Quanto menos segurança você tem na sua fotografia e clareza sobre o seu estilo de edição de fotos, esses sinais ficam cada vez mais evidentes.
Eu sei que, em qualquer fase da carreira, você quer entregar as fotos mais incríveis para os seus clientes, mas talvez você esteja cometendo alguns erros na edição de fotos que você nem se dá conta e muito menos sabe como corrigir.
Neste artigo, você vai descobrir como melhorar a sua pós-produção e edição para valorizar ainda mais as suas fotos e melhorar sua entrega.
A importância da edição na fotografia
Primeiro, você precisa saber que a edição de fotos faz parte da sua fotografia.
Ela deve ser pensada até antes de fazer as fotos, porque o resultado final depende muito do seu atendimento, do contato com o cliente, a orientação das roupas, a locação, o horário… e depois a forma que você conduz o ensaio também vai influenciar o seu trabalho na edição.
Uma pós-produção bem feita, que é o que você faz depois das fotos, vai valorizar ainda mais seu resultado.
Nesse processo, você também pode corrigir alguma coisa ou outra que não tava perfeitinha na hora da foto e entregar um trabalho impecável para a cliente.
5 sinais de que você precisa melhorar a sua edição de fotos
Agora que você já sabe como é importante cuidar dessa parte antes mesmo de sentar pra editar, eu listei alguns erros que são comuns na edição de fotos e prejudicam muito o resultado final.
Existem 5 sinais de que você precisa melhorar sua edição na fotografia. Veja se você se identifica algum e saiba como evitar os próximos erros:
1. A sua seleção de fotos não é boa
Esse é um erro que eu percebo bastante nos meus trabalhos antigos.
Eu pensava mais em entregar muitas fotos para as clientes, com mais volume, do que com a qualidade.
Com isso, eu acabava entregando várias fotos iguais e outras não tão legais.
Tudo por conta de uma curadoria executada da forma errada ou sem o cuidado necessário na hora de selecionar as fotos.
Esse é um processo que está dentro da etapa de pós-produção e começa antes da edição propriamente dita.
Uma boa curadoria é importante para filtrar fotos repetidas, aquelas com errinhos técnicos, de direção, enquadramento, ou até mesmo um olhar ou uma roupa mal ajeitada do cliente, sabe?
Cuidar dessa parte é essencial para o seu trabalho como um todo.
Tanto para reduzir a quantidade de fotos, facilitando o seu trabalho na edição, quanto para você entregar as melhores fotos para o seu cliente.
2. Você faz cortes e enquadramentos sem atenção
Eu ia escrever sobre fazer cortes errados, mas nesse caso o erro é relativo, porque cada fotógrafo tem seu estilo e jeito de fazer, né?
O erro aqui é pecar por falta de atenção.
Na hora de fotografar e de editar, às vezes acontece alguns cortes mal posicionados, cortando as mãos, o cotovelo, fazendo um corte no meio das pernas, por exemplo, que deixam a foto super estranha.
Sabe aquela foto que você olha e não entende porque não gosta? É bem possível que o motivo esteja no corte ou no enquadramento que gerou uma sensação esquisita.
Ajustar o enquadramento é algo que parece simples, mas tem o poder de potencializar ainda mais a mensagem das suas fotos. Então não pula essa etapa!
3. Exagero em tudo
Assim como eu trouxe no ponto anterior, cada um faz sua foto da forma que prefere.
Mas tem fotógrafo que exagera na edição de fotos por falta de senso estético. Pessoas que vão no automático, sem refletir muito sobre a cor que querem, porque não entendem muito bem o próprio estilo.
Acontece também de você tentar reproduzir alguma referência e acabar exagerando e passando do ponto, transformando o rosto da pessoa ou até o tom de pele somente porque você queria que o céu ficasse mais azul.
Dá para evitar o excesso de saturação mexendo no HSL, trabalhando cores específicas, ao invés de ajustar a saturação da foto inteira.
Outra solução para essas marcações mais pontuais é usar as máscaras e os filtros radiais. Com eles, você consegue fazer uma edição apenas num ponto específico, sem precisar mexer na foto toda com um único comando.
Se você ainda não encontrou o seu próprio estilo, é importante observar tudo para identificar qual é o limite da sua edição, do que você gosta. Assim você já evita bastante exagero e consegue ter uma visão melhor do que precisa ser feito.
4. Não toma cuidado com o tratamento de pele
No mundo da fotografia existe a liberdade criativa. Então existem diferentes tipos de edição de fotos.
Algumas que focam muito na perfeição, no tratamento da pele, e outras que buscam uma foto mais natural e fiel à realidade.
Eu sei que é muito comum, principalmente no início, ter o olhar pouco treinado e passar do ponto.
Por isso, é importante sempre desenvolver sua fotografia e aprimorar a sua técnica para não correr o risco de alterar demais a pele ou mexer em algo que a cliente não gostaria.
Toma muito cuidado para não modificar o rosto e o corpo da pessoa, a ponto de deixar artificial, plastificado e sem textura, acabando com a naturalidade.
Não importa se o seu estilo na fotografia é mais voltado para edição de pele ou é mais natural. De qualquer forma, você precisa cuidar disso e apurar seu olhar para não cometer erros que podem acabar com a imagem do cliente e com a sua como fotógrafa.
5. Depende só de Presets
A dor de muitos fotógrafos é ficar horas editando, procurando a cor perfeita e, mesmo assim, não chegar onde realmente gostaria. Os presets ajudam muito nessa etapa da edição de fotos, pra você ter um estilo padrão no trabalho como um todo.
Só tem um problema. Não existe preset no mundo que vai fazer um milagre na sua foto, por isso você não pode depender 100% deles.
Existe um conjunto de coisas: estilo, cor, pré-sessão, direção e o domínio das ferramentas de edição… o preset entra apenas como um complemento, para as suas fotos ficarem do jeito que você gosta.
É por isso que, até pouco tempo atrás, eu não liberava (nem vendia) meus presets. O uso deles só faz sentido quando você já consegue fazer com mais tranquilidade todo aquele combo pra foto perfeita.
Eu liberei meus presets só agora, depois de 10 anos de carreira, dentro da Certificação de Fotografia MOVE, inclusive com tutorial de uso. Somente junto com o conteúdo passo-a-passo que tem no MOVE é que o preset vai fazer o efeito que a gente busca.
Além de um módulo inteiro sobre pré-sessão, para facilitar o processo desde o início do trabalho e agilizar o fluxo na hora de editar de verdade, os alunos também aprendem a dominar a edição de fotos.
Se você quer aprender mais sobre direção e também sobre edição de ensaios e eventos comigo, na prática, eu recomendo muito a Certificação MOVE. Além de ser muito completa, é uma formação que atende a todos os critérios que você precisa ter (e que eu sempre oriento) na hora de escolher um curso online de fotografia.