Como fazer um Ensaio de Gestante: dicas e inspirações para fotos incríveis

marido segura a barriga de sua mulher grávida

Uma etapa tão especial quanto a gestação merece lembranças criadas com muito carinho. Diante da responsabilidade de registrar e transmitir toda a beleza dessa fase, os fotógrafos podem ter dúvidas sobre como tornar o ensaio de gestante ainda mais especial. 

Por isso, separei algumas dicas pra você chegar mais confiante na próxima sessão!

Como funciona o ensaio de gestante?

Antes de tudo, é sempre bom lembrar que a gestação é uma fase muito delicada na vida da mulher, então seu cuidado deve ser redobrado para o ensaio de gestante.

Além de fazer fotos lindas, é essencial criar uma ótima experiência na vida da sua cliente. Afinal, tudo que ela está vivendo durante essa etapa vai ficar marcado pra sempre.

É sua responsabilidade conversar e conhecer muito bem sua cliente pro ensaio ficar do jeitinho que ela sempre sonhou e deixá-la 100% satisfeita com a sessão e os resultados.

Tudo deve ser combinado antes: desde como irá funcionar o ensaio até a escolha do local e das roupas. É importante sempre considerar a facilidade de acesso e o conforto da gestante.

São momentos sensíveis, emocional e fisicamente. Então, todo cuidado é pouco!

Qual é a melhor fase para fazer um ensaio gestante?

Normalmente, o ensaio de gestante é feito próximo dos últimos momentos da gestação, quando tá aquele barrigão lindo e super destacado. 

O corpo da mulher já está super transformado e a diferença é nítida!

Então, a melhor fase para fotografar sua cliente seria no último trimestre da gestação, principalmente entre o 7º e 8º mês. 

Tudo isso porque a prioridade é sempre a saúde da mamãe e do bebê. 

No início da gestação, tudo é mais frágil. A criança ainda está começando a se desenvolver e os sintomas físicos são muito mais fortes para a mãe.

O que não pode faltar em um ensaio gestante?

É claro que no ensaio de gestante não pode faltar foto de detalhe, aquela bem de pertinho, sabe?! Toda mãe quer uma foto do barrigão, haha!

Só que muitos fotógrafos acabam cometendo o erro de se limitar somente a barriga, enquanto existe muito mais beleza e história pra ser contada. Então, também não pode faltar criatividade!

Para te ajudar nessa missão, é necessário criar conexão com sua cliente e conversar bastante para entender como está sendo a trajetória dela nessa fase.

Outra coisa que não pode faltar é a sua orientação na escolha das roupas e local. Isso porque além de precisarem ser do gosto e vontade da gestante, precisam também estar alinhadas ao máximo com seu estilo de fotografia.

barriga de gestante

Estilos de ensaio fotográfico de gestante

Agora que você já sabe os principais detalhes sobre ensaio de gestante, é hora de conhecer alguns dos diferentes estilos de sessão para fotografar esse momento único:

Lifestyle (casa)

O principal objetivo da fotografia lifestyle é registrar o que existe de mais verdadeiro e real na história do cliente.

Mesmo que exista direção fotográfica, posicionamento como em qualquer outra sessão, no estilo lifestyle, a intenção é registrar momentos, objetos e locais que realmente façam parte da vida e/ou dia a dia da gestante.

Então, nada melhor para um ensaio gestante lifestyle do que a própria casa da cliente. Lá, você vai poder registrar o que há de mais íntimo, pessoal e verdadeiro nessa jornada. 

Além de fazer fotos lindas no quartinho do bebê!

casal em frente ao berço do bebê que está pra nascer

Em estúdio

O ensaio de gestante em estúdio permite um maior controle de cenário, desde a escolha das decorações do ambiente até a não preferência por eles optando pelo fundo liso. 

É um contexto onde o foco se concentra ainda mais na grávida (que não contracena com fatores externos) e precisa por si só ter sua história contada pelo fotógrafo.

Clássico

Além do famoso fundo infinito, o clássico ensaio em estúdio também oferece a oportunidade de montar cenários específicos para a sessão.

É possível fazer fotos temáticas ou mais conceituais para as gravidinhas que curtem mais esse estilo.

Boudoir

Esse é um estilo mais sensual de ensaio que costuma ser feito com roupas íntimas. 

É perfeito para a gestante que deseja transmitir feminilidade e dar foco ao seu corpo e suas transformações durante a gestação.

Locação externa

A escolha da locação externa também pode ser uma opção quando a gestante quer fotografar em um local que tenha significado pra ela (e/ou do papai também).

Ela também pode optar por uma paisagem que goste muito: uma praia em especial, um cantinho da natureza, alguma região bonita da cidade, etc.

Praia

gestante na areia da praia olhando pra sua barriga

Esse pode parecer clichê, mas muitas mamães sonham com esse tipo de ensaio. 

Mesmo que não tenha um contexto maior ou um significado importante, algumas gestantes escolhem o local por causa da atmosfera relaxante e o visual que é realmente lindo!

Natureza

gestante ao lado de sua primeira filha e seu pai

A mãe natureza como cenário para a futura mamãe é uma das ideias mais puras para o ensaio de gestante! 

As fotos costumam transmitir uma sensação de calma e leveza, que é o que muitas gravidinhas buscam durante esse período.

Cidade (Urbano)

Para as mamães de personalidade mais enérgica que buscam movimento e variedade, o meio urbano pode ser a opção mais divertida com suas variedade de cenários e atmosfera dinâmica.

Como fazer um Ensaio de Gestante: 7 dicas para fotografar um ensaio de gestante incrível

Existem algumas dicas que todo fotógrafo deveria receber antes de um ensaio de gestante.  

Afinal, essas dicas são capazes de levar seus resultados a outro nível e transformar a sessão em uma experiência incrível na vida da mamãe e da família.

1. Ajude na escolha do local

Você precisa contar a história da sua cliente. Então é claro que o cenário escolhido para as fotos precisa fazer sentido para a gestante. Ou seja, é preciso ter um significado especial ou ser um local em que ela sempre quis fotografar, por exemplo. 

Mas, mesmo assim, o auxílio do fotógrafo é importante em casos de dúvida, indecisão, ou para informar e dar assistência sobre a segurança e acesso dos locais. 

O fotógrafo também tem uma maior noção artística, entende melhor sobre composição e sobre o que é possível ou não de ser feito em certos locais.

2. Auxilie na escolha das roupas

Assim como o local das fotos, as roupas precisam ter a identidade da cliente e serem do gosto dela. 

Por exemplo, não adianta você pedir pra cliente fotografar de saia, se ela não se sente confortável com esse tipo de roupa. 

Mas, ainda assim, é indispensável que o fotógrafo participe dessa escolha orientando quais cores, tecidos e peças harmonizam melhor com o cenário e entre as outras pessoas que vão participar do ensaio.

3. Pergunte se a família irá participar

Muitas gestantes podem querer a participação de alguns familiares como marido, mãe ou filhos mais velhos nos ensaios.

São pessoas que estão fazendo parte do processo de gestação e participarão também da vida do bebê. Nada mais justo do que estarem registrados nas memórias!

Essa informação é importante pro fotógrafo se preparar, buscar referências, pensar o roteiro da sessão e entender quais tipos de fotos fazer.

Além disso, o fotógrafo precisa participar também da escolha de roupas das outras pessoas que forem participar da sessão para que fique tudo em mais perfeita harmonia.

4. Pergunte se a cliente deseja fazer uma foto específica

Imagina sua cliente receber as fotos de um ensaio tão importante quanto o de gestante e perceber que não tem aquela foto que ela sempre quis fazer. Deve ser frustrante, né?!

Pergunte se ela deseja fazer uma foto específica e peça pra que ela te mostre uma referência. Se necessário, você pode adaptar ao seu olhar na hora de reproduzir a foto.

5. Não foque só na barriga da gestante!

Existe muito mais beleza em uma gestante do que só a barriga. Todo o corpo é casa e merece ser registrado em diferentes ângulos, poses e movimentos.

Até o rostinho e a fisionomia da mamãe mudam e queremos que isso vire lembrança também!

Se você quiser ter ideias e inspirações para fotos de gestante, eu posso te ajudar nesse outro artigo. Lá eu mostro as 5 melhores poses para ensaios de gestante!

6. Utilize objetos

Utilize objetos que ajudem a contar a história dos pais até aquele momento ou que remetam à gestação como roupinhas, sapatinhos, uma imagem do ultrassom… até um brinquedinho que está guardado pra ser dado de presente ao bebê!

Vai ser super legal ver essas fotos quando ele estiver mais velho!

7. Faça a cliente se sentir confortável

Esse é um ponto indispensável em qualquer ensaio se você busca por resultados mais bonitos, naturais e espontâneos. 

Mas, tem um peso ainda maior no ensaio de gestante por ser um momento tão delicado, onde a cliente está mais sensível, com o corpo mudado e os hormônios alterados. 

Ou seja, ela precisa de ainda mais cuidado, paciência e atenção.

É importante ressaltar que, mesmo com todas essas dicas, você precisa checar todos os detalhes antes de um ensaio pra sair tudo conforme o planejado. 

Pra que você fique sempre atento ao que não pode faltar em um ensaio, uma boa ideia é ter um checklist com tudo que você precisa checar antes de ir fotografar. 

Pensando nisso, eu deixei um prontinho pra você usar: o Checklist Pré-ensaio para Fotógrafos está disponível para download e você pode (e deve! haha) começar a usar imediatamente!

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: