Direção: 5 fotos especiais para fazer em ensaio de família + bebê

Direção: 5 fotos especiais para fazer em ensaio de família + bebê

Eu sempre me perguntava como eu poderia fazer fotos mais relevantes para os meus clientes. No começo até culpava o equipamento (quem nunca?! ahaha) por fazer mais do mesmo, principalmente nos ensaios de bebês.

Mas eu não estava fazendo, de fato, algo que me fizesse ter mais criatividade na fotografia.

Até que mudei 1 coisa no meu “método” de aprendizado, e fez toda diferença. Eu passei a pensar e criar quando eu ainda não estava com os meus clientes… Antes das sessões.

QUÊ, ISIS? ahahah Calma, vou explicar!

Normalmente deixamos pra pensar o que queremos na nossa fotografia só no momento em que já estamos com a câmera no pescoço e o cliente esperando a gente “dar as ordens”, né? Mas nesse momento tudo o que acontece é: branco, desespero (por dentro), falta de criatividade, bloqueio total. Certo?

Fotografando famílias com bebês pequenos/crianças menores, não temos toooodo tempo do mundo! Por isso é preciso ter rapidez e criatividade, pra não deixar de fazer fotos especiais.

Ter ideias objetivas e simples já na cabeça para fazer durante o ensaio, ajuda muito a conseguir registrar os momentos. Porque ficamos mais tranquilos pra fotografar novas coisas, e em momentos mais “posados” sabemos o que fazer.

Eu sempre estudo sobre fotografia, e sei que muitas vezes o estudo criativo é deixado de lado. Salvamos inspirações a todo momento, mas nunca paramos de verdade pra pensar sobre aquelas fotos que gostamos. E isso é super importante!

Eu desenvolvi bastante o meu trabalho quando passei a me importar com o que eu faria antes mesmo de estar com o cliente na minha frente.

E pra te ajudar a ter mais clareza e novas ideias, separei 5 ideias sobre direção e poses que podem ser feitas nas suas sessões de família a partir de agora, que vão resultar em fotos cheias de significado, lindas e muito especiais para a família!

A gracinha da vez

Bebês e crianças estão sempre aprendendo coisas novas, que normalmente são fofas e engraçadas. E na fotografia lifestyle de família, registrar essas descobertas específicas de uma fase é super importante!

dicas de direção na fotografia de familia e bebês
Então, observe a criança para perceber essas ações e também pergunte aos pais o que o bebê aprendeu a fazer ultimamente.

Pode ser mandar beijo, bater palminha, segurar os pézinhos, fazer “bichinho”, dar língua, dar tchau, cantar alguma música (parabéns pra você, cai cai balão, etc)…

Tem tantas expressões/ações dessas que podemos fotografar! Não esqueça delas para tornar o ensaio uma recordação ainda mais incrível.

dicas de direção na fotografia de familia e bebês

Admiração

Para mim essas são, sem dúvidas, as fotos mais lindas e puras! Tanto pro resultado estético da fotografia, quanto para a história da família.

Fotografe os olhares de um pro outro! Dos pais para o bebê, e também do bebê para os pais. Esse encanto no olhar significa muito e são fotos que serão especiais a vida inteira!

Retrato

Por mais espontânea que seja a direção na fotografia lifestyle de família, é importante lembrar de fazer um retrato oficial/padrão/clássico/margarina da família também! ahaha

Uma foto com todos olhando juntos para a câmera. Simplesmente pelo fato de estarem todos olhando para a foto e poder retratá-los melhor, como estão naquele momento da vida.

Gosto sempre de trazer ideias reais pra cá! Muitas vezes pegamos dicas que são difíceis pra caramba de serem colocadas em prática, não é mesmo? Mas aqui eu mostro o simples que funciona muito para mim.

Acho que está dando pra perceber, né?

E olha… Mesmo sendo simples, muitas vezes essa é a foto que vira a do porta retrato.

Brincadeiras do dia a dia

Converse com o seu cliente durante a sessão e pergunte em algum momento como eles brincam normalmente com o filho, que o fazem rir.

São sempre coisas bem simples, mas cheias de significado para eles e rendem fotos lindas! Porque a criança está acostumada e não é uma pose ou algo que você pediria, sabe? É algo do cotidiano deles, que você provavelmente não saberia se não perguntasse.

Na fotografia lifestyle a conexão e a intenção que colocamos em cada foto importa! E por isso o espontâneo/natural fica tão lindo.

Um de cada vez

Em determinado momento da sessão, lembre-se de fazer algumas fotos do bebê somente com o pai e outras somente com a mãe.

Além de enriquecer seu resultado final como um todo, são fotos especiais de cada um deles sozinho com o filho. Normalmente eles estão sempre juntos nas fotos, então é legal pensar individualmente também.

Essa dica também vale caso tenha irmão(s) participando do ensaio. Aí faz uma também só com o irmão.

  • E, com esse exemplo ainda quero te dar uma dica bônus que vai server pro seu marketing como fotógrafo!

Normalmente essas fotos individuais com o filho ainda viram as fotos de perfis das redes sociais. E isso é ótimo pra divulgação do seu trabalho, não é mesmo?!

Gostou né? ahahah

A partir de agora, antes de qualquer sessão, é essencial que você estude e entenda o que gostaria de fotografar, o que seria interessante registrar, como você pode contar a história daquela família da melhor forma… Combinados? E guarda na cabeça essas dicas que dei aqui. Porque elas podem ser aplicadas em qualquer uma das suas próximas sessões.

Tomara que você goste tanto das dicas que aplique em todos os seus trabalhos de família daqui pra frente! hehe

OH! Me conta aqui nos comentários desse post se essas dicas realmente te ajudaram, e se quiser pode sugerir algum outro tema pra novos artigos aqui no blog sobre direção/poses/composição.

Beleza?

Beijos,
Isis

 

Imagens:
Isis Castro Fotografia

  • Jessica De Moura

    Lindo Isis! Amando todas as dicas!
    A dica da foto do pai/mãe sozinho(a) com o filho pra mim foi incrível. Eu já cheguei a fazer em um ou outro ensaio, mas foram porque os clientes pediram. Agora com esse reforço vou deixar anotadinho para o próximo ♥

    • Coisa de Fotógrafa

      Ahhh, demais né? Que bom que serviu pra ti! Boas fotos! hehe <3

  • Emy Freitas

    Ameeei! Dicas otimas!

    • Coisa de Fotógrafa

      Yey!!

  • Thuanni Guimarães Gomes

    Essas dicas realmente fazem toda a diferença. Fiquei feliz em perceber que eu já coloco algumas em prática.

    O melhor de tudo é você se entrosar com a família e conseguir descobrir o que promove uma interação bacana pra termos resultados ótimos!

    Parabéns Isis e obrigada por compartilhar!

    • Coisa de Fotógrafa

      Que bom que gostou das dicas, e legal que já aplicava algumas coisas! 🙂

  • Amanda

    Nossa Isis que coisa linda! Essas dicas vão fazer toda a diferença. S2

    • Coisa de Fotógrafa

      Fico feliz por isso! <3

  • Sylmara

    Obrigada mais uma vez Isis!
    Apesar de não ter fotografado família/bebês
    Eu tenho interesse porque amo crianças! Eu amei suas dicas!
    Falar como realmente funciona.. a realidade de fotografar crianças é muito importante!
    Ter essa atenção pros detalhes e estudar antes da sessão já faço isso com outros ensaios! Muito obrigada mais uma vez!
    Ah e me descobri na fotografia Lifestyle… não fica nada muito mecânico! Flui melhor!!!!!

    Bjsss
    Syl 🙂

  • Damaris Quedevez

    Ótimas dicas, amei!!

  • Marcia Helena Mello

    sempre arrasa nas dicas Isis, parabéns, não sou fotografa de familia mas amo suas dicas, e uso sim na minha fotografia. Abç