Festa Infantil: Quanto Tempo de Cobertura? | Coisa de Fotógrafa

Festa Infantil: Quanto Tempo de Cobertura?

 

Muita gente me pergunta como cobrar por festa infantil, quanto tempo eu fico na festa, se passo quantidade de horas no orçamento ou se fico o evento inteiro, qual o tempo ideal pra ficar…

Eu cobro por hora. Não cobro por quantidade de foto.

Tem festa de 2h que é muito agitada e rende muita foto, e tem festa de 4h que é super devagar, o bebê dorme, é mais light, sem atrações, é mais o pessoal sentado conversando, você também não pode se arriscar mesmo que esteja acostumado com uma média de fotos por festa.

Isso pode te prejudicar muito e até te fazer perder cliente.

As vezes a mãe está planejando uma festa super cheia de coisas e você diz lá no orçamento que entrega em média 300 fotos.

300 fotos pra uma festa animada e cheia de detalhes e informações pode ser pouco ao olhar dessa mãe. E aí ela não vai fechar com você.

Ao mesmo tempo 300 fotos pode ser muita coisa pra uma festa que o bebê tá com sono, ou uma festa de poucas crianças que o pessoal ficou conversando sentado e tal… 300 fotos é muita coisa pra esse perfil de festa. Você pode se prejudicar se entregar menos que isso.

Como eu “descubro” quanto tempo vai ter na festa

É bem simples: eu pergunto.

No meu site na aba de formulário pra pedido de orçamento quando a pessoa seleciona evento, já aparece a abinha de horário e tem lá duas caixinhas pra preencher: horário de início e horário de término.

Simples! Todo mundo responde e eu mesma já calculo quantas horas de festa a pessoa vai ter.

E se a pessoa não falar comigo pelo site, é muito comum elas já escrevem “gostaria de orçamento pra 4h de festa, no dia tal….” E se ela não mandar eu pergunto.

Aqui no Rio de Janeiro, pelo menos, o normal das festas infantis é ter 4h. Então meu orçamento padrão é baseado em 4 horas de cobertura.

Mas, tem festa que passa de 4h e tem festa que é menos de 4h também.

O que eu faço nesses casos é me adaptar e dar opção pro cliente escolher.

Se forem 3h de festa eu mando o orçamento de 3h.

Se tiver 5h eu mando o orçamento de 4h e deixo lá escrito o meu preço de hora extra. Sempre tem escrito já e normalmente não precisa, mas nesse caso se o cliente quiser hora a mais, já tá la escrito pra ele, eu não espero ele me perguntar.

Porque provavelmente a festa de 5h ou mais vai ter esse tempo todo porque o pessoal é festeiro, gosta de ficar mais tempo, ou alugou um sítio e quer aproveitar ao máximo, ou porque a família veio de longe… enfim!

Tem algum motivo, mas não é necessário ter foto por 5h ou mais.

Então se a pessoa quiser mais horas, ela contrata hora extra que já está ali explicado para ela, ou ela vai entender que até 4h de evento tem que ter o parabéns e todas as outras coisas importantes de serem fotografadas.

Tenho visto muitos profissionais também colocando que o contrato é de 3 a 4 horas.

Assim, depois que passou o parabéns, que normalmente é na 3ª hora e meia de evento, eles perguntam se os pais querem foto com mais alguém e se não tiver já se despedem que estão indo e até tenho pensado em testar isso.

Porque realmente depois do parabéns maioria das festas o pessoal começa a ir embora, se despedir, pegar doce, lembrancinha, se for festa de 1 aninho bebê já ta cansado, enjoadinho ou até dormindo, se for de criança grande a criança já não tem aguenta mais.. não tem muito mais o que fotografar.

Então acho que essa opção aí de 3 a 4h pode ser uma boa.

Tenha o tempo de cobertura da festa infantil anotado no contrato!!!!

Eu falo muito de contrato em partes, eu sei, mas é sério! Vocês precisam fazer contrato, cara.

Contrato é tão simples e evita muitos problemas. Um bom contrato na sua fotografia te protege de tudo.

Sério.

Por favor.

Coloca lá no seu que a cobertura fotográfica terá duração de 4h iniciando às 13:00 do dia tal no lugar tal.

E se o cliente reclamar que você só vai cobrir 4h da festa dele e o parabéns só vai ser mais tarde?

PREÇO DE HORA EXTRA.

Ah… mas o parabéns vai ser só 18h…

“Olha, minha cobertura acaba as 16h. Você consegue adiantar o parabéns ou prefere as 2h extras? Por mim sem problema, o que ficar melhor pra você.”

Se você deixar lá escrito quanto é tua hora extra e que ele tem a opção de te contratar por mais tempo, você não vai cair nas furadas típicas.

Exemplo: “Ah… você não precisa fotografar não, pode ficar lá na festa aproveitando e fazendo hora até a hora do parabéns.”

Não caia nessa de poder ficar na festa esperando a hora que o cliente quer para o parabéns.

As pessoas acham que parabéns é pra ir embora e por isso o pessoal quer cantar parabéns nos últimos segundos da festa, mas não dá pra você usar seu tempo que podia estar voltando pra casa, mesmo que não tenha mais nada pra fazer, e ficar enrolando na festa.

Se valorize.

Se seu cliente quer que você fique na festa fazendo o que for, por mais tempo, é pra isso que existe hora extra.

Se você vai fotografar ou vai ficar sentado num canto sem fazer nada esperando dar a hora, não importa! O nome disso é HORA extra e não FOTO extra. Ela vai pagar a mais pelo seu tempo!

Hora ilimitada para festa?

Festa Infantil Quanto Tempo de Cobertura - Coisa de Fotografa Isis Castro

Não me venha com esse negócio de hora ilimitada pra festa. Por favor…

Você pode ser muito processado por isso.

Esse negócio de sítio e que o pessoal passa o dia lá porque alugou a diária e fez a festa lá é sério! Se você achar que acabou, mesmo que a pessoa te DIGA que você pode ir embora, tem muita gente doida por aí.

Pode chegar um tio 3 da manhã e você não tava lá pra fotografar. Se era ilimitado… Certo? 

E aí, pegou?

Espero que você tenha conseguido entender como funciona minha cobrança por horário e o porque de tanta rigidez com hora extra e essa definição do tempo das fotos. Beleza?

Comenta aqui embaixo se essa dica te ajudou, se você vai mudar sua forma de trabalhar, ou se você já faz isso..

Beijos
-Isis