Site e blog para fotógrafo - Importância e porque ter os dois | Coisa de Fotógrafa

Site e blog para fotógrafo – Importância e porque ter os dois

site e blog para fotografo coisa de fotografa

Como trabalhamos com imagens, a internet é um espaço perfeito para divulgarmos nosso trabalho, mas esquecemos do potencial que um site e blog para fotógrafos pode ter, já que temos tanta praticidade com as redes sociais. 

Nesse artigo você vai:

  • Entender a importância de um site e blog para fotógrafos;
  • Qual a diferença entre site e blog;
  • Como fazer e porque é interessante ter os dois.

São dúvidas bem comuns, tanto de iniciantes quanto para quem já está há tempos no mercado mas ainda não tem site. Adicionei também algumas dicas que considero importantes para um site lindo e bom de navegar.

Para quase todos os mercados, quem quer ter uma página na internet normalmente decide se vai fazer um site ou um blog. Um restaurante ou um hotel teriam um site, e uma pessoa que quer compartilhar dicas de viagens optaria pelo formato de blog.

Maaaaas… Para nós, fotógrafos, é diferente.

Tem que ser um pouquinho mais difícil pra gente, né? Facilitar pra quê!? ahaha

Para fotógrafos é muito interessante que tenhamos os 2, ao invés de optar por ter um site OU um blog.

O que diferencia site e blog?

Basicamente a forma como o conteúdo vai ser exposto e a interação que ele vai permitir com o público. O site tem o principal objetivo de mostrar o melhor do seu trabalho e informar sobre você e seus serviços de maneira objetiva.

Já no blog podemos ter uma interação maior com o público através de comentários nos posts e podemos mostrar mais fotos de cada trabalho, permitindo que o público conheça melhor o que fazemos. O blog faz com que seu público te acompanhe mais também, já que a frequência de posts é maior.

Antes de explicar as diferenças: Para ambos, é necessário comprar o domínio e a hospedagem. Ao criar um site os arquivos ficam guardados em um servidor e esse armazenamento é a hospedagem. É como um computador central, que vai permitir que seu site fique disponível 24h por dia na internet. E o domínio é o seu endereço na internet, depois do “www”, sabe? Como o nosso aqui www.coisadefotografa.com. O “coisadefotografa” é o nosso domínio e você precisa ter o seu também para que te encontrem e consigam acessar seu site/blog. E, você já deve saber, mas não custa avisar: não existe a possibilidade de utilizar um domínio repetido, ou seja, já existente.

Então, é legal garantir o quanto antes o domínio com o seu nome/nome da sua empresa (mesmo que você não faça/bote seu site no ar agora. Já guarda o domínio que deseja).

O domínio na maioria dos sites é pago anualmente, em torno de R$49-59, e a hospedagem é paga mensalmente (ou plano anual) e varia de preço de acordo com o servidor escolhido.

Para nós, fotógrafos, é muito importante que o site seja: rápido, responsivo e esteticamente bonito.

  • Rapidez: Como as fotos são pesadas (mesmo que não coloquemos em alta) a rapidez do site é essencial pra que o cliente não fique horas esperando carregar tudo. 
  • Responsivo: Significa que o site se ajusta/modifica de acordo com a plataforma usada. Ou seja, em tablets, celulares, computador e notebooks de diversos tamanhos. Sendo responsivo sua aparência e a disposição das coisas ficará boa de acessar em telas diferentes sem perder o formato ou piorar a navegação.
  • Estética: Alinhe o visual do site com seu estilo de trabalho e elabore-o para que valorize as imagens.

Quais as vantagens de ter um site e blog para fotógrafo?

Diferente de anúncios físicos (como em revistas) ou portfólios impressos, com a internet qualquer pessoa navegando na internet, pesquisando por fotógrafos, pode achar seu site de forma orgânica, principalmente através do Google.

Dica: O Google e outros sites de busca não “leem” imagens, então, os sites são ranqueados através de palavras-chave. Essas palavras chaves podem/devem estar no nome dos posts, no nome dos arquivos de imagens que estarão no post, o corpo do texto que você fará para contar como foi aquele trabalho, tags, etc. Portanto, sempre lembre de incluir palavras que ajudem seu cliente a te encontrar.

Por exemplo um ensaio de noivos no Rio de Janeiro. O que um casal de noivos buscaria no Google ao pesquisar por fotógrafos? Palavras como “ensaio de casal”, “noivos”, “fotógrafo rio de janeiro” são super pesquisadas pelo seu público alvo.

Então, ter também o blog (ao invés de só o site convencional) é muito bom em relação ao SEO e essas palavras chaves que expliquei. Como o blog é atualizado com mais frequência, tem mais texto, as vezes artigos voltados para o seu público, com isso, seu site fica melhor “posicionado” nos sites de busca.

Que “menus” são importantes para o site? E pro blog?

O blog é bem aquela página separadinha por trabalhos, com um textinho rápido contando sobre aquele dia e em seguida as fotos, então não tem um menu/abas/categorias.

Já no site acredito que 6 abas são importantes:

  • Home: que vai ser a página inicial do seu site, ou seja, a primeira página que seus clientes irão ver ao acessar. Capricha bem nas imagens nessa parte. Escolhe as favoritas das favoritas!
  • Sobre: nessa página você conta sobre você e sua empresa. Gosto de recomendar que tenha uma foto sua, de rosto e/ou trabalhando, e também um breve texto contando um pouquinho sobre seu estilo e sua forma de trabalho.
  • Categorias/Portfólio: No blog você vai botar vários trabalhos por completo, já aqui no site você vai criar categorias para dividir suas áreas de atuação. Por exemplo: famílias – bebês – gestantes – eventos infantis. Dessa maneira as pessoas acessam a parte que tem interesse e veem os tipos de trabalhos de maneira mais organizada, conhecendo melhor seu estilo em cada um deles.
  • Blog: Ter uma aba que leve até o blog, já que a página principal de acesso normalmente é pelo site. Dessa maneira a pessoa vê o seu site, conhece sua empresa, vê suas fotos favoritas e depois acessa o blog, para ver mais de cada trabalho.
  • Contato: Uma página onde as pessoas interessadas possam te escrever, solicitar orçamentos, tirar dúvidas, etc. Nessa página é importante pedir algumas informações da pessoa, como nome, email e telefone (opcional). Também coloque um campo para escolher o tipo de trabalho que deseja orçamento. Eu coloco também um espaço para observações, assim a pessoa pode escrever algo a mais que deseje, ou me contar mais sobre o que espera do trabalho. Ah! Um campo “Onde conheceu meu trabalho” também é ótimo para identificar de onde os clientes estão vindo.
  • Depoimentos: É muito bom separar um cantinho para ter “provas sociais” do seu trabalho. Recados, vídeos, textos de pessoas que já te contrataram e recomendam seu serviço.

Ah! E não esquece de colocar botões de compartilhamento para as suas redes sociais de trabalho.

Publico todas as fotos nas categorias do site?

Na minha opinião, no portfólio tem que estar as melhores fotos! Selecione com carinho as melhores, dos melhores trabalhos, que tenham mais do seu estilo e com o que deseja vender, e também as que mostrem seu potencial como fotógrafo(a).

Gosto de colocar fotos de trabalhos diferentes nessa parte. Para mostrar em pouco tempo vários trabalhos de uma mesma categoria.

Caso esteja começando agora e não tenha tantos trabalhos para mostrar no site ainda, tudo bem. Coloque os que tiver e com o tempo vá adicionando fotos de novos trabalhos. Mas, para não começar o site sem muito o que mostrar, te recomendo fazer alguns trabalhos de portfólio para adicionar no site e deixar bem lindo desde agora.

Quantas fotos e com qual frequência postar no blog?

site e blog para fotografo coisa de fotografa

Não que o meu blog esteja sempre rigorosamente atualizado nessa frequência, mas eu adoro publicar 2 vezes por mês. Você pode fazer assim, ou 1x por mês, ou semanalmente…

Mas, não existe um padrão ou uma regra pra frequência de posts, nem para a quantidade de fotos por post. Gosto de dar um respiro entre uma publicação e outra, mas também não fico tanto tempo sem algo novo por lá.

E outra coisa: por mais que o blog seja atualizado com mais frequência, não esqueça de manter seu site sempre atualizado com seus trabalhos. Canso de ver sites (nem só de fotógrafos) com fotos antigas, desatualizadas e sem mudar o visual do site de acordo com os anos, e isso diminui significativamente a probabilidade do cliente se interessar.

Para o conteúdo, minha recomendação é: ao escolher um trabalho para montar um post (ex: uma festa infantil), selecione fotos de começo, meio e fim da festa, para dar continuidade e mostrar o trabalho por completo, mesmo que sem colocar toooodas as fotos entregues ao cliente. Escolha fotos da criança chegando, da criança com os pais, da decoração, das brincadeiras e do parabéns, assim, as pessoas que te acompanham e os seus futuros clientes vão conseguir ver um ótimo resumo da festa e também saber como é o seu trabalho do início ao fim.

Antes das fotos do post escreve um textinho breve sobre como foi aquele trabalho, a sua experiência e a dos clientes, onde foi, etc.

Ahhh! E (por favor) não coloque música automática no site!

A maioria das pessoas não gosta de acessar um site e ter uma música começando do nada. Ela pode estar ouvindo outra coisa, ou estar em um lugar silencioso e a música começar fazendo um barulhão (mesmo que uma música calma).

Então pra evitar que a aba do seu site seja fechada correndo, sem ao menos a pessoa olhar o que tava indo ver, confia em mim e deixa a música para a pessoa dar o play, ao invés de iniciar automaticamente.

Onde fazer o site? Preciso contratar alguém?

Existem várias plataformas gratuitas para criação do site e do blog, inclusive algumas já voltadas para fotógrafos (posso fazer um outro post falando sobre elas).

Minha recomendação inicial é contratar um programador e designer que entenda os seus gostos e consiga produzir um site com o seu estilo. Digo isso por experiência própria! Sou bem perfeccionista com minhas coisas e ao tentar fazer sozinha fiquei frustrada por nunca chegar no que eu queria. O meu site foi feito dessa maneira (com um programador) e pela plataforma wordpress.org.

(Dá uma olhadinha nesse artigo aqui do Vá Mais Longe sobre o WordPress!)

Prós x contras – Fazendo sozinho:

  • Usa mais do seu tempo
  • Grandes chances de não ficar exatamente como você gostaria
  • Custo baixo

Prós x contras – Fazendo com um programador & designer, e pelo WordPress:

  • Custo mais alto
  • Economia de tempo
  • Possibilidade de ajuste e personalização
  • Liberdade para escolher ou levar seu site para qualquer hospedagem
  • Opções de plug-ins para melhorias e ajustes

Se você quer construir um site para ficar exatamente como você pensou e com funcionalidades específicas e avançadas, procure profissionais que te agradem, invista e valerá cada centavo.

Sei que nem todo mundo pode investir em uma agência/designer/programador, principalmente no início, e hoje em dia tem opções de bons sites para fotógrafos, então analise sua situação para escolher o que melhor te atende.

Dedique um tempo para pensar como ele seria, as cores, a organização e tamanho das imagens. O principal mesmo é você não ficar sem ter seu site! 

Site e blog para fotógrafos no meu canal do Youtube:

E agora?

Agora você já sabe o que precisa para começar a criar seu site e blog, já sabe a característica de cada um e a minha opinião sobre o assunto.

Me conta aqui embaixo nos comentários quais são suas outras dúvidas sobre site e blog e também que referências e ideias você está tendo para o seu?

Beijos
-Isis.

  • José Leonardo Medeiros

    Fiquei encantado com o post! Agora tô cheio de ideias pro meu blog!
    Comecei com a plataforma da wix: joseleonardomed.wix.com/fotografia e logo logo vou comprar meu domínio e hospedagem. Como sou técnico em informática, consegui desenvolver o design com facilidade… Obrigado pela orientação!!

  • Olá Isis, muito bom o seu post! Eu sou um admirador de fotografia e trabalho com Marketing Digital. Por isso gostaria de contribuir com algumas dicas importantes para os amigos fotógrafos que pensam em construir seus blogs. De fato, o principal fator de sucesso para um blog é ter tráfego de visitas. Sem elas, você não “vende” o seu trabalho. Existem técnicas para você aumentar as visitas do seu blog, como encontrar as palavras-chaves mais pesquisadas pelo seu público (sim, é possível saber o que eles procuram com mais frequência) e como saber antecipadamente quais tipos de posts serão mais aceitos pelo seu público. Recomendo a leitura de dois artigos que publiquei no meu site: http://marketingobjetivo.com.br/palavra-chave-como-encontrar-a-melhor-para-o-seu-site/ e http://marketingobjetivo.com.br/como-aumentar-as-visitas-do-seu-blog/ Esses dois artigos são bastante completos e bem didáticos. Como eu sou apaixonado pelo Marketing Digital, me coloco à disposição para quem precisar de uma ajuda na hora de trabalhar as estratégias de Marketing em seus blogs. Meus contatos estão no site também. Abraço a todos!!!!