Coisa de Fotógrafa
melhor notebook para edição de fotos

Qual o melhor notebook para edição de fotos?

melhor notebook para edição de fotos

Você sabia que é importante entender qual é o melhor notebook para edição de fotos no quesito qualidade, velocidade e fidelidade de cores? Não? Vou te explicar:

Sabe quando você não aguenta mais seu notebook agarrando o seu fluxo de trabalho com programas lentos e travados, ou vive quebrando a cabeça com as cores da sua edição que aparecem diferentes em cada tela que passam? (Fica por aqui pra aprender como mudar isso!)

Isso acontece porque para manter um processo de trabalho mais ágil e produtivo, suas ferramentas de trabalho precisam facilitar esse caminho. 

Nesse artigo, você vai descobrir como escolher o melhor notebook para edição de fotos!

O que precisa ter um bom notebook para edição de fotos?

Com milhares de fotos pra editar, você senta de frente para um computador com alguns programas de edição aberto, alguns arquivos de presente sendo baixados, e seu canal de mensagens minimizado para acompanhar os atendimentos.

Assim que começa o upload das imagens, TUDO trava. A expectativa para terminar esse processo parece uma eternidade. O programa de edição fecha sozinho.

Depois de toda essa dor de cabeça, você finaliza algumas imagens e decide passar pro seu celular para conferir as cores e parece que está tudo totalmente diferente do que você viu na tela do computador. 

Se identificou?

Existem alguns detalhes técnicos que você deve levar em consideração na hora comprar um bom notebook para edição de fotos.

Eles vão ser super importantes e farão toda diferença no seu processo de edição.

Isso vai te economizar algumas horas de trabalho sem precisar ficar quebrando a cabeça para alcançar a “cor certa” e esperando os programas abrirem, carregarem, destravarem e salvarem seu trabalho.

Tela IPS

A tela IPS é um tipo de tela que traz uma maior garantia de que a luz emitida pelo monitor vai ser distribuída de forma igual, independente da direção em que esteja sendo vista.

Ou seja, o ângulo de visão é mais amplo. As cores também são mais fiéis, porque se você enxerga diferentes luzes e cores de cada ângulo em que olha, vai ser muito mais difícil ajustar as configurações das suas edições.

Fidelidade de cores

Uma das chaves para escolher um bom notebook para edição de fotos também está em verificar se o seu novo computador tem uma boa porcentagem do espaço de cores sRGB.

Minha indicação é que você procure por computadores que tenham essa taxa acima de 90%. 

Se não for fácil de achar essa informação nas descrições dos produtos, procure em fóruns ou grupos sobre o assunto pra saber direitinho.

Placa de vídeo potente

Também não dá pra esquecer que você vai lidar e trabalhar com programas e (muitos) arquivos pesados.

Então, um bom notebook para edição de fotos precisa ter uma placa de vídeo dedicada. Ela vai ser responsável por permitir que tudo rode de forma efetiva sem travar, desligar, esquentar e te dar dor de cabeça.

Memória RAM alta

Outra peça super importante que vai te permitir trabalhar com várias janelas e abas abertas, fazendo várias atividades ao mesmo tempo, é a memória RAM. 

Por isso, minha indicação é que você procure por computadores que tenham mais de 8GB de memória RAM.

Aí você vai conseguir responder direct e comentários no seu perfil profissional do Instagram, continuar com seu canal de mensagens aberto fazendo atendimento, pesquisar referências no Pinterest – enquanto seus programas de edição também estão funcionando!

Armazenamento SSD

O ssd é um tipo de armazenamento mais rápido do que o tradicional HD. Então, é mais um fator que também contribui muito para evitar que seu computador trave durante suas tarefas.

Um bom processador

Ter um bom processador é outro componente do combo que vai te dar um ótimo notebook para edição de fotos que: aguenta os programas de edição necessários, suporta os arquivos grandes de imagens e aguenta o fluxo de atividades simultâneas. 

Eu indico todos os processadores dos iOS da Apple ou então da Intel, do i5 pra cima.

Requisitos necessários para Adobe Lightroom e Adobe Photoshop

Os programas mais utilizados pelos fotógrafos para edição das fotos são o Lightroom, para ajuste de cores e configurações, e o Photoshop, para retoques de pele e cenário. 

Para que eles funcionem de forma eficaz, existem alguns requisitos mínimos que o seu notebook para edição de fotos precisa atender, seja no sistema Windows ou no MAC OS (computadores da marca Apple). 

Entre aqueles detalhes importantes que listei acima para você se atentar durante a escolha de um notebook para sua edição, a Adobe também mostra quais são os requisitos mínimos que eles devem ter para o bom funcionamento de seus programas. 

Fica de olho!

Adobe Lightroom

Windows:

  • Placa de vídeo: GPU com suporte DirectX 12 e 2GB de VRAM
  • Memória RAM: mínimo de 8GB
  • Processador: Intel ou AMD compatível com 64 bits e SSE 4.2 ou processador de no mínimo 2 GHz
  • Sistema operacional: Windows 10 (64 bits) versão 20H2 ou superior

Mac OS:

  • Placa de vídeo: GPU compatível com Metal e 2GB de VRAM
  • Memória RAM: mínimo de 8GB
  • Processador: Processador Intel® multicore com suporte a 64 bits
  • Sistema operacional: macOS Big Sur (versão 11.0) ou posterior

Adobe Photoshop

Windows:

  • Placa de vídeo: GPU com suporte DirectX 12 e 1.5 GB de memória de GPU
  • Memória RAM: mínimo de 8GB
  • Processador: Processador Intel® ou AMD multicore (processador de 2 GHz ou mais rápido com SSE 4.2 ou posterior) com suporte para 64 bits
  • Sistema operacional: Windows 10 64 bits (versão 20H2) ou posterior

MACOS:

  • Placa de vídeo: GPU compatível com Metal e 1.5 GB de memória de GPU
  • Memória RAM: mínimo de 8GB
  • Processador: Processador Intel® multicore (processador de 2 GHz ou mais rápido com SSE 4.2 ou posterior) com suporte para 64 bits
  • Sistema operacional: macOS Big Sur (versão 11.0) ou posterior

Você também pode visitar o site da Adobe se quiser checar os demais requisitos pro Photoshop e do Lightroom, beleza?

Como escolher o melhor notebook para edição de fotos?

Existem algumas opções que atendem os requisitos de um bom notebook para edição de fotos, e você não precisa ficar em dúvida para fazer esse desempate.  

Depois de verificar se o computador possui tudo que você precisa para um fluxo de trabalho eficaz, você deve começar a pensar em outros pontos.

É super importante pensar: qual é o seu orçamento? Quanto você pode investir? Qual tem o melhor custo-benefício? 

Se nenhum deles couber no seu bolso, uma boa solução é procurar por opções mais em conta, por mais que não cumpram todos os requisitos que você busca.

Nesse caso, escolha aquele que tem o maior número de atributos – entre aquelas características importantes de um bom notebook para edição de fotos que citei antes – ou que pelo menos atenda a sua maior exigência.

Por isso que, apesar de às vezes ser chato, é importante entender um pouco desses detalhes técnicos.

Assim, você sabe exatamente o que priorizar, entende seus critérios de escolha e não desperdiça dinheiro.

Top 5: melhor notebook para edição de fotos

Depois de analisar as características de um bom notebook para edição de fotos, é hora de escolher o seu notebook.

Com a minha experiência pessoal e algumas pesquisas sobre opções que mais agradam os fotógrafos, listei 5 ótimas alternativas para você escolher um bom notebook para edição de fotos:

iMac ou Macbook

macbook para edição de fotos

Esses sempre vão ser minhas primeiras indicações! 

Minha rotina se transformou depois que eu consegui adquirir um notebook da Apple. Nunca mais precisei calibrar a tela, haha!

Tanto o iMac quanto o Macbook são boas opções no quesito agilidade, durabilidade e fidelidade de cores

É um investimento alto! Por isso, é importante levar em conta o seu orçamento também no momento da escolha para não sair atropelando tudo, beleza?

Inspiron 15 da DELL

A maioria dos modelos dessa linha possuem mais de 8GB de memória RAM e todos possuem processadores da Intel.

É uma ótima opção quando se fala de custo-benefício, porque vários dos modelos atendem todos os requisitos para ser um bom notebook para edição de fotos e com um valor bem em conta comparado ao custo médio do mercado. 

As telas também são bem grandes. Essa visão ampla das imagens ajuda muito no processo de edição. Afinal, você não deixa passar nenhum detalhe.

Avell HYB ou MOB

notebook avell

Essas duas linhas da marca Avell são indicadas especialmente para fotógrafos, pois trabalham muito bem programas e softwares como Photoshop, Lightroom, After Effects e Corel Draw.

Eles contam com gráficos incríveis, opções com memória RAM expansível e também tem capacidade de armazenar projetos grandes (imagina não precisar sempre se preocupar com o tamanho dos arquivos? hehe).

Acer Aspire 5

acer aspire 5 notebook para edição

O Acer Aspire 5 é outra sugestão maravilhosa para você que prioriza o custo-benefício na busca por um bom notebook para edição de fotos.

Alguns dos modelos carregam processadores da Intel i5 e i7, como os que te indiquei antes por aqui. Eles vão te permitir usar o notebook para tarefas simultâneas e programas mais pesados sem ficar agarrando.

Além da boa velocidade devido ao armazenamento SSD expansível, eles também possuem uma ótima durabilidade – e a gente não quer um aparelho descartável, né! – por causa das possibilidades de atualização das configurações.

Lenovo IdeaPad

Essa é uma linha bem democrática, com modelos básicos até intermediários. 

Para quem trabalha com fotografia, indico que procurem pelos modelos intermediários que oferecem processadores mais avançados, como Intel i5 e i7.

Uma ótima sugestão seria o Lenovo IdeaPad S145, que além de ser um modelo com recursos mais desenvolvidos, possui tela grande, antirreflexo e com abertura de 180º.

Os modelos também são bem acessíveis, então fica de olho e anota aí nas suas opções!

Samsung Book S

Essa linha é super atual para os fotógrafos que não abrem mão da praticidade de poder trabalhar em qualquer lugar.

São leves, finos, com tela touch, sensível à luz externa – ou seja, o brilho da tela se adapta conforme a mudança de ambiente.

Além disso, a promessa é de uma ótima duração de bateria, evitando que você fique preso na tomada o tempo inteiro.

Sem falar do processador Intel i5 e da memória RAM de 8GB.

E se um bom notebook para edição de fotos ainda não resolve seu problema, e você ainda não sabe onde está errando, dá um olhada aqui nos 5 sinais de que você precisa melhorar sua edição.

 

Isis Castro

Isis Castro

Fotógrafa lifestyle de famílias e criadora do Coisa de Fotógrafa. Minha missão agora é compartilhar todos o conhecimento que adquiri e o que eu gostaria de te aprendido lá no início, incluindo erros e aprendizados.

Você também pode gostar

O fundo infinito para fotógrafos é um elemento que pode transformar completamente a composição de uma foto. Ele permite fotografar sem limitações e interferências de um cenário externo. Você pode criar livremente com foco no...

Tá com a câmera novinha aí na mão, já leu o manual, mas ainda não sabe como configurar a Câmera DSLR e o que fazer primeiro antes de começar a fotografar? Nesse artigo, eu vou...

Provavelmente você sabe que a lente 50mm é o xodó de muitos fotógrafos ou está percebendo que ela é a queridinha mas ainda não entendeu o porquê, né? Mas existem mesmo alguns motivos......

Se você está começando agora na fotografia e está procurando um novo equipamento, com certeza já ouviu falar sobre as câmeras full frame e sobre câmeras com fator de crop. Vários aspectos devem ser levados...

Quer viver de fotografia?

Receba estratégias e segredos de bastidores direto no seu e-mail

Ao usar seu e-mail para receber nossa newsletter você declara que concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Nossa newsletter