8 formas rápidas de ganhar dinheiro como fotógrafo iniciante

ganhar dinheiro como fotógrafo iniciante

Eu sei que não é fácil ganhar dinheiro no início da fotografia e provavelmente você está buscando formas de acelerar esse processo, não é? Neste artigo, eu vou te mostrar maneiras rápidas de como ganhar dinheiro sendo fotógrafo iniciante!

1. Se posicione!

A primeira maneira de começar bem na fotografia e aumentar sua chance de conseguir trabalhos é se posicionar como fotógrafo.

Eu sei que a insegurança bate nesse início, mas é essencial dizer pras pessoas que agora você trabalha com fotografia!

Não tem nada mais poderoso do que criar suas próprias oportunidades, seja com a divulgação online (que tem um poder absurdo!), ou também usar a divulgação boca a boca.

Então, sempre que você puder, comente sobre isso com amigos, possíveis clientes, pessoas do seu trabalho, da sua vizinhança, ou onde for!

Quanto mais gente souber, maiores são as chances de te indicarem ou até mesmo de precisarem de um fotógrafo.

Todo esse posicionamento, de já se divulgar e falar que trabalha com fotografia, vai te ajudar a ganhar confiança, visibilidade e clientes, porque as pessoas sabem que você está trabalhando com isso e vão te respeitar vendo que é mais do que um hobby.


2. Faça portfólios

ganhar dinheiro como fotógrafo iniciante

A segunda maneira incrível de atingir mais gente como fotógrafo iniciante, pra aumentar as chances de ser contratado, é fazer MUITO portfólio.

“Ué, Isis? o foco não é como ganhar dinheiro? Como vou ganhar dinheiro fazendo portfólio?” Caaalma, eu vou explicar.

Quando você faz trabalhos de portfólio, você também aumenta o ciclo de pessoas que conhecem o seu trabalho. Isso porque a pessoa vai postar, te marcar, te indicar pros amigos e por aí vai.

Ou seja, quanto mais gente você fotografa, mais pessoas vão te conhecer e se interessar pelo seu trabalho.

Então, é uma estratégia que começa como um investimento, sem lucro, mas que traz retorno se for feito de forma estratégica.

3. Networking

A terceira estratégia pra ganhar dinheiro na fotografia como fotógrafo iniciante é fazer networking e falar diretamente com possíveis clientes do seu nicho.

Dessa forma, você pode falar quais habilidades você tem na fotografia que pode ajudar essa pessoa.

Por exemplo, se você quer fotografar marcas, você pode ir em lojas da sua cidade que ainda não possuem um perfil muito legal e atraente no Instagram. Então, você diz como o seu trabalho pode agregar valor ali.

Aqui, é importante não ser chato, insistente e nem usar uma abordagem muita agressiva. Seja legal e mostre que você é realmente capaz de melhorar algo na divulgação da pessoa também, porque com fotos melhores ela também vai vender mais.

É uma tática que nem todo mundo gosta e que também precisa de muita atenção pra não parecer vendedor chato, mas que feito com bom senso pode dar muito certo!

É claro que isso é apenas pra quem tá começando ou quer entrar em um novo nicho, e quer ganhar dinheiro de forma mais rápida.

Porque com o tempo, os clientes que vão vir até você e não o contrário. Mas, nesse momento, você ainda precisa mostrar o que faz, ganhar visibilidade pra atrair novas pessoas com o seu trabalho.


4. Participe de grupos

fotografo iniciante

A quarta estratégia é a do poder dos grupos.

Muitas vezes fazemos parte ou podemos entrar em grupos de WhatsApp ou Facebook que tenham potenciais clientes.

Por exemplo, uma mãe que está lá no grupo da escola do filho e que também é fotógrafa de famílias. Sempre tem alguém procurando fotógrafo pra algum ensaio, projeto, evento e outras coisas.

5. Cobre pelo seu trabalho!

A quinta forma de ganhar dinheiro na fotografia mesmo sendo fotógrafo iniciante é COBRANDO pelo seu trabalho.

Parece óbvio dizer, mas muita gente sente que, por estar começando, não tem que cobrar nada.

Nesse caso de não cobrar é só com os trabalhos de portfólio, que você convida exatamente a pessoa que você precisa e monta tudo, como eu sempre ensino aqui e nos cursos como o Fotografia como Negócio, que é específico sobre marketing e vendas pra fotógrafos.

Mas, quando alguém entrar em contato com você, te pedindo um orçamento, não deixe de passar as informações e valores pra ela só porque está começando.


6. Participe de concursos

A sexta dica é participar de concursos. No FCN, que é meu curso que te ensina a viver de fotografia, eu tenho várias alunas que participam de concursos e já ganharam alguns deles. Procure no Google, nas páginas da sua cidade e tente sempre participar. Além de te dar visibilidade, você também pode ganhar prêmios.

8. Trabalhe como freelancer

Por último, mas não menos importante, e que eu fiz muuuito no meu começo, é trabalhar como freela, como segundo fotógrafo em casamentos, parte de uma equipe de foto de formaturas, ou outros eventos que precisem de mais gente.

Assim, você vai ganhar um dinheiro, fazer contato com outros profissionais e possíveis clientes, além de também ganhar experiência ali na prática!

A gente cresce e aprende demais trabalhando assim. Cansa, mas vale a pena! hahaha

Se você não colocar essas dicas em prática, muito provavelmente você vai ter uma espera maior pra ter um retorno na fotografia. Normalmente, os fotógrafos costumam dizer que isso demora em torno de 1 ano ou 2 anos.

Mas, com as estratégias certas, você pode crescer em bem menos tempo.

Essas estratégias são uma forma de você já começar na fotografia construindo seu espaço e tendo retorno financeiro também, sem ficar esperando os clientes caírem do céu.

E lembre-se: a cada dia você precisa se enxergar como uma empresa e se estruturar pra atrair clientes e ter sucesso na carreira.

No Fotografia como Negócio, eu ensino tudo sobre essa parte que vai além de fazer fotos boas. Te ensino a cobrar corretamente pelo seu trabalho, a divulgar bem pra atrair os clientes certos e também a cuidar de cada detalhe do seu atendimento e financeiro.

Logo vai ter turma nova, então já entra na lista de espera! É só clicar aqui!

Esse vídeo também está disponível no meu canal do YouTube:

 

Agora comenta aqui embaixo qual dica você mais amou e vai aplicar primeiro. Vou amar responder vocês!

Beijo,

Isis.

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: