Coisa de Fotógrafa
Qual é o melhor horário para fazer um ensaio externo

Qual é o melhor horário para fazer um ensaio externo?

foto de um

Uma dificuldade comum pra quem está começando na fotografia ou está migrando de nicho, passando a fazer mais sessões ao ar livre, é saber qual é o melhor horário para fazer um ensaio externo

Tem uns 7 anos que eu recebo exatamente esse tipo de dúvida no Instagram do Coisa de Fotógrafa. Aqui neste artigo, você vai encontrar as melhores recomendações para saber identificar os horários ideais pro seu ensaio externo e combinar isso certinho com a cliente, para que o resultado fique como você sonha.

Não deixe tudo pra hora da edição!

Muitos fotógrafos, principalmente aqueles que ainda não têm tanta experiência, não se importam muito com a hora do ensaio. Eles acreditam que a luz pode ser resolvida mais na edição do que na hora de fotografar. E é aí que começa o erro.

Pelo menos pra quem quer um estilo mais leve, como eu priorizo nas minhas fotos, o resultado depende completamente do momento da foto, das configurações da câmera, do local e da posição do cliente.

Assim como a fotografia não é só apertar botão, a edição sozinha também não salva uma pré-sessão e uma direção mal feita. Tem muuita coisa por trás da foto perfeita. Começando pelo horário do ensaio.

5 SINAIS QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR A SUA EDIÇÃO DE FOTOS

Afinal, qual é o melhor horário para fazer um ensaio externo?

A não ser que você esteja em um lugar fechado, com sombra ou coberto, toda foto deve ser feita, idealmente, quando a luz está mais suave: de manhã cedo e no fim da tarde.

Muitos clientes preferem a segunda opção, porque a gente precisa acordar de madrugada para conseguir aproveitar o melhor horário da manhã, que é por volta das 6 horas. À tarde, para pegar a luz perfeita, eu marco 1h antes do sol ir embora

Isso vai variar de acordo com o horário do nascer e pôr do sol do local. Eu moro no Rio de Janeiro e aqui o sol nasce uns 5 minutos antes das 6h e se põe entre 18h e 18h30. Muda de acordo com o dia e a estação do ano, mas essa é a média. 

Como meus ensaios duram em torno de 1 hora, eu sempre deixo uma margem de 1h30 mais ou menos de sessão, contando algum atraso, ambientação, troca de roupa, entre outras coisas.

Eu só fotografo ensaios externos com luz natural, então nem levo flash ou acessório para fotografia noturna. Pra pegar o melhor ângulo do sol à tarde, aqui no Rio eu marco o ensaio pra 16h, normalmente. Isso porque às 17:30 o céu já dá uma escurecida e eu preciso subir mais o ISO (coisa que não gosto muito de fazer).

O importante é você ver certinho como o sol se comporta. Principalmente quando pegar trabalhos em outra região, que pode ter essa dinâmica do sol diferente da sua cidade, onde você está mais acostumado. 

Benefícios de fotografar na golden hour

mãe segura sua filha no colo no alto. Ao fundo, está um pôr do sol bem dourado.

O que é a edição ou a melhor câmera perto da luz perfeita que a gente só consegue fotografando na melhor hora do sol? A Golden Hour geralmente acontece logo depois do sol nascer e 1 hora antes dele se pôr.

Nesses intervalos o sol está nos seus melhores ângulos, mais baixo e os raios não refletem diretamente na pessoa, deixando uma luz incrível no ambiente inteiro e um tom alaranjado e suave lindo na pele.

Quando perceber que chegou na golden hour, não economize clique! Aproveita o disparo contínuo da câmera se achar que vai ajudar.  

Como fotografar em dias nublados? 

Viu a previsão do tempo e quis desistir do ensaio que estava marcado? Não faça isso antes de saber que:

Nem sempre a remarcação é a única saída quando o tempo fecha. Fotos em tempo nublado também podem ser incríveis!

o casal está fazendo um tipo de ensaio fotográfico no centro do rio de janeiro. Elas estão caminhando e olhando uma para a outra.

Eu também sou fã dos ensaios com sol, mas nem tudo está perdido se isso não for um desejo específico da sua cliente ou não tiver bebês ou crianças, que são mais sensíveis à mudança de tempo. Muitas vezes eu mantive a sessão externa e deu super certo, mesmo em dia nublado. 

A luz em dias nublados é mais difusa por causa das nuvens. Então você terá menos sombras indesejáveis. Se o ensaio for à tarde, é só adiantar o horário, porque o tempo escurece mais rápido.

É interessante que você fotografe em diferentes ângulos e direções no início do ensaio, para testar qual luz te agrada mais. O céu também fica bonito nublado e, às vezes, até dramático. Mas você também precisa testar para encontrar ângulos que vão dar mais textura e não deixar só um cinza chapado no céu. 

Além disso, quem gosta da foto mais amareladinha, deve subir um pouco o Kelvin da câmera para garantir os tons mais quentes. Nesse vídeo eu mostro exatamente como faço nesses casos. 

E quando o único horário disponível para fotografar for ao meio-dia?

Ok, você já sabe qual é o melhor horário para fazer um ensaio externo. Mas e quando o único horário disponível da cliente para fotografar for ao meio-dia?

Como falamos até aqui, a qualidade da foto e o resultado dependem bastante do horário. Ao meio-dia a luz está forte e dura, evidenciando as sobras do nariz e dos olhos. Então, se a cliente só puder fotografar nesse horário, eu só tenho duas saídas:

1) Agendar para um dia em que ela possa no início ou no fim do dia.

2) Ou sugerir um ensaio interno. Em casa, em uma cafeteria, opções não faltam. 

Como eu tenho um estilo mais leve e não abro mão da luz natural, também não posso ter medo de “desagradar” a cliente, já que sei que o horário faz total diferença até mesmo para o que ela espera de resultado. Geralmente, as clientes entendem e encontramos algum jeitinho.

Quando você aprende a enxergar as possibilidades e extrair o melhor do seu equipamento, independente das circunstâncias, você passa segurança para sua cliente, que se sente mais confiante e à vontade pra contribuir com o resultado incrível que vocês desejam. 

Mostrando que sensibilidade supera equipamento, você melhora naturalmente a sua própria imagem como profissional e faz com que as pessoas desejem ser fotografadas por você, mesmo em condições que não concordem inicialmente. 

É exatamente isso que os alunos da Certificação MOVE aprendem a fazer em todas as fases e etapas da fotografia. Se você sente que ainda precisa melhorar nesses pontos, tanto na direção quanto na edição, clica aqui para conhecer o único (e provavelmente o último) curso que vai te preparar para isso.

Clique aqui e se inscreva na CERTIFICAÇÃO MOVE.

Isis Castro

Isis Castro

Fotógrafa lifestyle de famílias e criadora do Coisa de Fotógrafa. Minha missão agora é compartilhar todos o conhecimento que adquiri e o que eu gostaria de te aprendido lá no início, incluindo erros e aprendizados.

Você também pode gostar

Desde quando comecei a falar sobre fotografia na internet, essa é uma das principais dúvidas técnicas que eu recebo: “Como fotografar festa infantil?“ Por isso, eu reuni neste artigo as 7 principais recomendações que eu...

E aí, como começar na fotografia lifestyle? Você quer começar a implementar esse estilo mais natural nas suas fotos de trabalho, mas não sabe muito bem por onde começar, nem o que fazer exatamente pra...

Vocês tem amado esse assunto, pedido pra eu falar mais sobre ele, e pediram isso logo para a pessoa mais apaixonada pela fotografia lifestyle desse mundinho! ahaha Então, nesse artigo eu quero te ensinar 3...

Muita gente me pergunta quantas horas passar no orçamento pra cada tipo de evento, se eu tenho um padrão, se varia, como eu faço, se eu cobro por essas horas, como é e etc… Existem...

Quer viver de fotografia?

Receba estratégias e segredos de bastidores direto no seu e-mail

Ao usar seu e-mail para receber nossa newsletter você declara que concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Nossa newsletter