4 dicas para ser um fotógrafo mais produtivo

4 dicas para ser um fotógrafo mais produtivo

Você quer ser um fotógrafo mais produtivo? Tenho 4 dicas pra você!

O assunto organização e produtividade sempre foram uma negação pra mim. Minha vida inteira eu fui bagunceira… Não desleixada, mas sem apego a arrumação ou neurose de ter tudo no seu lugar. Sempre fui a desorganizada da família, a que esquecia tudo, a sem agenda, enfim… Talvez você seja assim também, né? Pode confessar!

Eu não fazia ideia do quanto ser organizada e produtiva faria diferença pro meu desempenho durante o dia a dia como fotógrafa. Eu demorei um cadinho pra entender isso, mas depois que você começa a ter que dar conta de tudo, você acumula muitas funções e, se você não botar ordem nisso, você vai ficar com uma sensação de que acabou seu dia ou sua semana e você não fez nada do que disse que ia fazer (talvez você já até sinta isso)… Que passou muito rápido, os dias voaram e não conseguiu dar conta de tudo ou que podia ter feito mais coisas.

Aos poucos e com algumas técnicas eu consegui fazer mais coisas em menos tempo e fui me tornando mais organizada com a minha vida. Mas eu só passei a ser mais produtiva quando botei as coisas em ordem, isso eu não tenho dúvidas.

Pode não parecer nada demais e você simplesmente se aceita bagunceiro, mas a bagunça bloqueia muuuuito do nosso potencial. E aqui nesse post vou te ajudar a iniciar esse processo de mudança na sua vida profissional estruturalmente. Vou começar pegando leve, dando essas 4 dicas iniciais para você ser um fotógrafo mais produtivo e depois a gente vai avançando e fazendo mais coisas.

É importante que você realmente siga essas dicas para ver os resultados, conquistar seus primeiros objetivos, por mais que de início você tenha certeza que não vai conseguir e que isso não é pra você.

organizacao-para-fotografos

Minha primeira dica:

Organize seu dia seguinte

Toda noite ou assim que você parar de trabalhar, você vai listar quais são as tarefas, compromissos e atividades que você tem no dia seguinte, anotando as coisas que você precisa fazer e as tarefas que você precisa cumprir.

Todo dia antes de ir dormir ou logo assim que acabar de trabalhar, faz isso. No começo eu ficava “eu não vou esquecer disso” “não preciso anotar, impossível eu deixar de fazer isso” “não vou deixar passar de amanhã”

Eu confiava na minha memória mas, por mais que eu até lembrasse, eu não encarava aquilo como uma tarefa a ser cumprida, uma ação a ser tomada. Quando você lista aquilo como tarefa, você assume um compromisso com aquilo.

Pode ser em papel mesmo ou agenda no computador, onde for mais visível e de fácil acesso pra ir te lembrando ao longo do dia. Por exemplo: pra compromissos de trabalho, ensaio, edição, festa, etc, eu prefiro a agenda online, porque já sincroniza com tudo no meu email. Mas para outras tarefas eu sou muito melhor com papel, um bloquinho, um caderno ou até uma folha solta mesmo se forem listas de coisas rápidas. Vê como você prefere. Confesso que eu amo ir dando aquele check de tarefa feita do lado do que escrevi!

Se você gostar de se organizar por aplicativo te indico usar o SWIPES, Meister Task ou o Trello. Eu e o Leo usamos o Trello para organizar as coisas aqui do Coisa de Fotógrafa.

Nesses aplicativos você pode criar essas listinhas de tarefas e gerenciar botando prazos, anotações e ir dando os oks quando fizer a tarefa.

Benefícios:

Fazer isso vai te ajudar a se organizar com seu dia cheio de coisa pra fazer, porque a lista clareia suas ideias e afazeres, então, você consegue ter mais foco porque acaba uma tarefa e já sabe qual a próxima que precisa fazer. Isso te deixa mais produtivo pra levar seu dia, porque você sabe o que quer fazer até a hora de parar de trabalhar. Você também não vai perder tempo no começo do dia pensando no que tem que fazer hoje (faz isso no começo do “turno de trabalho” faz com que a gente enrole pra começar).

Dessa forma, já começa o dia fazendo o que precisa, seja dos compromissos de casa, da família ou do trabalho. Você já acorda fazendo algo útil!

Ter a lista de tarefas também dá um descanso pro seu cérebro. Você relaxa mais quando consegue visualizar suas tarefas, porque você sabe seus objetivos pro dia, então seus pensamentos não te atrapalham durante algo importante. Isso acontecia muito comigo. Estava editando ou respondendo e-mail e, do nada, eu lembrava de algo que não posso esquecer de jeito nenhum… Ai paro o que to fazendo e corro pra fazer outra coisa… ai ja viu né!

Ah! E quando for anotar, não anota tudo embolado não, anota direitinho. “Ligar cliente tal, sobre tal coisa”, “responder mensagem de fulano sobre o dia tal”, “montar 3 post no blog: ensaio de joão, maria e fulaninho”.

Segundo passo para ser um fotógrafo mais produtivo:

Entenda como você funciona durante o dia

Eu definitivamente sou uma ameba de tarde! hahaha Sempre fui… Ter tarefa pra fazer no computador a tarde me mata, se for pra fazer ensaio beleza, porque exige mais da minha atividade física, então fico mais empolgada, mas trabalho lento de ficar lendo ou editando de tardinha depois do almoço normalmente é muito mais difícil pra mim.

Eu nunca entendi como eu funcionava, de manhã eu estava com sono mas conseguia fazer umas coisas, de tarde eu começava a trabalhar e ficava morrendo de sono e de noite que eu estava indo deitar eu ficava super ativa e acordada. Então, eu só consegui produzir mais e melhor depois que entendi como eu funciono durante o dia, e você deve fazer o mesmo.

Eu achava que só era produtiva de madrugada, mas comecei a notar que de manhã eu não sou agitada pra ir fazer atividade física (nunca, na verdade hahaha) ou um ensaio, mas pra editar, organizar posts, resolver algum problema rápido eu conseguia bem e era bem ágil nesse horário depois de acordar.

De tarde logo depois do almoço eu notei que ficava mais desanimada, raciocínio mais preguiçoso, com vontade de deitar e não fazer nada… nesses horários eu passei a fazer algumas coisas mais automáticas e prontas, sabe? Tipo responder e-mail de orçamento (que eu já tenho um padrão de resposta, não demanda muito da minha agilidade) ou fazer alguma coisa inútil mas que eu gosto e acabo fazendo durante o dia, tipo olhar blogs, e agora com o CDF eu também respondo aos comentários de vocês.

De noite que eu fico super agitada, querendo fazer tudo da vida, eu realmente faço muita coisa. Tudo que demanda minha empolgação, minha criatividade, que eu preciso muito estar totalmente atenta aos detalhes, aí eu faço a noite. Os scripts aqui pro CDF, os projetos que preciso por em prática, diagramação de álbum… tudo que demanda mais de mim, eu costumo fazer a noite, porque eu entendi como que eu funciono.

Se eu tentasse elaborar minhas ideias de manhã eu ia levar mil horas e não ia sair nada dali! Mas, por ter entendido, meu jeito eu sei que botando essa atividade pra de noite eu além de fazer melhor, vou fazer em menos tempo também. Portanto, encontre o horário que você tem um melhor desempenho e use esse período com toda força.

Terceira coisa:

Cancele suas distrações

O que eu quero dizer com cancelar suas distrações é o seguinte: Não parece nada, mas a gente entra no facebook e daqui a pouco está com mil abas de blogs e coisas pra ler aberta (NÉ?). A gente realmente se perde… isso é distração. Whatsapp é distração, Pinterest é distração, Facebook é distração.

FOCO! Ninguém vai fazer suas tarefas por você.

Então, depois de ter sua lista de tarefas pro dia, deixa o celular mais longe, com wi-fi desligado (pra não ficar apitando e você ficar curioso pra ver o que é). Fica ali fazendo só o que você qyer e precisa terminar. Principalmente se não for uma tarefa que demanda horas de você, tipo montar post ou finalizar um ensaio, uma festa… Isso em poucas horas você termina, você não vai morrer se focar nisso e esquecer um pouco o resto.

Um aplicativo muuuito legal pra isso é o Self Control, acho que só tem pra mac se não me engano, mas ele bloqueia sites tipo o facebook durante o tempo que você colocar. Então se você separou 40 minutos pra montar posts pro blog, você põe lá para bloquear o Facebook por 40 minutos. Você pode desligar o computador pra tentar abrir o facebook, o aplicativo só libera mesmo depois de 40 minutos hahaha é MUITO maneiro. Se não tiver esse pro windows com certeza tem algum outro que faz a mesma coisa.

Não vai adiantar você ter uma lista de prioridades, se você não souber manter sua concentração no que tem que ser feito.

Eu costumo ter umas 3 metas maiores por dia (tipo gravar vídeos, montar post pro blog, arrumar o quarto, organizar os hds, finalizar a festa tal) + várias mini tarefas (ligar pra alguém, responder email tal, ir no correio, agendar os ensaios de acompanhamento, avisar aos clientes que o ensaio está pronto e vou botar no correio mais tarde… essas coisas). Tá dando pra entender como eu consigo resolver mais coisas em menos tempo?

Quarta e última dica:

Faça as coisas menores primeiro

Depois eu pretendo falar mais sobre isso de organização aqui se vocês gostarem desse assunto (aproveita e deixa aí nos comentários me dizendo se está gostando e quer que eu fale mais sobre isso) mas enquanto eu ainda não vou mais a fundo sobre lista, prioridade, rotina, eu quero te aconselhar a começar pelas menores tarefas primeiro.

Quando você começa a anotar as tarefas do dia seguinte, a lista as vezes fica bem grandinha, então começar pelas coisas pequenas e mais simples de serem resolvidas dá um alívio enorme já ir riscando elas da listinha ainda no começo do dia. Você depois fica livre para as tarefas mais importantes, que demandam mais de você.

Então, prioriza essas atividades mais importantes e também as mais rápidas, porque ir se livrando de algumas coisas te deixa mais aliviado e também mais empolgado pra continuar trabalhando e cumprindo suas metas.

Beleza? Essas são minhas dicas iniciais, para você dar esses primeiros passos pra se organizar melhor com sua empresa, seu dia e você sentir que fez mais durante a semana, que você resolveu mais coisas e atingiu mais metas.

Me conta aqui nos comentários quais as suas dificuldades de organização e produtividade pra eu te ajudar com mais dicas!

Beijos,

Isis

  • Daniella Pinheiro

    amei o blog e o post. era exatamente disso que estava precisando… então agora, vou seguir sua dica e fechar todas as abas e ir trabalhar! depois volto quando minha lista estiver toda riscada… hahaha bjus

    • Isis Castro

      hahahaha ameeeei! é isso ai, Dani. feliz que gostou do blog!

  • Eduarda Costa

    Adorei o post, já tinha procurado algo sobre o assunto em outros lugares, mas forma como você escreve deixa as coisas um pouco mais claras e mais simples!

  • Carol Louise

    Isis você é maravilhosa, suas dicas me ajudam muito, anotei essas 4 dicas em um lugar bem visível até eu pega essa rotina direitinho. Obrigada mesmo, que Deus te abençoe sempre. <3

  • Fernando Bretas Junior

    Muito legal! Parabéns!

  • Liedja Vasconcelos

    Amei o blog e, principalmente esse post. Estava precisando ler algo assim, até pra me incentivar a fazer essas listas de afazeres do outro dia e a partir de hoje, vou seguir a sua dica e me focar mais nos meus afazeres para ter um desempenho melhor na minha empresa.