Tempo de cobertura em eventos | Coisa de Fotógrafa

Tempo de cobertura em eventos

Muita gente me pergunta quantas horas passar no orçamento pra cada tipo de evento, se eu tenho um padrão, se varia, como eu faço, se eu cobro por essas horas, como é e etc…

Existem inúmeros eventos que a gente pode fotografar: Casamentos, 15 anos, festas infantis, chás, batizados, e por aí vai…

Você sempre precisa basear seus orçamentos de acordo com o local, número de convidados, e também pelas horas que você vai trabalhar, sempre precisa saber o horário que você vai chegar e o horário que você sair do evento.

Eu vejo bastante gente se prejudicando porque só tem o compromisso do horário de chegada nos eventos, e aí fica até a hora que o cliente quiser, ou até a hora que o evento acabar, e isso é péssimo pra você como profissional, porque com certeza você vai acabar se prejudicando porque vai precificar errado se não pensar também em horas.

Então, sempre que você receber um pedido de orçamento, lembra de perguntar pro seu cliente qual o horário de início e término do evento dele, pra você passar o orçamento com uma quantidade de horas específica também.

Na maioria das cidades os eventos já tem uma quantidade de horas meio padrão.

Aqui no Rio por exemplo as festas infantis são praticamente todas de 4h. Já em outras cidades, eu já recebi bastante mensagem de gente que tá acostumado com 2, 3 horas só de festa infantil. Então, realmente varia e é importante que você tenha uma noção de como é aí na sua cidade.

Pra eventos maiores, existem mais variações também, como por exemplo em casamentos. Existe uma base também, mas pode variar para mais ou menos horas de acordo com o estilo de casamento, de acordo com o gosto dos noivos, então sempre pergunte a hora de término também como já falei.

Tempo de cobertura em eventos Coisa de Fotografa | Isis Castro

Casamentos

Acho que os mais comuns aqui no Rio são casamentos de 8, 10 horas, contando desde o making of dos noivos, até o fim da festa. Mas tem outros menores sem festa, somente uma recepção; outros maiores, com váárias horas extras de festa e tem casamento que dura o fim de semana todo!

Festas de 15 anos

Variam, e aqui no Rio elas costumam ter 5 horas de festa mais ou menos.
Festas infantis, como eu falei, normalmente aqui no Rio são 4 horas de festa, e por isso eu já tenho o meu orçamento baseado em 4 horas de festa..

E se tiver alguma hora a mais eu aumento o valor aumentando o equivalente a aquela hora, e se for a menos eu ajusto também porque vou trabalhar menos tempo.

Festas infantis

Eu sempre pergunto aos pais qual o horário que a festa irá começar e qual horário eles preferem que eu chegue. E 99% das vezes o meu horário de cobertura da festa infantil é desde o começo!

Assim eu consigo fotografar a decoração com calma, o espaço vazio, a criança sozinha, depois recebendo os primeiros convidados e tudo mais, e fico até o término, que é normalmente depois do parabéns da festa.

Chás de bebê e de panela

Tem menos padrão. Tem chás de 4h, e outros de 2h, tem batizado que é super rápido, outros que são com várias crianças e acabam demorando mais, então sempre varia de acordo com o cliente…

Tem gente que gosta de mais horas de evento, tem quem vá fazer algo menor, e nesses eventos nem sempre a gente precisa ficar até o final.

Normalmente, o cliente pode até fazer uma festa maior, ou um churrasco, mas esses eventos sem ser de aniversário eles costumam ser mais tranquilos e sem atrações como uma festa infantil, por exemplo. Então não necessita de tantas horas de cobertura, principalmente porque não tem parabéns.

O parabéns é que normalmente alonga as festas de aniversário. 

Costuma sempre ser bem no finalzinho da festa pra ninguém ir embora e pra encerrar aquela comemoração. Então é importante que você como fotógrafo fique também até o final pra pegar esse momento.

Já nesses outros eventos, como não é aniversário de ninguém, não tem esse parabéns no final, e nem atrações durante o evento. Só quando tem mesmo brincadeira de adivinhar presente, essas coisas… Mas na maioria acaba sendo importante fotografar decoração, o casal, a família e os amigos mais próximos, os convidados e um pouco da festa, e isso em 2, 3 horas normalmente dá super tranquilo!

A sacada aqui é, de novo, você sempre lembrar de perguntar para o cliente que horas vai começar e que horas vai terminar, e ter isso certinho por escrito no seu orçamento e também no seu contrato.

Batizado

Eu não costumo estipular horário para a cerimônia, porque cada celebração tem um jeito e um tempo, as vezes o batizado é do bebê sozinho, as vezes são vários bebês juntos, então demora um pouco mais…

Nesse caso o que eu faço é o seguinte: Eu envio as informações pra cobertura de toda a celebração do batizado, que aí se refere ao momento na igreja mesmo, independente de quanto tempo vai levar (porque não tem tempo certo), e caso a pessoa queira foto da recepção também uma segunda opção com 1 hora de cobertura no almoço, caso eles almocem juntos depois ou façam uma comemoração em outro local depois da missa.

Aí eu fotografo a decoração, a criança com os pais, os avós, padrinhos, e depois vou embora porque vai todo mundo comer, conversar, etc.

E eu sempre tenho escrito no meu orçamento quanto custa a hora extra também, caso a pessoa queira mais tempo de foto, ela sempre pode me contratar por mais tempo se quiser.

E agora?

É dessa forma que eu faço, e te recomendo fazer se funcionar assim pra você também. Ok?

Me conta aqui embaixo, nos comentários quais as suas dúvidas na hora de passar um orçamento pro cliente!

Beijos
-Isis

  • Oi Isis!

    Eu estou num ponto da carreira, fotografando já a bastante tempo e estou me perguntando se deveria registrar empresa, seguir como autônomo/freelance. Se teria alguma vantagem registrar/pagar os devidos impostos, ou não.. enfim, se puder dar uma luz ou caso já tenha algum vídeo falando sobre isso, não encontrei, mas agradeço desde já.

    Parabéns pelo seu trabalho!!!!