Álbum de Fotografia: 3 Dicas para Vender Mais

Se você deseja melhorar as vendas de álbuns de fotografia e,  consequentemente, aumentar o lucro da sua empresa na fotografia: esse texto vai te ajudar DEMAIS!

A estética da sua fotografia conta muito na venda dos álbuns, pois quanto melhores as suas fotos forem, melhores vão ficar os seus álbuns e mais fotos os seus clientes vão querer adicionar :)

Massss eu preciso te dizer que tomei uns “tapas na cara” para aprender a vender meus álbuns.

Ahhhh, se quiser a versão em vídeo desse texto, clica aqui  pra assistir e vender mais álbuns pros seus cliente! ;)

Album de Fotografia 3 Dicas para Vender Mais

A primeira coisa que fez toda a diferença para aumentar as vendas foi mudar a minha mentalidade.

E não é para mudar a mentalidade pensando “vou vender mais álbuns, vou vender mais álbuns”. Não é isso! hahaha Não é um mantra que você diz pra vender mais. Quem dera se fosse assim, né?

É mudar a mentalidade pensando diferente sobre a OPORTUNIDADE dos álbuns.

Antes eu achava que tudo era difícil. Acreditava que o cliente não via valor no álbum, que o cliente não queria gastar mais, que o cliente não se importava, que o cliente se contentava só com as fotos digitais…

Nos meus 2 primeiros anos de fotografia eu pensava assim.

Hoje com mais tempo de carreira eu não terceirizo a culpa por algo que não está vendendo. 

Eu trago a responsabilidade sempre pra minha empresa! Porque só assim eu consigo identificar os pontos de melhoria e mudança. 

Na época que eu não vendia muitos álbuns eu não trabalhava direito com eles primeiramente porque eu não sabia como cobrar, onde produzir e como montar.

E depois eu vendia pouco pois sabia produzi-lo mas não sabia agregar valor nele e gerar interesse na compra. 

A mentalidade certa vai impulsionar suas vendas de álbuns

Eu achava que o cliente precisava estar decidido a comprar o álbum. Que ele tinha que vir decidido a escolher aquele pacote maior.

Nunca pensei que poderia “instigar” o desejo de compra no cliente e mostrar mais o valor daquele material, pra ele entender a importância de ter um álbum da família ou de um evento especial.

E essa é uma das maiores sacadas sobre esse assunto!

Porque quando você começa a mostrar mais os seus álbuns, falar sobre eles e vender corretamente as pessoas valorizam o seu trabalho e querem as fotos finalizadas em álbum também. 

Por isso, comece a falar mais sobre seus produtos, mostre a qualidade, como é feito, divulgue mais, mostre que outras pessoas compram de você!

Isso ajuda a despertar o desejo em novos clientes e você aumenta a percepção de valor daquele material.

Mostra a importância daquela materialização de fotos em um álbum para família, para os filhos, para os pais e para toda a casa. Álbuns de fotografia ficam expostos, as visitas podem ver, os filhos podem ver e além de tudo eles decoram a casa de um jeito lindo. :) 

Então, quando mudei a mentalidade e passei a divulgar e principalmente mostrar a importância dos álbuns, comecei a vender mais.

É certo! Toooda vez que eu mostro um álbum pronto nos stories do Instagram, por exemplo, surgem vários clientes que ainda não fizeram álbuns comigo de um trabalho feito antes e se animam em fazer, dizendo:

“Isis, eu preciso fazer um álbum da festinha do João. Nunca fiz”
“Isis, daria pra fazer 1 álbum com várias sessões do acompanhamento?”

Claro que já tenho um volume grande de pessoas me acompanhando, mas desde que tinham poucas pessoas faço isso de agregar valor e gerar vontade/necessidade nas pessoas. 

Agora quero deixar bem passo a passo mesmo pra você, colocando aqui 3 coisas que vão fazer você vender mais álbuns de fotografia. 

1° Faça um mostruário

Se você não tem mostruário, faça um! E se tem um mostruário antigo, faça um mostruário atualizado!

Comece desse ponto. Porque fazendo um álbum de mostruário você vai poder fotografar esse álbum e filmar pra divulgar da forma correta e também vai poder levar o mostruário nas sessões para os seus clientes conhecerem o material, verem a qualidade e certamente isso facilita todas as próximas etapas.

dicas para vender mais album de fotografia

2° Valorize os seus álbuns no orçamento

Essa é uma segunda recomendação muito importante e que eu também aprendi na marra. Pois, depois de fazer o mostruário (passo anterior) continuavam sem comprar de mim.

Eu continuava com a crença de que a pessoa não quer, que não gosta e que o cliente se contenta com as fotos online.

Então eu fiz uma pequena mudança no meu orçamento, na parte em que eu falava dos álbuns.

Percebi que faltavam muitas informações sobre ele, eu não dava detalhes e passava super rápido no texto sobre álbum.

Então mudei tudo e passei a explicar mais sobre os álbuns e colocar fotos do material.

Faça isso aí também! Coloque informações como a quantidade de fotos, prazo de entrega, dê as opções de pacotes e tamanhos, mostre os detalhes de uma capa bem feita, mostre a espessura das páginas… Tudo isso vai valorizar muito o seu orçamento e te ajudar a vender mais, principalmente se tiver essa parte visual, com fotos do material impresso. 

3° Divulgue seus álbuns

Fotografe e filme direito os seus álbuns para divulgar!

Muita gente até vende alguns álbuns, mas não aproveita pra gerar ainda mais desejo nos clientes mostrando aquele material nos stories do Instagram, por exemplo, ou no feed com boas fotos.

Toda vez que chega um álbum aqui, seja de mostruário ou de cliente eu filmo, fotografo e mostro os detalhes no Instagram. Sempre, sempre e sempre! 

Ah, e quando chega um álbum bem lindo eu atualizo também as fotos do PDF de orçamento, que falei no ponto 2! 

dicas para vender mais album de fotografia

Depois de um tempo, você vai reforçando cada vez mais o fato de que as pessoas estão comprando álbuns e de que vale a pena o investimento.

O ser humano é assim!

Se você mostra que tem outras pessoas comprando e que está todo mundo com um modelo de celular, ou vestindo uma roupa, por exemplo, isso vira uma tendência e outras pessoas vão querer também. 

E podemos vender álbuns de vários tipos de trabalhos e de jeitos diferentes.

Exemplo: podemos fazer um álbum com uma sessão de gestante, individualmente, só daquele ensaio.

Ou então fazer um compilado de várias sessões da família, começando no de gestante e depois com mais 3 sessões do acompanhamento do bebê.

Tem cliente de acompanhamento de bebê que prefere 1 álbum gordinho com “tudo” e tem quem prefira 1 por sessão… Dá pra criar muito e entregar algo bem especial pra eles! :) 

Às vezes eu até faço alguns álbuns de fotografia de viagens para quem já é meu cliente, com as fotos que eles tiraram nas viagens (de celular mesmo sabe?), edito e faço um álbum lindo.

Até assim é possível aumentar o lucro da empresa. Mesmo sem ter sido com fotos minhas, mas sim com fotos que eles mesmos fazem na viagem (não são de outro fotógrafo!). Só faço com fotos pessoais dos clientes.

Ah, importante dizer que nesses casos eles sabem que a qualidade fica diferente do que se fossem fotos feitas por mim, mas ainda assim fica muito bom.

Album de Fotografia 3 Dicas para Vender Mais

E álbuns de festa infantil não preciso nem falar, né?

De evento fica tudo ainda mais especial, pois cada detalhe foi pensado com muito carinho pelos pais e vai ficar incrível no álbum.

E os pais já estão investindo mais também pra ter tudo perfeito no evento, então vale a pena contratar o pacote com álbum também – se você agregar valor nele. 

E se você tiver feito download do eBook onde falo sobre os cinco momentos essenciais para fotografar festas infantis você vai conseguir fotos incríveis das festas inteiras, para colocar nos seus álbuns de fotografia, contando a história da melhor forma do começo ao fim.

dicas para vender mais album de fotografia

Fica essa outra dica! Inclusive, faz o download do eBook de Momentos Essenciais da Fotografia de Festa Infantil aqui pra aproveitar que falamos disso e quero ver seus resultados depois!

Me conta aqui nos comentários as suas dúvidas sobre venda de álbum na fotografia ou sobre diagramação?

Quero gravar vídeos e escrever novos artigos falando sobre isso!

Beijos,
Isis

Compartilhe

Deixe seu comentário

QUER CLIENTES TODOS OS MESES NA SUA FOTOGRAFIA?
INSCREVA-SE PARA RECEBER MINHA AJUDA: