Como Começar na Fotografia Lifestyle | Coisa de Fotógrafa

Como Começar na Fotografia Lifestyle

Como começar na fotografia lifestyle - Coisa de Fotógrafa

E aí, como começar na fotografia lifestyle?

Você quer começar a implementar esse estilo mais natural nas suas fotos de trabalho, mas não sabe muito bem por onde começar, nem o que fazer exatamente pra conseguir esses resultados e, principalmente, conseguir vender sessão de fotografia lifestyle pros seus clientes?

Cada fotógrafo começa de um jeito, faz dar certo de uma maneira ou de outra, e não tem muita regra sabe? Mas existem ações que podem ser feitas pra ajudar nesse começo:

O que é a fotografia lifestyle?

Pra você começar a trabalhar com fotografia lifestyle, o mais importante é primeiro você entender o que é a fotografia lifestyle, implementar isso de verdade no seu trabalho, e não só usar como um rótulo sabe?

Vejo muita gente dizendo que faz fotografia lifestyle, mas não busca retratar o cotidiano e a rotina dos clientes de verdade… Usam o lifestyle como meio pra fazer só o básico, pra não se aprofundar nos conhecimentos mais técnicos e não é dessa forma que as coisas funcionam.

Até porque você vai precisar se aprofundar nas técnicas que são usadas na fotografia lifestyle.

Entendendo isso, você já está muito na frente, porque você sabe do que se trata esse estilo, e pra passar isso pros seus clientes vai ser muito mais simples.

Faça trabalhos nesse estilo

Tanto pra ganhar experiência nesse tipo de sessão, quanto pra ter portfólio.

É praticando que você vai conseguir mais segurança para dirigir seus clientes durante as fotos, pedir pra eles fazerem determinada coisa, pegar o timing de fotografar os momentos espontâneos, e também pra conseguir mais domínio técnico se você não tiver experiência ainda usando luz natural, por exemplo, que é a fonte de luz mais importante e usada na fotografia lifestyle.

E pra montar portfólio tem que fazer o que eu sempre falo: Convidar pessoas que se encaixem perfeitamente no tipo de ensaio que você quer fazer, pensar em todos os detalhes da sessão, e depois divulgar bastante!

Porque assim você não fica refém de tentar aplicar novas coisas com clientes que já te contrataram porque gostam do que você fazia antes, e também não fica de braços cruzados esperando cair oportunidade do céu.

Você pode aplicar a fotografia lifestyle em vários tipos de sessão, principalmente nas fotos de famílias, bebês, casais e gestantes.

Como começar na fotografia lifestyle - Coisa de Fotógrafa

Seja objetivo na divulgação

Quando você começar a construir seu portfólio na fotografia lifestyle, evite publicar outros estilos de fotos, pra não confundir seus clientes, e também pra que as pessoas vejam no que você tá se especializando.

Porque não adianta muito você querer vender ensaios naturais e espontâneos, se você só publica fotos produzidas, com acessórios e mais posadas, entende?

Você acaba atraindo pessoas interessadas em fotos mais elaboradas também, e aí vai ser bem mais difícil conseguir seus primeiros clientes com a proposta do lifestyle.

Assume mesmo esse estilo de fotografia no seu trabalho se é isso que você gosta, divulga bastante, e assim os possíveis clientes que tenham interesse vão começar a te procurar, e quem não conhece vai passar a conhecer e também a valorizar esse tipo de foto que você faz.

Identifique e entenda seu público!

Como começar na fotografia lifestyle - Coisa de Fotógrafa

Quarta coisa muito importante pra começar na fotografia lifestyle:

Eu já vi inúmeras vezes fotógrafos querendo transformar um cliente que gosta de foto produzida com acessório e cenário, em um cliente que gosta de foto lifestyle. E isso é igual a enxugar gelo: não adianta!

O cliente ideal não é aquele que quer uma coisa e você o convence de outra. Existem pessoas que vão se encantar pelo seu tipo de trabalho, justamente porque não se identificam com fotos posadas e produzidas. Esse sim é o cliente que você quer pro seu trabalho. Ele vai valorizar a naturalidade e o verdadeiro que você consegue registrar.

Então comece a estudar sobre o seu público, pra que a sua comunicação daqui pra frente seja voltada pra ele.

Se na sua cidade não tiver esse tipo de fotografia ainda, não se prende tanto a isso. Provavelmente não tem ainda porque nenhum fotógrafo se aventurou.

Você pode ser o primeiro a implementar essa fotografia na sua cidade, e como nada agrada a todo mundo, tem gente que não gosta dos outros tipos de foto, e esses vão ser os seus clientes, que procuram há um tempão por algo mais natural como você faz, mas não tinha antes.

Sempre em suas redes sociais de trabalho, em seus orçamentos e publicações no site, comece a educar seus clientes sobre a fotografia lifestyle.

Explica pra eles o que é, como funciona, como é feito, quanto tempo leva uma sessão… fala tudo isso e mostra fotos que você fez, porque assim você vai aos poucos despertando a curiosidade deles.

Não peça poses, peça movimentos e ações

Essa é a quinta e última dica eu tenho certeza que você vai amar! É algo bem prático pras suas próximas sessões daqui em diante.

Sempre que você for dirigir seus clientes, ao invés de pedir poses, peça movimentos e ações.

Um cheirinho, um beijo no pé do bebê, uma cosquinha, um carinho, um abraço… Isso evita que o seu cliente fique naquelas poses estáticas, sem saber o que fazer com as mãos, e que cara fazer, se olha ou não pra câmera..

Você vai conseguir mais naturalidade porque o que você tá pedindo é algo natural também! Faz sentido?!

Você vai ver como as suas fotos vão começar a ser mais leves, naturais e verdadeiras com essa mudança!

Esse texto também está disponível em vídeo, no meu canal do youtube [Como Começar na Fotografia Lifestyle]

E também em áudio, no meu podcast: Coisa de Fotógrafa Podcast

E agora?

Com essas 5 estratégias, você já sabe como começar na fotografia lifestyle, né? Não deixa de aplicar nenhuma delas, é muito importante que você se dedique 100% pra entrar nessa área do mercado.

Me conta aqui nos comentários que ideias você teve pros seus próximos ensaios, e se sentiu dificuldade com alguma das estratégias? Quero realmente saber isso de você…

Beijos
-Isis.