e atendimento, eu ensino dentro do meu curso Fotografia como Negócio. Lá a gente cuida de todas essas partes da sua empresa, até mesmo se você não estiver começando agora na fotografia.
O curso não é só para iniciantes ou só para quem é mais avançado, porque todo mundo tem algo interno para melhorar, seja para poder cobrar mais caro, para entrar no mercado ou para atingir um público-alvo de clientes que realmente tem mais a ver com os valores da sua empresa e que podem pagar o quanto você cobra.
Se você quer ver mais dicas que vão te ajudar na sua jornada como fotógrafo, me segue lá no Instagram!
Esse texto também está disponível em vídeo, no meu canal do YouTube [5 erros de fotógrafos iniciantes]
Espero que vocês tenham gostado desse artigo! Agora me conta aqui nos comentários: você já cometeu esses erros de fotógrafos iniciantes? O que você vai passar a fazer a partir de agora que aprendeu como evitar esses problemas? Quero muito saber isso de vocês ♥
Beijoss,
Isis.