Como voltar a ser criativo na sua fotografia | Coisa de Fotógrafa

Como voltar a ser criativo na sua fotografia

como-voltar-a-ser-criativo-na-fotografiaVocê já se sentiu sem criatividade, sem motivação para fotografar? Meu objetivo aqui com esse post é te ver com brilho nos olhos de novo, voltando a ser criativo na sua fotografia.

Eu criei a tag #CDFresponde com intuito de ajudar de forma mais direta e dinâmica, respondendo de acordo com meus pensamentos e com as situações que já passei. Mas, por muitas vezes, a pergunta me faz viajar e pensar em milhares de coisas, e uma das perguntas que me fez pensar foi a do João Egídio, que escreveu a seguinte mensagem:

Acredito que minha maior dificuldade é que eu não tenho conseguido sentir a fotografia, meio que entrei no automático. Lembro de me sentir conectado com uma cena, aquilo despertava em mim emoções, memórias e não tem sido assim. Talvez seja um ciclo down…

Você já se sentiu assim com seu trabalho? Você já se pegou meio aéreo, fazendo seu trabalho no piloto automático, fotografando sem a empolgação que costumava ter?

Acho importante conversar sobre isso porque é algo extremamente comum na nossa profissão (e com artistas em geral) e, por ser tão pouco falado, nós achamos que só acontece com a gente. Aí começa todo aquele ciclo de desmotivação para “voltar ao normal”.

Ao meu ver sempre vão existir momentos de oscilação na nossa criatividade. Isso pode não afetar os nossos clientes, porque continuamos fazendo o que apresentamos no nosso site, um trabalho bonito e consistente, mas, pra gente aquilo ali não é mais o suficiente e então passamos a achar nosso trabalho “ok”.

Esse momento de queda na nossa criação acontece porque com o aumento da demanda começamos a automatizar tudo o que podemos pra conseguir dar conta. O fluxo de trabalho exige que a gente faça tudo em menos tempo e o mais rápido que der, então a gente acaba mesmo criando um padrão, uma rotina de fotografar, um jeito que não tem erro, sabe? Isso acontece pela agilidade que precisamos ter (que acaba nos robotizando) e pelo conforto de fazer sempre um bom trabalho sem exigir tanto de nós mesmos (porque já temos todo o nosso cronograma do que precisa ser feito).

Mas uma hora isso se torna pouco, comum e aí queremos sair desse ciclo. Então, quero dividir com você o que dá certo comigo nessa hora de resetar o sistema!

Não tem muita ordem não, mas esse primeiro passo aqui da lista eu acho que tem ser o primeiro passo pra você (re)iniciar também.

como-voltar-a-ser-criativo-na-fotografia

Dê um tempo

Talvez você só precise de férias. Ou mesmo tirar só uns dias pra ficar off de tudo! Do trabalho, do lugar comum que te prende a uma rotina, das redes sociais… Passamos dias rolando um feed de notícias como se fossemos encontrar algo incrível e imperdível, e muitas vezes o que a gente precisa é parar de olhar. Ficar um pouco fora da rotina e do trabalho vai te deixar mais livre e dessa maneira sua cabeça simplesmente não precisa pensar em nada.

Na verdade você precisa ver o que é necessário pra você conseguir se ouvir. Pra que os outros passos sejam efetivos, acredito que esse deve ser posto em prática antes.

Renove seu portfólio

Volte ao início. Convide conhecidos (e desconhecidos também) para serem fotografados por você.

Sim, de graça, como lá no começo. Dessa forma você consegue ficar mais livre pra criar e ter novas ideias pro seu trabalho, por estar ali simplesmente pelo prazer de fotografar. Sem os compromissos que temos quando fotografamos clientes, que já tem uma expectativa com nosso trabalho e que pagaram por isso.

Descubra novas locações

Assim como a renovação do portfólio, descobrir novos lugares também abre nossa mente e nos motiva a criar novas coisas. Então, saia pra explorar!

Estude outras coisas

A gente fica meio alienado estudando só sobre fotografia, mas tem taaaanta coisa incrível que pode acrescentar no nosso trabalho! Tanto na parte da fotografia, como estudar cinema e pintura, quanto na nossa visão de negócios, estudando sobre marketing ou desenvolvimento pessoal e alta performance. Pode confiar no que estou falando. Isso vai te acrescentar muito!

Trabalhe de outro lugar

Isso funciona demais comigo e é tão simples! Sair de onde estamos acostumados a trabalhar nos faz também produzir de forma diferente, e isso pode te dar um gás que nem você espera. As vezes você não precisa nem fazer muita coisa ou ir trabalhar em algum lugar fora. Você pode simplesmente sentar com seu notebook em outro lugar da sua casa e conseguir produzir melhor.

Ótimo também para quando estamos com trabalho acumulado e estamos procrastinando por estar em casa. Ir para um lugar externo onde você tem foco total te deixa bem mais produtivo. Pode ser um café da sua cidade, uma Starbucks por exemplo, ou até mesmo um shopping naqueles ambientes com sofás.

Defina metas para as próximas semanas

A gente sempre pensa tão lá na frente… É importante sim fazer planos e saber onde quer chegar, mas vamos testar algo diferente? Defina 5 objetivos (ou quantos quiser) para conquistar nas próximas semanas ou meses. Dessa maneira, você consegue visualizar melhor o seu avanço e comemorar cada vitória em direção ao seu objetivo.

Um passo de cada vez. Pra motivar, pra trazer mais clareza para as nossas ações e para você realmente saber quando e o quanto está avançando.

Organize suas coisas

Pode parecer bobeira ou nada a ver com o assunto mas… experimenta colocar suas coisas em ordem e dar uma organizada na sua mesa de trabalho e até quem sabe no restante do cômodo ou seu quarto, para ver como você vai se sentir? Depois você me agradece hehe

Essas são algumas coisas que eu faço para ter motivação de volta, me sentir mais criativa e até mesmo mais disposta. E você, o que faz pra se inspirar e se sentir mais motivado e mais criativo? Me conta aqui nos comentários.

Se você preferir, algumas dessas dicas estão em vídeo aqui:

Beijos,
Isis