Preciso fazer faculdade de fotografia? | Coisa de Fotógrafa

Preciso fazer faculdade de fotografia?

E aí, você precisa fazer faculdade de fotografia? Vale a pena?

Eu recebo muuuitos e-mails perguntando sobre faculdade de fotografia. A maioria das pessoas não sabe disso, mas eu fiz faculdade! Eu fiz na Estácio, aqui do Rio de Janeiro.

E vou te contar um pouco sobre a minha faculdade: Achei a estrutura péssima do campus em todos os períodos, e sem previsão de melhoria, o que me desanimou desde o começo. Só as salas de computadores que tem uma estrutura melhor, mas o que importava pra mim eram as aulas em estúdio, as práticas com câmeras e equipamentos de luz, e isso foi bem fraco.

Fotografia exige muito estudo e eu não recomendo que você comece uma página no facebook enquanto não tiver um conhecimento sobre equipamento e seu estilo de fotografia um pouquinho definido.

No mínimo uma base, sabe?

Além disso te atrapalhar a focar no seu crescimento, você vai ficar publicando conteúdo que não vende, mostrando um trabalho mais ou menos pra quem vai começar a te acompanhar, e isso acaba te fazendo demorar mais pra chegar ao sucesso.

Antes de tudo precisamos pensar se é necessário fazer uma faculdade de fotografia, com tantos cursos bons e mais acessíveis.

Além de existir também a nossa prática, e tantas coisas que aprendemos sozinhas.

Me lembro de ficar irritada com gente no último período que não sabia algumas coisas bem básicas. Dava vontade de perguntar: onde você esteve esse tempo todo, kirido?

Então assim, da mesma forma que muita gente que estava na faculdade não sabia nada, tem gente que sem esse curso aprende muuuito mais, investe nos cursos certos, e mais importante de tudo: põe em prática.

Preciso fazer faculdade de fotografia? Coisa de Fotógrafa Isis Castro

A faculdade pode ter seus benefícios ou não.

Depende se você precisa deles.

Por exemplo, para ser um cinegrafista de grandes empresas, ou diretor de fotografia, você provavelmente vai precisar do diploma. Então é uma coisa a se pensar se você quer seguir nessa área.

Outros benefícios que a graduação trás são as oportunidades de estágio, e prioridade aos alunos. Como o Rock In Rio, na Estácio eles abrem várias vagas para alunos de fotografia, pra cobrir o evento. então muitos amigos de turma tiveram essa oportunidade e foram fotografar um grande evento, todos os dias, com credencial, e algumas de suas fotos foram publicadas depois.

Isso é o máximo! Quão difícil seria alcançar uma oportunidade dessa?

E pro pessoal da minha turma que conseguiu foi bem mais tranquilo. Outra oportunidade é se você quiser ser um pesquisador de fotografia, ou dar aulas de fotografia no futuro.

Masssss.. VOCÊ quer isso? Isso serve pra você?

É nisso que você precisa pensar antes de ir lá pagar o primeiro mês só porque gostou da grade do curso. É um compromisso de longo prazo e você vai se frustrar se tiver vontade de largar na metade.

É importante também escolher a instituição que você vai entrar, caso você queira mesmo fazer. Pois só algumas são só fotografia mesmo. Algumas são só um curso técnico, então não são consideradas como graduação, e outras são de Artes Visuais, que abordam a fotografia, mas envolvem outras áreas como pintura, desenho, etc.

A faculdade abrange muitas áreas da fotografia.

Nos primeiros períodos estudamos muito sobre a história da fotografia, conhecemos os pioneiros dessa arte, os grandes nomes da história, analisamos fotografias raras e comentamos sobre os enquadramentos, os pontos do impacto das fotos e falamos muito também sobre os equipamentos, lentes, câmeras, quais eram os primeiros formatos de câmeras analógicas e como tudo começou. No 2º semestre em diante a história da arte, estética e cores são muito abordadas. A fotografia analógica também compõe grande parte do curso e essa parte eu adorava! Passava horas no laboratório de revelação da faculdade ampliando os negativos e revelando alguns filmes de família.

Mas até então eu tava mais desanimada que empolgada, pra ser sincera. Talvez por eu já ter feito cursos básicos antes da faculdade, passar um período inteiro falando sobre o mesmo assunto que em 2 semanas nós abordamos a fundo em um curso me cansava um pouco. E é realmente assim!

Eu lembro de uma aula de photoshop que briguei com um professor e fui embora, porque ele já estava pela 3ª aula ensinando a MESMA técnica de correção, pra limpar espinhas, celulite, que tem vídeo tutorial no youtube que ensina em 5 minutos.

Eu acabava ficando irritada por nivelarem muito baixo um curso tão caro. E eu SEMPRE perguntava pra outras pessoas da turma se eu era maluca ou se eles também estavam achando fraco. A resposta era óbvia e tinha um pessoal bem insatisfeito.

Como nessa altura eu já estava do 2º pro 3º período, e são só 5, eu segui e continuei ao invés de trancar. (Já tinha perdido muitas horas no trânsito do rio pra largar a faculdade agora… ahahah)

Nos últimos períodos da faculdade de fotografia as matérias vão definindo mais.

Tinha uma matéria para cada estilo de fotografia: fotografia de paisagem, moda, publicidade, e isso me deu uma animada. Tava ansiosa por essas matérias desde o início do curso. Não foi maravilhoso não, mas foi bem melhor que os primeiros períodos.

Então, se você acha que vai necessitar do diploma da faculdade de fotografia pra começar ou que vai se beneficiar das oportunidades que as faculdades trazem, como permitir estágios e tudo mais, vá em frente, mas sem grandes expectativas pra não se frustrar, ok?

Eu realmente espero que você passe por uma experiência diferente da minha e que seja surpreendida com muitas coisas boas, se esse for o seu caminho.

Mas, se você já é formada em alguma coisa, não vai pra essas áreas que exigem o nosso diploma de fotografia ou não quer perder tempo com faculdade, eu acho que o investimento vale muuuito mais com workshops!

Ok?

Preciso fazer faculdade de fotografia? Coisa de Fotógrafa Isis Castro

Agora me diz sua opinião sobre a faculdade de fotografia?

Você precisa de uma? Sim ou não? Você vai fazer? Onde? E se você já fez, como foi sua experiência? Onde você fez?

Me diz aqui embaixo nos comentários, combinado?

Beijos
-Isis.