Orçamento de Fotografia: O que não pode faltar | Coisa de Fotógrafa

Orçamento de Fotografia: O que não pode faltar

Você aí pode estar com dúvidas sobre como montar seu orçamento de fotografia?

Quero te dar dicas importantes sobre o que não pode faltar na hora que você manda o orçamento pro cliente.

Não vou falar de preços porque é super relativo e seria assunto pra outro momento, mas vou falar do que precisa ser enviado pro seu cliente nesse momento que ele quer saber como você trabalha, o que é entregue e etc… e que muitas vezes a gente deixa umas coisitas passarem sem deixar tão claro pro cliente, e isso não é nada bom pra ele e nada profissional pra gente.

Primeira recomendação para seu orçamento:

Envie seu orçamento de fotografia em um arquivo PDF!

Na minha opinião o pdf só tem pontos positivos… No pdf você já manda todas as informações em um único arquivo, seu cliente sabe que ali tem tudo bonitinho sobre seu trabalho, depois você não fica igual um doido procurando o que foi combinado em mensagem de email, WhatsApp, página do Facebook, uma confusão danada…

Mande em um arquivo pdf pra evitar essa bagunça e também para padronizar o que você envia pra todos os clientes. Fora que, você ainda economiza tempo, porque com tudo escrito ali, é só anexar.

E nesse pdf, o que você coloca?

Na hora que você for montar o seu pdf, pode botar na ordem que você achar melhor, ok? Não tem regra.

Primeiro, eu gosto sempre de dar um “oi” pra pessoa que me pediu um orçamento contando rapidamente quem eu sou, porque eu faço o que eu faço. É um texto bem breve mesmo, não precisa ser textão, e essa parte é importante porque a gente tá sempre atrás da câmera, então a pessoa mal sabe quem é o humano que faz as fotos que ele tanto gostou.

Então é uma maneira da pessoa saber quem ele está contratando, e de criar uma conexão inicial ali também.

Depois vem as informações de como é o seu trabalho. Talvez você só fotografe no seu estúdio, nesse momento aqui você explica um pouco de como é a sessão, onde é feito, quanto tempo dura, como é a segurança do seu trabalho se você fizer por exemplo ensaios newborn… Para a pessoa conhecer e ficar ciente da sua forma de trabalho.

E essa parte também é muito útil pras pessoas que simplesmente estão pedindo orçamento mas não viram nada do seu trabalho, então as vezes a pessoa quer foto externa mas você só trabalha com estúdio… Logo ali ela vai ver que talvez não seja exatamente o que ela tá buscando, ou vai conhecer um outro estilo de ensaio que ela pode fazer, por exemplo.

Informações do que é contratado e por quanto é contratado.

Ou seja, preço, e aí se você tiver mais de uma opção, você vai colocar tudo organizado para não confundir o cliente. Vai dizer o que está incluso no seu orçamento de fotografia: Forma de entrega, quantas horas são contratadas, quantas fotos são entregues, qual o prazo de entrega…

Então supondo que seja uma festa infantil, você tem que informar que, pelo valor tal a pessoa tem x horas de cobertura, tantas fotos editadas, entregues em DVD, pendrive… no prazo de tantos dias….

Nesse momento você confere tudo certinho que você precisa dizer ao cliente, pra não ter problema depois, do cliente querer foto no dia seguinte, e seu prazo é de 20 dias úteis… Ou de ele achar que ia receber álbum, sendo que você informou que entregava em pendrive.

No PDF de orçamento organizado você sabe que estava tudo escrito lá bonitinho pro cliente.

Pacotes e informações de extras

Você pode colocar as informações e preços dos seus álbuns, seus pacotes de festa + ensaio, ou festa + ensaio e álbum de tal tamanho, com tantas páginas… Pode colocar valor de hora extra do seu trabalho, quem trabalha com venda por foto, tem que colocar o valor das fotos extras…

Forma de pagamento

Aqui você explica que opções ele tem pra pagar, se em dinheiro, cartão, cheque, boleto, em quantas vezes pode parcelar, se tem juros, se tem que pagar sinal, de quantos por cento…

Observações gerais

Aqui são coisas a mais tipo como é o agendamento da sessão, se tem alguma política em casos de remarcação do trabalho, e o que mais for necessário de informar e deixar acertado com seu cliente.

E também não deixe de colocar algumas fotos do seu trabalho no seu PDF, assim você deixa tudo ainda mais bonito, mais caprichado, e enquanto o cliente vê as informações, ele vê as suas fotos e se vê tendo aquelas fotos lindas também, e isso aumenta a percepção de valor que o seu trabalho tem! 🙂

Orcamento de Fotografia O que não pode faltar Coisa de Fotografa Isis Castro.png

Gostou?

Me conta aqui embaixo, nos comentários, o que você achou desse texto/vídeo e me como você cuida do seu orçamento de fotografia?

E se você tiver dúvidas sobre o seu orçamento, e sobre prazo, preço, álbum.. o que você tiver tendo dificuldade, me conta aqui embaixo também, combinado?

Beijo grande!
Isis.