Lightroom ou Photoshop: qual a melhor opção para editar fotos?

lightroom ou photoshop: qual é melhor

Vira e mexe essa pergunta revisita o pensamento de fotógrafos que querem entregar um trabalho de qualidade: Qual é o melhor programa pra editar minhas fotos? Lightroom ou Photoshop?

De primeira, já posso te dizer que não existe resposta única. Lightroom e Photoshop são, definitivamente, os programas mais utilizados e funcionais para edição e pós-produção de imagens. 

Mas, dificilmente apenas um dos dois vai conseguir atender plenamente todos os fotógrafos do mundo, porque temos trabalhos, estéticas e objetivos diferentes.

Tudo bem que com as atualizações dos softwares, esses programas estão cada vez mais completos e auto suficientes. Mas, o que você precisa saber é qual é o melhor pro seu estilo de fotografia. Ou, quando é melhor usar um ou outro, dependendo de cada projeto. 

Este artigo vai te ajudar a encontrar essas respostas! Afinal, qual programa escolher pra cada momento ou projeto, pra deixar suas fotos cada vez mais bonitas e cheias de personalidade.

Vamos começar pelo básico:

O que é Lightroom?

O Adobe Lightroom é um programa de gerenciamento de imagem e vídeo, capaz de ler todos os dados do arquivo. 

No caso de uma foto, ele capta automaticamente a marca, o modelo da câmera, a data e hora da captura, além dos EXIFs (ISO, velocidade do obturador, abertura, balanço de branco e tudo mais). 

Essas informações ficam gravadas em um catálogo, um banco de dados dentro do próprio Lightroom.

Nesse catálogo, é possível adicionar outras informações em cada foto, como palavras-chave, bandeiras e classificações de estrelas. 

Essa funcionalidade contribui bastante pro fluxo de edição, porque fica muito fácil classificar várias fotos de um único trabalho, por exemplo. 

Além disso, ele ajuda a escolher as melhores para editar e depois exportar, em maior ou menor qualidade, de acordo com o destino de cada foto. 

O Lightroom também tem um conjunto de ferramentas de edição, como correção de cor, cortes e outros ajustes, de forma bem intuitiva, dando muito mais agilidade pra quem vai editar um pacote grande de fotos. 

5 sinais de que você precisa melhorar a sua edição de fotos!

O que é Photoshop?

Já o Photoshop, além de ser um software de edição de fotos, é um programa de manipulação e criação de imagens dos mais diversos tipos.

Por isso, ele é muito utilizado por designers, arquitetos e publicitários, além de fotógrafos.

Pra fotografia, o Adobe Photoshop possui recursos capazes de alterar o corpo e a pele de uma pessoa de forma bastante realista (ou muito falsa, se esse for o objetivo).

Ele também reconhece e manipula elementos de uma foto de paisagem, por exemplo.

É um ótimo programa para corrigir ou apagar aqueles detalhes inevitáveis que passaram batido na hora do clique e dão um trabalho danado na edição.

Essas funcionalidades ficam ainda mais evidentes a cada nova versão do PS, que sempre vem atualizada com uma pitadinha a mais de Inteligência Artificial.  

Lightroom e Photoshop: Semelhanças e diferenças 

Apesar de serem muito usados por fotógrafos do mundo inteiro, pertencerem à mesma marca (Adobe) e estarem cada vez mais completos, o Lightroom e o Photoshop são diferentes. 

Entender essas semelhanças e diferenças vai te ajudar a escolher o programa certo pra cada momento ou definir o seu queridinho na edição de fotos.

Ambos servem pra alterar, ajustar e melhorar suas fotos, aceitam vários tipos de arquivos (RAW, JPEG, PNG, TIFF).

Os dois também possuem opções e efeitos de edição parecidos, que permitem que você faça de tudo: desde edições básicas como compactação e ajuste da exposição, até alterações mais avançadas, como trabalhar com pincéis, curvas de tom, e filtros graduados. 

O Lightroom é mais focado no fluxo de edição, excelente pra quem trabalha com um volume maior de fotos e precisa ajustar luz e cor. 

Ele gerencia um grande número de imagens, mantendo-as organizadas em um só lugar. 

Já o Photoshop é focado nos detalhes, com mais recursos de manipulação e tratamento de imagens. É uma ferramenta super avançada de correção, mas que não cataloga, de forma tão organizada quanto, as centenas de imagens que você edita em um único lote.

Outra grande diferença é que, no Lightroom, todas as fotos editadas são salvas em um único catálogo, com arquivos relativamente leves

No Photoshop, todas as alterações são salvas em arquivos únicos (em PSD) para cada imagem que você editar, ocupando muito mais espaço em seu HD.

Com qual é melhor começar? Lightroom ou Photoshop?

Isis castro está sentada em frente ao seu IMAC fazendo a sua edição de fotos

A escolha vai depender do seu estilo de trabalho!

Se na sua fotografia, você busca ter um super tratamento de pele, fazer edições mais manipuladas, como trocar fundo de foto, montagens, remover pessoas ou objetos, trabalhar com sobreposição… o Photoshop é o mais indicado

Conheço muitos fotógrafos que só trabalham com o PS.

Se você lida com um grande volume de fotos, fotografando casamentos, festas infantis, ensaios, e a sua edição não foca tanto na parte de manipulação e sim mais em ajustes de luz e cor, o Lightroom é o melhor pra você

É o que eu mais uso na minha empresa de fotografia lifestyle e de eventos infantis. Eu edito 99% das coisas no Lightroom, mas quando preciso de alguma alteração mais específica e trabalhosa na foto, finalizo no Photoshop. 

Eu, inclusive, mostro todo o meu fluxo de edição no MOVE, minha Certificação de Fotografia.

Se você é fotógrafo amador ou profissional e deseja uma ferramenta que permita editar intuitivamente, organizar e que permita compartilhamento fácil em redes sociais, o Lightroom deve ser sua melhor aposta.

Se quiser um programa que propicie alterações de imagem mais detalhadas, e não tenha necessidade de trabalhar com grandes quantidades de arquivos, o Photoshop vai te atender melhor.

Isso tende a mudar com as novas atualizações tanto no LR quanto no PS.

A versão 2023 do Lightroom já vem com alguns ajustes que antes só eram possíveis no Photoshop.

Alguns exemplos são: remoção de objetos da imagem, identificação de pessoas, partes do corpo e planos de fundo. 

Eu, que sempre editei no Lightroom e só usava o Photoshop se precisasse de ajustes bem pontuais, acredito que essa necessidade vai ser bem menor.

Afinal, o próprio LR vai poder corrigir imperfeições, amassadinhos nas roupas e até tratamento de pele e dentes. Incrível!

Qual é mais indicado para a minha profissão?

O Lightroom sempre foi mais específico para fotógrafos, amadores ou profissionais.

Isso porque ele é útil em todas as etapas da fotografia, desde a importação das fotos do cartão de memória da câmera, passando pela curadoria, até o momento da edição e da impressão. 

Outra vantagem é a organização, voltada pro fluxo de trabalho de um fotógrafo. 

As últimas novidades apresentadas pela Adobe reforçam que o Lightroom vem sendo atualizado de forma a atender cada vez mais as necessidades de quem trabalha apenas com fotografia

As novas versões tendem a ser cada vez mais autossuficientes. 

Mesmo assim, edições complementares ainda podem ser feitas no Photoshop, se você tiver os dois programas.

O Photoshop é, disparado, o mais indicado pra profissionais de publicidade, marketing, arquitetura, design e arte, porque tem funcionalidades imbatíveis, que nenhum outro software consegue atender hoje.

Ele possibilita edições mais complexas e a criação de imagens e peças de divulgação ou demonstração. 

Quanto custa a assinatura do Lightroom?

Para editar fotos no Lightroom você precisa assinar a licença da Adobe. 

Hoje, o Plano Anual do LR, com 1 TB de armazenamento, vale R$43,00 por mês. 

Mas, por tudo que você já leu até aqui, fica claro que o combo Lightroom e Photoshop abrange absolutamente todos os ajustes que você precisa fazer pra ter uma edição perfeita

Os dois juntos se complementam muito bem! 

Você pode nem precisar do PS nesse momento, mas vale a pena ter os dois no seu computador, caso precise de alguma função que o LR não tem.

Além disso, vale ressaltar que o Plano LR + PS sai pelo mesmo valor do Lightroom sozinho.

Se tiver na dúvida, você tem direito a 7 dias gratuitos pra testar o que funciona melhor pra você. No site da Adobe tem todas as informações. 

Seja qual for a sua escolha e o seu momento na fotografia, entender e desenvolver o seu próprio estilo de edição é o mais importante pra alcançar os resultados e o reconhecimento que você deseja nessa área. 

Você pode ser iniciante, experiente ou apenas amar fotografia, busque sempre a sua maneira de editar fotos de forma harmônica e autêntica. Aqui nesse outro artigo eu te mostro como fazer isso. 

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: